Rankings em perspectiva

Ilustração científica
A Biblioteca Central, no campus Pampulha, abriga, até 29 de novembro, a ­exposição de ilustrações de espécies de fauna e flora brasileiras produzidas por alunos do curso de extensão em Aquarela Botânica.

O curso é ofertado pelo ICB e visa capacitar o aluno a produzir ilustrações científicas à base de aquarela, grafite e nanquim. A mostra reúne trabalhos de 15 expositores orientados pelo professor Marcus Antônio Ferreira.

Ferreira explica que o trabalho é feito por meio da observação minuciosa e aprofundada das espécies estudadas e alcança um nível de detalhamento maior do que aquele obtido por meio de fotografias. Produzidas ao longo do curso, as representações iconográficas da flora são utilizadas por pesquisadores da área em publicações científicas e estudos acadêmicos e auxiliam na documentação de espécies em extinção. A mostra ocupa o saguão da Biblioteca Central e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Biblioteca 24 horas
A Face comemorou, no último dia 8, 10 anos do projeto Biblioteca 24 horas, que instaurou o funcionamento ininterrupto do espaço para estudos, consulta ao acervo e autoatendimento de empréstimo. A unidade é uma das poucas, no país, a funcionar nesse regime.

Esse modelo foi idealizado na gestão do então diretor Clélio Campolina, que se inspirou no padrão das bibliotecas europeias. No regime 24 horas, a unidade fica aberta de segunda a quinta-feira, das 22h às 7h30, e de sexta, às 22h, até às 7h30 de segunda-feira, e o acesso se dá por meio de portaria específica. Os únicos dias do ano em que a biblioteca não abre são os feriados de Sexta-Feira da Paixão, Natal e Ano Novo.

Cerca de duas mil pessoas frequentam mensalmente a biblioteca da Face no regime 24 horas. A procura é maior nos fins de semestre ou em épocas de concursos, quando atrai público externo. Acesse o regulamento da biblioteca 24 horas.

Outubro rosa

Pixabay / CC0 Creative Commons

A Escola de Enfermagem está promovendo neste mês, conhecido como Outubro Rosa, atividades de prevenção do câncer de mama. No dia 23, a Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres (Laiccam) realiza, no campus Saúde, a Blitz da saúde, que visa repassar orientações e informações sobre hábitos saudáveis de prevenção contra o câncer e outras doenças, sobre a necessidade de conhecer o próprio corpo e a importância da técnica breast awareness (conscientização das mamas), que propicia a observação e detecção de possíveis alterações. Durante a atividade, os participantes também poderão aferir peso, altura e pressão arterial.

A campanha começou em 10 de outubro, o Dia D. Na oportunidade, alunos, servidores e outros frequentadores da Escola de Enfermagem usaram uma peça de roupa rosa em sinal de adesão à causa.

Mobilidade urbana
Experiências e intervenções relacionadas à mobilidade metropolitana serão abordadas, nos dias 9 e 10 de novembro, em evento na Escola de Arquitetura, em atividades simultâneas, incluindo apresentações de trabalhos, oficinas, palestras, debates, exposições e intervenções artísticas, selecionadas por edital.

O objetivo é reunir movimentos sociais, coletivos metropolitanos, pesquisadores, estudantes, técnicos, gestores públicos e demais interessados no tema da mobilidade, entendida como condição imprescindível para o acesso pleno à vida cotidiana da região metropolitana, à participação cidadã e ao direito à cidade. A programação do Fórum de Desenvolvimento Metropolitano RMBH: Mobilidade Urbana está disponível na internet.

30 horas
Até 31 de outubro, servidores técnico-administrativos, estudantes e professores poderão responder a questionário de avaliação da experiência com a jornada de 30 horas semanais para os técnico-administrativos da UFMG. Projeto piloto é realizado em setores da Universidade que atendem ao público também no período noturno.

questionário foi elaborado de forma a colher as impressões da comunidade universitária sobre a contribuição da medida para o acesso aos serviços. Relatório com base nos resultados da consulta será enviado ao Conselho Universitário, que deliberará sobre a adoção ou não da jornada especial em caráter permanente.

Direito e literatura
De 30 de outubro a 2 de novembro, participantes da sétima edição do Colóquio Internacional de Direito e Literatura farão uma análise das memórias, promessas e impasses que fazem parte da história do constitucionalismo brasileiro, com ênfase no período do constitucionalismo democrático. A abordagem terá a literatura como fio condutor. Tanto os seus pressupostos teóricos quanto as narrativas ficcionais inspiradas pela Constituição servirão de base para o estudo.

Com a temática Narrativas e desafios de uma constituição balzaquiana, em homenagem aos 30 anos da promulgação da Constituição de 1988, o Colóquio recebe inscrições até 20 de outubro. O evento, que será realizado no campus Pampulha, abrange diversos campos das ciências humanas. A programação está disponível na página do evento.