Inclusão e alto rendimento

Assistência estudantil

Benefícios como moradia, alimentação subsidiada e saúde já podem ser solicitados pelos calouros

Candidatos selecionados na chamada regular da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com entrada no primeiro semestre letivo de 2019, podem preencher questionário socioeconômico no Portal da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) para solicitar sua inclusão nos programas de assistência estudantil da UFMG.

Uma vez preenchido o questionário, o candidato receberá e-mail com a lista específica de documentos, de acordo com as informações registradas. Toda a documentação solicitada deverá ser anexada, em formato PDF, no próprio portal da Fundação, na “área do aluno”.

A análise socioeconômica será iniciada tão logo a Fump receba os documentos solicitados. Assim, quanto antes for preenchido o questionário e encaminhada a documentação, mais rapidamente o processo será concluído.

A intenção da Fump é realizar as análises até o primeiro dia de aula, para que os estudantes obtenham sua classificação socioeconômica e tenham acesso imediato aos programas de alimentação (preço subsidiado nos restaurantes universitários) e saúde (médico, dentista e psicólogo).

A obtenção de uma vaga no Programa de Moradia Universitária e de auxílios financeiros não se dá de forma imediata. Para se tornar um residente, é necessário que o estudante se inscreva no Programa de Moradia e aguarde o processo seletivo, que deverá ocorrer no fim de março ou no início de abril, dependendo do número de vagas disponíveis.

Em relação aos auxílios financeiros, o estudante também deve participar do procedimento de manifestação de interesse, que, no primeiro semestre, será realizado em duas oportunidades, uma em março e a outra em abril.

Acesse o formulário eletrônico para pleitear os benefícios.