Inclusão e alto rendimento

Revista UFMG
Foi prorrogado até 15 de março o prazo de submissão de artigos para a nova edição da Revista da UFMG, que abordará o tema Energia. Os textos devem atender às normas de publicação e ser enviados ao endereço eletrônico revistadaufmg@ufmg.br. Publicada semestralmente, a Revista UFMG aborda um mesmo tema sob a ótica das diferentes áreas do conhecimento e divulga resultados de pesquisas e produções artísticas. Todas as edições podem ser acessadas no site.

Estudos judaicos
A vida privada da comunidade judaica será abordada na edição de maio da revista Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, que recebe, até 30 de março, trabalhos sobre o tema. A intenção é reunir reflexões sobre textos presentes em diários, autobiografias e biografias, cartas, bilhetes, álbuns, mapas ou cadernos de culinária, textos reais, históricos e literários.

Interessados podem contribuir com transcrições comentadas, resenhas, contos, poemas, traduções, crônicas, fotografias e charges. De acordo com os organizadores, ao elucidar detalhes sobre a vida privada da comunidade judaica, o dossiê abordará estudos relacionados com arqueologia, concepção de coleção e de arquivo, relatos de mulheres, além de abordagens críticas sobre legibilidade, montagem, desmontagem e remontagem. Veja as normas editoriais.

Espanhol para fins acadêmicos
Estão abertas, até 8 de março, as inscrições para o curso de extensão Espanhol para Fins Acadêmicos, ofertado como atividade de extensão gratuita pela Faculdade de Letras, em parceria com o Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Para concorrer às vagas, estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG devem se inscrever no teste de nivelamento e classificação, por meio de formulário disponível na internet . As aulas ocorrerão às terças e quintas, das 14h às 15h40, a partir de 19 de março. Mais informações podem ser obtidas no edital.

Vida acadêmica

Estudantes caminham no campus Pampulha.
Estudantes caminham no campus Pampulha. Bruna Brandão | UFMG

A cada semestre, quando milhares de jovens ingressam UFMG, o lema da instituição – Incipit vita nova, ou em português, Inicia-se uma vida nova – reveste-se de atualidade. Com o intuito de favorecer a integração desses novos estudantes, a Universidade acaba de lançar, em seu portal, a seção Vida Acadêmica, que reúne informações básicas sobre os serviços e oportunidades oferecidos pela instituição. O guia é formado por 11 índices: Ações afirmativas, Apoio à permanência, Biblioteca, Carteira da UFMG, Direitos humanos, trote e nome social, Pró-reitorias, Rede de oportunidades, Saúde, Serviços da UFMG, Serviços de atenção ao aluno e Informações para segmentos.

Chamadas do IEAT
O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) está com chamadas abertas para a indicação de catedráticos e professores residentes e para apoio a grupos de pesquisa que desenvolvam trabalhos de impacto social numa perspectiva transdisciplinar.

O Programa de Cátedras recebe, até 29 de março, indicações de pesquisadores reconhecidos internacionalmente e de comprovada senioridade. A atuação do catedrático terá início no segundo semestre deste ano e se estenderá até o primeiro semestre de 2020. São ofertadas duas modalidades de cátedra: visitante e residente.

Até 11 de março, podem se candidatar a uma das seis vagas ofertadas pelo Programa Professor Residente docentes da UFMG eméritos ou aposentados que desenvolvem atividades como voluntários na Universidade.

As inscrições para o Programa Grupos de Pesquisa do IEAT encerram-se em 5 de abril. O objetivo é oferecer apoio a equipes já existentes ou que venham a se formar em torno da proposição de pesquisas transdisciplinares sobre questões de impacto social. Os grupos selecionados terão apoio por dois anos, com possibilidade de renovação por mais 12 meses. Mais informações podem ser obtidas nos respectivos editais, disponíveis na página do Instituto.

Selo OAB
A UFMG  recebeu, no último dia 30, em Brasília, o Selo de  Qualidade  OAB Reconhecimento, atribuído a instituições cujos estudantes de direito têm desempenho destacado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Ao todo, 162 instituições foram reconhecidas.

“A premiação comprova a qualidade do ensino de direito na UFMG, o que representa um contraponto em relação ao grande número de escolas existentes no país”, avalia a professora Mônica Sette Lopes, vice-diretora da Faculdade de Direito. O Brasil possui hoje cerca de 1.500 instituições de ensino no campo do direito. A premiação é trienal, e a UFMG foi contemplada em todas as suas seis edições.

De acordo com o secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, o Selo OAB Recomenda não tem o objetivo de criar um ranking entre as instituições de ensino superior do país, mas de evidenciar as faculdades com elevado padrão com base nos resultados obtidos por avaliações fidedignas como o Exame de Ordem Unificado e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.