Horizontes menos planos

Domingo no campus

Toboágua na lona: atividade sugerida em 2018
Toboágua na lona: atividade sugerida em 2018 Júlia Duarte / UFMG

Servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da UFMG que desejarem promover, voluntariamente, atividades nas edições do Domingo no Campus em 2019 podem enviar propostas até as 16h de 22 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico.

As atividades selecionadas vão integrar a programação das quatro edições do evento neste ano: dias 7 de abril, 9 de junho e 22 de setembro, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e 19 de maio, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

As propostas podem contemplar práticas artísticas e culturais que não exijam palco e estrutura de equipamentos de amplificação, assim como atividades esportivas, recreativas e brincadeiras. Não haverá pagamento de cachês nem disponibilização de orçamento para produção. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.

Indicação de reitores
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou em seu portal, no último dia 23, nota sobre a nomeação dos reitores nas universidades federais do país. No texto, a entidade destaca “a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados em primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades”.

Ao lembrar que, nos próximos quatro anos, todas as universidades federais vivenciarão a renovação ou mudança de seus gestores, a nota destaca que “a democracia não é um simples meio, mas um valor universal. Como método mais legítimo de expressão da vontade coletiva, não pode ser descartada, necessitando, sim, ser sempre aprimorada”.

Ranking
A UFMG ascendeu 23 posições em ranking de universidades de países emergentes e se posiciona entre as seis principais instituições de ensino superior do país, segundo a edição 2019 do Times Higher Education (THE) Emerging Economies University Rankings . A classificação, divulgada no dia 15 de janeiro, avaliou 442 universidades de 43 países classificados como “emergentes avançados”, “emergentes secundários” ou “de fronteira”.

O grupo das seis brasileiras mais bem colocadas reúne a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a UFMG, que ficou na 127ª posição geral.

Em mensagem à UFMG, a editora do THE, Ellie Bothwell, elogiou o desempenho da Universidade em um cenário em que 17 das 36 instituições brasileiras, incluindo as duas mais bem colocadas, caíram de posição. “A ascensão da UFMG demonstra ser muito consistente em cada critério analisado, pois melhorou sua performance nos indicadores Citações, Pesquisa e Internacionalização, na comparação com 2018, e manteve-se estável em Ensino. Isso indica um cenário promissor para os anos que se avizinham”, analisou a editora.