Gás novo para os laboratórios de graduação
UFMG investe recursos próprios para potencializar inovações no ensino
Há dois anos, foram lançadas novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de farmácia no Brasil, e um dos pilares da proposta é a aplicação das chamadas metodologias ativas de ensino, nas quais o estudante é protagonista de seu processo de aprendizagem. Para cumprir essa orientação, a Faculdade de Farmácia está implantando o seu Laboratório de Competências Clínicas (LabClinFar), com recursos do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg 2018).
O Paleg integra uma política orientada pelo princípio da flexibilização curricular, pelo respeito à diversidade das áreas, buscando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.
Essa demanda, segundo a professora Clarice Chemello, do Departamento de Farmácia Social, coordenadora do laboratório, surgiu da necessidade do farmacêutico ter sua atuação centrada em três eixos: pessoa, família e comunidade. “No laboratório, o estudante será estimulado a desenvolver todas as competências necessárias. Ele vai articular conhecimentos teóricos e técnicos, treinará suas habilidades e aprenderá a construir atitudes em sintonia com essas diretrizes”, afirma.
O LabClinFar é uma das estruturas que receberam recursos do Paleg para auxiliar a criação, a modernização ou a reestruturação de laboratórios de ensino na UFMG. “O apoio do Programa é essencial para a implantação do Laboratório, que, sem esse financiamento, levaríamos muito mais tempo para conseguir”, sustenta a professora.
Prioridade absoluta
Em 2018, a UFMG lançou edital que destinou pouco mais de R$ 2 milhões de recursos próprios para o programa, que beneficiou 17 das 20 unidades acadêmicas. Ao todo, 33 propostas foram apresentadas. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o Paleg é resultado de uma política que busca valorizar as atividades de graduação e atender a uma demanda da comunidade, refletindo, ainda, uma preocupação com uma formação sintonizada com as exigências do século 21.
“Mesmo com toda a dificuldade financeira que tem enfrentado, incluindo o recente bloqueio orçamentário, a Universidade não vai medir esforços para investir recursos naquilo que é essencial para que a Instituição cumpra sua missão. E a formação de nosso estudante de graduação é uma prioridade institucional absoluta”, destaca a reitora. Segundo ela, a UFMG manterá o apoio às propostas aprovadas no edital de 2018 e “está trabalhando ativamente para reverter o bloqueio orçamentário deste ano de forma a dar continuidade a essa importante ação”.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, o Paleg integra uma política orientada pelo princípio da flexibilização curricular, pelo respeito à diversidade das áreas, buscando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. “Selecionamos propostas com potencial para gerar inovações no ensino e com capacidade para atender estudantes de vários cursos”, afirma a pró-reitora. Um exemplo desse alcance é o Laboratório de Introdução à Computação (Laico), coordenado pelo ICEx, que deverá atender 20 formações – do curso de Física ao de Cinema de Animação e Artes Digitais.
Caso desejem, os laboratórios receberão suporte da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino na Graduação (GIZ). A diretora do órgão, Maria José Batista Pinto Flores, argumenta que as instalações físicas de um laboratório não garantem, por si mesmas, a apropriação significativa do conhecimento. “É necessário que o processo de ensino esteja articulado a uma proposta pedagógica capaz de dar sentido ao que se produz nesses ambientes”, defende a professora. “Por isso, a implementação do Paleg está sustentada em objetivos focados na ressignificação das relações de ensino-aprendizagem”, complementa a diretora.
Avaliados pela Câmara de Graduação, os projetos aprovados atendem ao menos dois dos seguintes propósitos: introduzir novas metodologias pedagógicas ou avanços tecnológicos no ensino de graduação; promover atividades didáticas que contribuam para a melhoria de indicadores como evasão, retenção, rendimento médio e tempo de integralização curricular; desenvolver projetos que integrem ensino, extensão e pesquisa; criar condições para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem-avaliação mais interativas e colaborativas; ampliar a oferta de atividades acadêmicas curriculares para os cursos de graduação com funcionamento no turno noturno.
Alcance
Os benefícios proporcionados pelo Paleg são destacados por professores que coordenaram as propostas enviadas à Pró-reitoria de Graduação. O professor Alexandre Uhlein conta que os recursos recebidos pelo Instituto de Geociências serão usados na compra de microscópios para estruturar o Laboratório de Petrografia Microscópica. “Atendemos estudantes de Geologia e poderemos receber também graduandos de Geografia e de Engenharia de Minas”, informa Uhlein, que é chefe do Departamento de Geologia.
No Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, os recursos serão empregados na reestruturação do Laboratório de Informática, que, segundo o professor Alcinei Místico, não estava suficientemente atualizado para oferecer suporte ao ensino. Sua estrutura é usada por turmas de várias disciplinas. “Apenas na minha disciplina [Estatística Experimental], 170 estudantes de graduação e pós-graduação utilizam laboratórios de informática neste semestre”, estima o professor do ICA.
A biblioteca-laboratório da Escola de Ciência da Informação (ECI), por sua vez, desenvolverá atividades didáticas para contribuir com o esforço de redução de indicadores como evasão, retenção e tempo de integralização curricular, explica a professora Ligia Moreira Dumont, coordenadora da proposta. O laboratório também planeja desenvolver projetos inovadores que integrem ensino, extensão e pesquisa, contribuindo para que as ações de extensão e pesquisa sejam incorporadas aos projetos pedagógicos como atividades complementares integralizadoras de créditos na graduação. Além dos estudantes de Biblioteconomia, o laboratório vai receber graduandos de Arquivologia e Museologia.
Propostas
Laboratórios de Ensino das Ciências Naturais
Unidade: Faculdade de Educação (FaE)
Cursos atendidos: Química, Física, Ciências Biológicas, Pedagogia, Formação Intercultural para Educadores Indígenas e Licenciatura em Educação do Campo
Laboratório de Informática
Unidade: Instituto de Ciências Agrárias (ICA)
Cursos atendidos: Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental e Administração
Laboratório de Microscopia
Unidade: Instituto de Geociências (IGC)
Cursos atendidos: Geologia, Engenharia de Minas e Geografia
Laboratório de Aula Prática de Biologia Molecular
Unidade: Escola de Veterinária
Cursos atendidos: Aquacultura e Medicina Veterinária
Laboratório de Competências Clínicas
Unidade: Faculdade de Farmácia
Curso atendido: Farmácia
Imagens Microscópicas ao Alcance de Todos (Imat)
Unidade: Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Cursos atendidos: Ciências Biológicas, Farmácia, Aquacultura, Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia, Medicina, Biomedicina, Nutrição, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia
Núcleo de Antropologia Visual
Unidade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)
Cursos atendidos: Ciências Sociais, Antropologia, Ciências Socioambientais, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda
Laboratórios de Ensino de Graduação do Departamento de Engenharia Elétrica
Unidade: Escola de Engenharia
Cursos atendidos: Engenharias: Elétrica, de Sistemas, de Controle e Automação, Aeroespacial e Química
Biblioteca-laboratório
Unidade: Escola de Ciência da Informação (ECI)
Cursos atendidos: Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia
Laboratório de Artes Gráficas (Grafo)
Unidade: Escola de Belas Artes (EBA)
Cursos atendidos: Artes Visuais, Design e Design de Moda
Laboratório de Introdução à Computação (Laico)
Unidade: Instituto de Ciências Exatas (ICEx)
Cursos atendidos: Física, Matemática, Ciências Atuariais, Estatística, Geologia, Matemática Computacional, Cinema de Animação e Artes Digitais, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Química e 10 engenharias: Aeroespacial, Civil, de Minas, Metalúrgica, Química, Ambiental, de Produção, Elétrica, de Sistemas e de Controle e Automação
Sistema radiográfico digital nas clínicas
Unidade: Faculdade de Odontologia
Curso atendido: Odontologia
Laboratórios de Experimentação, Prototipagem e Maquetes
Unidade: Escola de Arquitetura
Cursos atendidos: Design e Arquitetura e Urbanismo
Laboratório de Legislação e Políticas Públicas (Legislab)
Unidade: Faculdade de Direito
Cursos atendidos: Direito, Ciências do Estado e Gestão Pública
Laboratório de Edição
Unidade: Faculdade de Letras (Fale)
Curso atendido: Letras
Laboratórios de Planejamento e Gestão em Saúde (Laplange) e de Práticas de Enfermagem
Unidade: Escola de Enfermagem
Cursos atendidos: Gestão de Serviços de Saúde, Enfermagem e Nutrição
Saúde Digital para o Profissional de Saúde do Futuro
Unidade: Faculdade de Medicina
Cursos atendidos: Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia