De objeto a sujeito

Liderança jovem

O estudante de Medicina da UFMG Louison Mbombo foi incluído, pela União Europeia (UE), em lista dos 15 jovens líderes mais influentes do mundo em 2019. Ele vai participar do European Development Days, congresso que será realizado em 18 e 19 de junho, em Bruxelas, capital da Bélgica e sede da UE. Nele, serão discutidos os desafios impostos pelas desigualdades na saúde e na educação.

Louison, 23 anos, apresentará a experiência da ONG Solidariedade Na Mokili, fundada por ele em 2015, que já tratou 30 mil pessoas com malária na República Democrática do Congo e beneficiou mais de 10 milhões de pessoas.

O estudante foi escolhido entre 404 candidatos de 99 países para compartilhar suas habilidades, experiências e contribuições com chefes de Estado, diplomatas e acadêmicos, entre outros representantes.

Bacias hidrográficas

O resultado de dez anos de pesquisa no desenvolvimento de índices de qualidade ambiental de bacias hidrográficas está sistematizado no livro Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas, lançado no último dia 5. O livro é resultado da parceria firmada entre UFMG, Cemig, Universidade Federal de Lavras e PUC Minas

No volume, são descritas as conclusões dos trabalhos desenvolvidos pelas universidades em regiões de bacias hidrográficas nas quais a Cemig mantém atividades, assim como a influência desses diagnósticos para uma gestão mais sustentável. O livro está disponível no portal do Programa Peixe Vivo.

Comunicação não violenta

O doutorando em Direito Lucas Jerônimo da Silva, pesquisador do Programa de Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça (Recaj), da Faculdade de Direito, ministrará, no dia 18 de junho, a palestra Comunicação não violenta. Sua proposta é debater a aplicação desse conceito no cotidiano dos ambientes de trabalho.

Jerônimo concentrará sua fala nos quatro passos da comunicação não violenta, que visam aprimorar as relações interpessoais  do dia a dia. A palestra começa às 9h, no CAD 2, e é aberta a docentes e servidores técnico-administrativos efetivos da UFMG.

A atividade integra as ações do Plano Anual de Capacitação (PAC), desenvolvido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos e executado pela equipe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), do Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Parlamentares homenageados

Cerimônia reuniu deputados, dirigentes e coordenadores dos projetos na antessala de sessões Foca Lisboa | UFMG

Nove deputados federais da bancada mineira foram homenageados no último 3 pela UFMG por terem destinado recursos a projetos institucionais e acadêmicos. Eles designaram, em 2018, emendas individuais que totalizaram R$ 3,7 milhões, além de uma emenda de bancada de R$ 1,3 milhão. Os recursos foram incluídos no orçamento deste ano.

A homenagem foi realizada na antessala de sessões do prédio da Reitoria, e cada parlamentar recebeu uma placa de prata das mãos da reitora Sandra Regina Goulart Almeida. “Os recursos que recebemos das emendas foram imprescindíveis para a UFMG fechar o ano de 2018 sem nenhuma dívida”, disse a reitora.

Seis parlamentares participaram da cerimônia: Domingos Sávio (PSDB), Fábio Ramalho (PMDB), Reginaldo Lopes (PT), Jô Moraes (PCdoB), Margarida Salomão (PT) e Patrus Ananias (PT). Os deputados Adelmo Leão (PT), Saraiva Felipe (PMDB) e Eros Biodini (Pros) não puderam comparecer, mas também contribuíram com emendas.

Redução da superlotação no HC

Menos pacientes nos corredores. Esse é o cenário observado na unidade de urgência e emergência do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, que reduziu em 62% o indicador Nedcos (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência). O tempo de permanência do paciente internado no pronto-socorro foi reduzido em 19%, e a média de permanência dos leitos de retaguarda diminuiu 22,5%.

Esses números são resultado da adoção, nos últimos seis meses, da metodologia Lean, que busca reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. O HC é o 39º hospital brasileiro a empregar o método.

Carro adaptado

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) passou a oferecer serviço de transporte adaptado que atende exclusivamente pessoas com deficiência e que apresentam dificuldade de se locomover entre os prédios do campus Pampulha.

O veículo dispõe de elevador que transporta cadeiras de rodas e scooters. Segundo a diretora do NAI, Adriana Valladão, o serviço também pode ser solicitado por docentes que programem trabalhos de campo com seus alunos. Normalmente, essas viagens são realizadas em ônibus sem adaptação para pessoas com deficiência.

Para solicitar o carro, interessados devem entrar em contato com o NAI pelo telefone (31) 3409-3927.

A TV UFMG produziu um vídeo sobre a novidade. Assista:

Extensão Universitária

A UFMG vai sediar, em julho do próximo ano, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão. O anúncio foi feito durante o 45º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão, realizado na Universidade de Brasília (UnB), no fim de maio.

A Instituição e a Universidade Federal de Alfenas organizarão o evento, que pela primeira vez será promovido com suporte de uma rede de instituições de ensino superior. “Diante do cenário de cortes orçamentários e ataques às universidades públicas, a criação da rede foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade”, explica a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.