Precarização por algoritmos

Química faz bem
O Departamento de Química do ICEx vai realizar, no dia 13 de setembro, das 11h às 14h, o evento Química faz bem, na Praça de Serviços do campus Pampulha. A atividade de divulgação científica tem o objetivo de mostrar ao público resultados de pesquisas realizadas nessa área na Universidade.

Durante o evento, haverá exposição de 20 banners de estudos sobre os temas ­Química na cerveja, Química nos medicamentos, Química nas cenas de crime e Química no meio ambiente. Após a apresentação, os pesquisadores responderão a perguntas do público.

Mulheres na ciência
Continuam abertas as inscrições para o 1º Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG, que será realizado de 27 a 31 de agosto. Organizado por estudantes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o evento visa incentivar mais mulheres a seguir carreira acadêmica.

Quarenta trabalhos científicos produzidos por cientistas mulheres de diversas áreas do conhecimento serão apresentados ao longo do evento. As participantes também vão discutir as diferentes manifestações de desigualdade de gênero na academia e sugerir formas de superar essas barreiras. As inscrições, até o preenchimento das 200 vagas, devem ser feitas pela internet.

Seleção de obras originais
A Editora UFMG abriu edital para seleção de originais para publicação. Os trabalhos acadêmicos, que devem ser inscritos até 17 de setembro, podem ser de autoria individual, coautoria ou coletânea de textos organizados de todas as áreas. É imprescindível que os trabalhos sejam inéditos e estejam formatados no padrão livro.

O cadastro deve ser feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sala 408, bloco 3, do Centro de Atividades Didáticas de ­Ciências Humanas (CAD 2), ou pelos Correios. ­Informações detalhadas sobre a formatação e entrega das obras estão disponíveis no edital.

Livros em promoção
Até 31 de agosto, os livros da Editora UFMG serão comercializados com preços promocionais em seu site e nas livrarias físicas. É a tradicional promoção Volta às aulas, com descontos de 30% para a maioria dos volumes. Há livros com preços que partem de R$ 5.

Descontos são de 30% para a maioria dos volumes
Descontos são de 30% para a maioria dos volumes Foca Lisboa/UFMG

As livrarias UFMG estão localizadas na Praça de Serviços, campus Pampulha, e no Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, 700. Além de comercializar a produção editorial da UFMG, as duas unidades trabalham com títulos de diversos gêneros – obras científicas, de arte, ensaios, romances, poesia e literatura infantil – das mais importantes editoras do país (universitárias e comerciais). Mais informações estão disponíveis no site www.editoraufmg.com.br.

Enade
Graduandos que prestarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018 devem completar a segunda etapa de inscrição até 3 de setembro, no ambiente virtual do exame. O Enade é pré-requisito para os estudantes dos cursos selecionados que vão colar grau no primeiro semestre de 2019.

Nesta etapa, o discente deverá confirmar os dados inscritos pelo colegiado do seu ­curso. Para isso, deverá criar login e senha para ter acesso ao sistema. Poderá, ainda, solicitar atendimento especializado, auxílio de recursos na aplicação da prova e atendimento pelo nome social.

Participarão os estudantes concluintes dos cursos de Administração (campi Belo Horizonte e Montes Claros), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Gestão Pública, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Econômicas Internacionais e Turismo. A prova será aplicada em 25 de novembro. Mais informações estão disponíveis no edital.

Bolsas no Reino Unido
O programa de bolsas Chevening Awards, do governo do Reino Unido, recebe, até 6 de novembro, inscrição para seleção de bolsistas para o ano acadêmico de 2019/2020.

O projeto visa formar futuros líderes, influenciadores e tomadores de decisão por meio de desenvolvimento profissional e acadêmico e estabelecimento de rede mundial de contatos. A chamada para 2019 oferece mais de 1,5 mil bolsas, e os candidatos podem escolher entre mais de 12 mil cursos de mestrado ofertados nas 150 instituições britânicas participantes.

Em 35 anos de existência, o Chevening Awards contribuiu para a formação de cerca de 50 mil profissionais de destaque, como o atual presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado. De acordo com a apresentação do programa, o governo inglês incentiva a participação de pessoas com “ambição, potencial de liderança e sólida formação acadêmica”.

Para se inscrever, é preciso selecionar três cursos de mestrado de um ano de duração ofertados por universidades parceiras do programa. A inscrição nas universidades é de responsabilidade do aluno e deve ser feita antes do registro no Chevening Awards. Mais informações estão disponíveis no site do programa.