Paternidade que protege

Acontece

Ecologia evolutiva

O estado de conservação e as ameaças sofridas pelo ecossistema rupestre serão avaliados na 11ª edição do ciclo de palestras Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology, programado para o campus Pampulha de 27 a 30 deste mês.

Espaço de discussão sobre ecologia, ­genética, evolução e conservação da natureza, o evento promovido pelo Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade do ICB será realizado no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2).

A programação inclui mesas-redondas, palestras, sessão de pôsteres e exposição de painéis. As inscrições podem ser feitas no site do ciclo e pelo e-mail eugen.warming2017@gmail.com

Equalizar

Estão abertas, até domingo, 19 de novembro, as inscrições para o curso ­preparatório para o Enem 2018 do Projeto Equalizar. Podem se matricular estudantes das redes públicas municipal e estadual, com renda de até 1,5 salário mínimo. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, no período noturno, e aos sábados, pela manhã. Todas as informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.

O Equalizar é um projeto sem fins ­lucrativos que oferece cursos preparatórios para o Enem e ensino técnico a alunos das redes públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As aulas são ministradas por estudantes voluntários da UFMG e por profissionais sem vínculo com a Universidade. 

Computação no verão

Estão abertas, até 15 de dezembro, as inscrições para a 7ª Escola de Verão em Ciência da Computação, que o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação vai realizar, de 19 a 23 de fevereiro de 2018. A atividade é destinada a alunos de graduação e de mestrado, tendo em vista a disseminação de conhecimento, de inovação e de pesquisas acadêmicas de ponta. Nas palestras e nos cursos que compõem a programação, serão abordados temas como Algoritmos aproximativos: introdução e aplicação em genética, ­Algoritmos e finanças quantitativas: seleção de portfólios e gerenciamento de risco, Biometria: ­conceitos e desafios, Estatística para programadores e Computação e empreendedorismo social. Mais informações podem ser obtidas no site.

Um dos trabalhos do artista: misto de dor, frustração, fé e superação
Um dos trabalhos do artista: misto de dor, frustração, fé e superação Alessandro Ramos

Loucura

A exposição Traços do caminho, que estimula o público a olhar criticamente para o ­sofrimento mental, está aberta até 4 de dezembro, na cafeteria do Espaço do ­Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). As peças que integram a mostra são de autoria do mineiro Alessandro Ramos, que procurou na arte o remédio para superar seus sofrimentos mentais.

Suas telas expressam dor, ansiedade e frustrações, mas também fé, esperança, superação e perseverança. Elas mostram, segundo o artista, o olhar de quem esteve dentro de cativeiros mentais e encontrou a libertação.


Gastronomia

Acadêmicos e profissionais da área da saúde e correlatos podem se inscrever, até o dia 27 deste mês, no curso Empreendedorismo e alimentação, agendado para o dia 1º de dezembro, das 9h às 18h, na Faculdade de Farmácia. O ciclo de palestras, com carga de 8h, foi planejado com o intuito de promover atualização nos campos de inovação e empreendedorismo no ambiente da alimentação coletiva e da gastronomia.

As inscrições devem ser feitas pelo site

Poesia portuguesa

Trabalhos que tenham como objeto aspectos da poesia portuguesa podem ser submetidos, até 19 de dezembro, para apresentação no 2º Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, que será realizado nos dias 19 e 20 de abril de 2018, na UFMG, e no dia 29 de maio, na Universidade Federal Fluminense (UFF). As inscrições devem ser feitas pelo site. 

Segundo os organizadores, o objetivo do colóquio, que reunirá pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros, é “apresentar um panorama alargado da poesia portuguesa, pensando-a como lugar de convergência e de dissonância de algumas linhas de força que a consolidam como um dos mais vigorosos e inventivos discursos da lírica europeia”. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG, em parceria com o Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF. 


Saúde e empoderamento 

Metade dos óbitos maternos registrados no Brasil em 2012 e 2013 foi de mulheres pardas, como mostram dados da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Esse grupo populacional também apresentou maior taxa de hipertensão, diabetes e dislipidemia – colesterol anormalmente elevado ou gorduras no sangue. Questões de gênero, sexualidade e etnia no contexto da saúde serão discutidas, nos dias 18 e 25 deste mês, no auditório da Faculdade de Farmácia, no 1º Fórum sobre saúde, gênero e empoderamento.

O evento é promovido por estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de farmácia e biomedicina. A intenção é abordar a saúde da mulher, considerando temas convergentes como maternidade e aborto, etnia e raça. “O racismo e a discriminação afetam a saúde dessas mulheres e seu acolhimento e cuidado nos serviços de saúde”, explica Nathália Pacífico de Carvalho, estudante de pós-graduação em Farmácia.