Genes dos Andes

Domingo de todos

Campus Pampulha volta a abrir suas portas para a comunidade da capital no próximo fim de semana

Atividades propostas por integrantes da comunidade universitária são a principal atração da agenda da 15ª edição do Domingo no Campus, projeto que promove a abertura dos campi da Universidade em Belo Horizonte e em Montes Claros para a realização de iniciativas culturais, recreativas e esportivas. As atividades, neste dia 7, ocorrerão das 9h às 13h, em diferentes espaços do campus Pampulha, como o Bosque da Escola de Música, o gramado da Reitoria e a Praça de Serviços.

O público verá novidades, como uma apresentação solo, de voz e violão, com repertório clássico consagrado em vozes femininas da MPB, e a reedição de atividades que fizeram sucesso em eventos anteriores, como o Território de experimentação com água, organizado pelo Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia).

Domingo no campus
Edição anterior do Domingo no campus Foca Lisboa | UFMG

Feira, música e brincadeiras

Das 9h às 12h, a Praça de Serviços receberá feira agroecológica, com pães, quitandas, bolos, lanches integrais e veganos, frutas, legumes e verduras cultivados sem agrotóxicos. No mesmo local, das 10h às 11h, Lorena Neve Barroca Werneck, estudante de Ciências Biológicas, vai apresentar o show Elas por ela: MPB

“Entre uma música e outra, vamos conversar com o público sobre a história dessas artistas, as letras e as interpretações e sobre a presença da mulher na música brasileira”, conta Lorena Werneck, que teve proposta aprovada pelos organizadores do evento. Na Praça, das 11h às 12h, serão apresentadas ainda as atividades Danças urbanas e saúde e o pocket show Trio Petronilho canta: o nordeste que habita em nós.

O Território de experimentação com água vai receber crianças com autismo para 'esquibunda', esguicho e bolhas de sabão. Ao mesmo tempo, ocorrerá o Piquenique literário, para leitura, apreciação e discussão de obras literárias.

Em torno da Reitoria, serão realizadas simultaneamente as atividades Bike Anjo, para pessoas que querem aprender a pedalar, oficina de crochê, tricô e tear de pregos, Integral Yoga Hatha, para crianças com idade a partir de 12 anos, oficina de origami, oficina Bateria inflacionária, com a charanga da Faculdade de Ciências Econômicas, e a Cicloficina de rua – manutenção de bicicleta e segurança de trânsito.

De acordo com os organizadores, as cicloficinas de rua são um espaço livre para quem usa ou gostaria de usar bicicleta. O intuito é tirar dúvidas e aprender a consertar freios não alinhados, pneus furados, problemas com marcha e corrente, além de entender melhor as formas de se portar de maneira segura no trânsito. O objetivo da atividade é incentivar o uso da bicicleta como meio diário de locomoção e consolidar uma comunidade ciclística independente na cidade.

No Bosque da Música, as atividades recreativas Tô de boa, tô no campus começam às 9h. Das 9h30 às 12h, o Território de experimentação com água vai receber crianças com autismo para esquibunda, esguicho e bolhas de sabão. Ao mesmo tempo, ocorrerá o Piquenique literário, para leitura, apreciação e discussão de obras literárias pré-selecionadas.

Conduzida pela estudante Daniele Francisco Martins do Nascimento, a roda de conversa vai abordar trechos de Cartas para minha mãe, da escritora cubana Teresa Cárdenas. “A obra aborda a vida de uma menina negra vítima de preconceito em Cuba e que perdeu a mãe”, antecipa Daniele. Segundo ela, a ideia é trazer para o público obras de escritoras da América Latina de grande relevância contemporânea “por suscitar discussões sobre temas como racismo, identidades, machismo, feminismos e brasilidade”.

Às 12h, no Bosque, o estudante de especialização da UFMG Eduardo de Morais Brum conduzirá a Animação pedagógica brincar e aprender, proposta dinâmica e interativa, com instrumentos musicais, desafios e trava-línguas. “Atuo nessa área há 20 anos como mobilizador social, professor do ensino fundamental, animador de festas infantis e palhaço profissional”, conta Eduardo Brum.

No campo da Assufemg, das 9h às 12h, será realizada a oficina de quadribol Dos livros para a vida real. O quadribol surgiu nas páginas da saga Harry Potter, da escritora britânica J. K. Rowling, e foi adaptado em 2005 para o mundo real por estudantes dos Estados Unidos. O Libertas Quadribol UFMG é uma iniciativa de alunos e ex-alunos que promovem a prática do esporte e incentivam a criação de novos times.

Domingo no campus
Domingo no campus terá sua primeira edição em 2019Foca Lisboa | UFMG

Seleção

O Domingo no Campus é resultado de iniciativa conjunta das pró-reitorias de Extensão (Proex), Administração (PRA) e Assuntos Estudantis (Prae), da Diretoria de Ação Cultural (DAC), da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do Centro de Comunicação (Cedecom). Evento que integra a agenda anual da Universidade, tem recebido a adesão de adultos e crianças, que participam das atividades ou aproveitam o ambiente para fazer piqueniques e passear com animais domésticos.

Neste ano, serão realizadas outras três edições: 9 de junho e 22 de setembro, na Pampulha, e 19 de maio, em Montes Claros. Os organizadores receberam 54 propostas de atividades submetidas por servidores docentes e técnico-administrativos e por estudantes da UFMG. Trinta e oito foram aprovadas.

Ana Rita Araújo / com colaboração da Assessoria de Comunicação da Proex