Nova promessa de um velho remédio

Mulheres na ciência
Estudantes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) estão organizando o 1º Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG, marcado para 27 a 31 de agosto, no CAD1, campus Pampulha. O objetivo é incentivar mais mulheres a seguirem a carreira acadêmica e promover discussão sobre as diferentes manifestações de desigualdade de gênero na academia e sobre como superar essas barreiras.

Ao longo do evento, serão apresentados 40 trabalhos científicos produzidos por cientistas mulheres de diversas áreas de conhecimento. Cinco mesas-redondas abordarão histórico de mulheres apagadas na ciência, maternidade na carreira acadêmica, machismo sistêmico nas ciências exatas, mulheres negras na ciência e visão geral do machismo na ciência. Estão ­confirmadas as presenças de ­Marcia ­Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS), ­Raquel Minardi (DCC/UFMG), Silvia Helena Paixão Alencar (Física/UFMG) e Adaíses Maciel (ICB/UFMG), entre outras cientistas.

As inscrições, gratuitas, serão iniciadas em 15 de julho. Mais informações estão no site.

Gestão em saúde
Política, planejamento e avaliação em saúde, trabalho e gestão participativa, tecnologias gerenciais, gestão do risco e segurança do paciente são alguns dos temas do Congresso de Gestão de Serviços de Saúde, que celebrará os 30 anos do SUS e será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, no campus Saúde da UFMG. O evento vai proporcionar ambiente de interlocução para profissionais envolvidos na produção e aplicação das práticas de gestão.

A programação inclui conferências, ­algumas com participação de convidados estrangeiros, palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e atividades científicas e culturais. As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto no site da Fundep.

Docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais da área poderão inscrever trabalhos, gratuitamente, até 30 de julho, no site do evento. As ­informações sobre eixos temáticos, forma de apresentação e critérios de avaliação estão disponíveis no edital.

Férias com conhecimento
O Espaço do Conhecimento UFMG preparou programação especial de férias que vai revelar curiosidades sobre o mundo e como os seres humanos desvendam seus mistérios. De 10 a 29 de julho, o museu abrigará oficinas sobre astronomia, brincadeiras, percursos pelas exposições e contação de histórias.

Atividade no Espaço do Conhecimento: programação diversificada de 10 a 29 de julho Arquivo Espaço do Conhecimento UFMG

Na primeira semana das #FériasNoMuseu, as crianças vão aprender a construir um modelo tridimensional da constelação Cruzeiro do Sul na atividade Constelação 3D, marcada para quinta-feira, 12, às 14h. No sábado, 14, Teatro dos Planetas convida os pequenos a usarem o próprio corpo para representar os planetas do Sistema Solar. No mesmo dia, os adolescentes serão convocados para o Monstrolab: crie seu monstro! Cada jovem dará vida a um personagem em uma história divertida.

O Espaço também exibe projeções diárias no Planetário, com ingressos a R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Todas as outras atividades são gratuitas. A programação completa de férias está disponível na página do museu.

Convivência na Face
A Faculdade de Ciências Econômicas (Face) inaugurou o Espaço Oficina do Joarez, ambiente de convivência dedicado aos servidores técnico-administrativos em atividade e aposentados. Na sala, funciona a antiga oficina de carpintaria do servidor Joarez de Souza, que estava fechada desde a sua aposentadoria em 2016.

Sofás, televisão, computadores e uma pequena biblioteca compõem o ambiente, que também preserva o trabalho do carpinteiro: ao lado da entrada, uma escrivaninha de madeira e ferramentas relembram o antigo uso da sala.

O espaço foi idealizado pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA), organização criada pelos servidores da Face há duas décadas para articular suas demandas. Um dos objetivos é trazer os servidores aposentados de volta à unidade.

Espanhol acadêmico
As inscrições para o teste de nivelamento e classificação do curso Espanhol para Fins Acadêmicos (EFA) estão abertas até as 12 horas do dia 9 de agosto. Oferecidas como atividade de extensão gratuita, as formações terão início em 20 de agosto e serão ministradas pela Faculdade de Letras em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). As aulas serão às segundas e quartas, das 16h30 às 18h10.

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFMG que queiram se preparar para eventos internacionais e para o programa de intercâmbio Minas Mundi ou aprimorar seus conhecimentos em língua espanhola com foco acadêmico. Terão prioridade para fazer o teste de nivelamento e classificação os primeiros 120 inscritos. São 25 vagas para o curso.

Os interessados que fizeram o teste de nivelamento em 2017 e não chegaram a cursar devem se inscrever e enviar e-mail, até 9 de agosto, para proficiencia@dri.ufmg.br, solicitando que sua pontuação seja considerada. O exame está agendado para 13 de agosto, das 16h30 às 19h, em local a ser divulgado. As inscrições devem ser feitas em formulário específico. Leia o edital.