Ciência e igualdade

Acontece

UFMG nos rankings
Na edição 2018 do Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S.Paulo, divulgada em 1º de outubro, a UFMG aparece, pela quinta vez consecutiva, como a melhor instituição na dimensão ensino entre 196 universidades públicas e privadas. Na classificação geral, a UFMG subiu do quarto para o terceiro lugar e aparece bem posicionada nas outras quatro dimensões avaliadas: Mercado (2º lugar), Inovação (4º lugar), Internacionalização (6º) e Pesquisa (7º).

A UFMG é a melhor instituição de ensino superior federal e a terceira do país, de acordo com ranking mundial Times Higher Education (THE) 2019. Na classificação geral, que inclui mais de 1.250 universidades, a UFMG está posicionada na faixa 601-800, com outras três federais e uma confessional brasileiras – UFRJ, UFRGS, Unifesp e PUC-Rio. No item “Citações”, que compõe os critérios de avaliação, a UFMG está mais bem posicionada do que USP e Unicamp, que figuram, respectivamente, nas faixas 251-300 e 401-500 da classificação geral.

Apenas duas universidades brasileiras – USP e UFMG – são mencionadas em outro ranking, o Nature Index, que indica o Brasil como um dos países que ingressaram no mundo da ciência de alto impacto, juntamente com China, Áustria, Noruega, Irã e República Tcheca. Divulgado no dia 19 de setembro, o levantamento reúne dados relativos a citações em periódicos de alto impacto no período 2015-2017. 

Cursos subsequentes
Desde o início deste ano, o Colégio Técnico da UFMG (Coltec) oferece cursos técnicos subsequentes, que são formações profissionalizantes destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio. Antes, ofertava apenas cursos técnicos integrados ao ensino médio. 

O edital do processo seletivo para as turmas de 2019 dos cursos técnicos subsequentes foi lançado pela Copeve. O candidato conta com duas opções de formação – o curso de Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em programação de dispositivos móveis, e o de Biotecnologia, com ênfase em análises clínicas. 

As inscrições deverão ser feitas de 22 a 30 de novembro. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

Prêmio Capes 
Seis trabalhos defendidos na UFMG em 2017 serão premiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de ­Pessoal do Nível Superior (Capes). Quatro teses foram escolhidas as melhores em suas respectivas áreas de conhecimento, e outras duas mereceram menções honrosas do Prêmio Capes de Tese 2018.

Espécime de tamanduaí, objeto da pesquisa de Flávia Miranda, contemplada com menção honrosa
Espécime de tamanduaí, objeto da pesquisa de Flávia Miranda, contemplada com menção honrosa Acervo da pesquisa

Bruno Ricardo de Carvalho, do programa de pós-graduação em Física, Rodolfo Wanderson Lima Coutinho (Ciência da Computação), Daniel Reis Silva (Comunicação Social) e Juliana de Souza Barros (Demografia) foram selecionados para o prêmio principal, com outros 38 pesquisadores; Rubem Teixeira Ramos (Ciência da Informação) e Flávia Regina Miranda (­Zoologia) estão entre os 81 que receberão menções honrosas.

O pró-reitor de Pós-graduação, professor Fábio Alves, destaca a diversidade das áreas contempladas. “As escolhas da Capes refletem o caráter abrangente da excelência da UFMG, que atinge todos os campos do conhecimento”, afirma. 

Os prêmios serão entregues em solenidade no dia 13 de dezembro, em Brasília, quando também serão anunciados os vencedores das três grandes áreas do conhecimento (Grande Prêmio Capes de Tese).

Poemas e fotografias
Alunos da UFMG podem se inscrever, até 19 e 20 deste mês, respectivamente, nos concursos de fotografia e de apresentação oral de poemas inéditos. A iniciativa integra programação da Jornada Affonso Ávila – 90 anos, da Faculdade de Letras (Fale). O evento será realizado no próximo dia 24, das 9h às 16h30, no Auditório Bicalho da Fafich, campus Pampulha. A solenidade de premiação será realizada no mesmo local, às 18h. As fotografias premiadas passarão a fazer parte do Acervo Affonso Ávila, que integra o Acervo de Escritores Mineiros, sediado no prédio da Biblioteca Central. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail concursoaffonsoavila@gmail.com

Rastreamento de cardiopatias
O Provar+, projeto de rastreamento de cardiopatias na atenção primária por meio de ecocardiografia em centros de saúde, abrigado no Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, foi premiado como Melhor Tema Livre Oral (pesquisador sênior) durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado no fim de setembro, em Brasília.

Único do gênero no país, o projeto integra o Programa de Rastreamento de Valvopatia ­Reumática (Provar), fruto de colaboração da UFMG com o Children’s National Health System dos Estados Unidos. A iniciativa é financiada pela Edwards Lifesciences Foundation e pelo CNPq.

Os exames, que beneficiam populações de baixa renda, são realizados por agentes não médicos, que utilizam aparelhos portáteis e ultraportáteis. As imagens são transmitidas por telemedicina e analisadas por especialistas do Hospital das Clínicas e norte-americanos. O objetivo é fazer diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares. Desde 2017, foram realizados mais de 3.500 exames em adultos jovens e idosos de Montes Claros e Nova Lima.