O despertar do Rio Doce

Memória sensível

A memória da comunidade de Bento Rodrigues, subdistrito atingido pelo rompimento da barragem do Fundão em 2015, tornou-se referência para compreender a ideia de crime ambiental no Brasil. Pesquisadores da Escola de Arquitetura da UFMG desenvolveram, ao longo de três anos, estudo que resultou em dossiê que contribuirá para o tombamento de Bento Rodrigues como sítio de memória sensível.

A iniciativa, coordenada pelo professor Leonardo Castriota, é baseada na ideia de que o valor de um patrimônio não deve estar vinculado apenas à sua materialidade e a situações felizes. É importante também preservar as memórias decorrentes de acontecimentos traumáticos. A produção do dossiê envolveu cerca de 30 pesquisadores – alunos de pós-graduação de diferentes cursos – e a população de Bento Rodrigues. O documento reúne mais de 400 páginas com fotos, depoimentos, dados e análises e foi entregue, em maio, ao Ministério Público de Minas Gerais.

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre o dossiê:

Escrita digital e alfabetização

Na terça-feira, 25 de junho, a série Ceale Debate vai receber a professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Mônica Daisy Vieira Araújo, que abordará o tema Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetização. A apresentação será das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues, da FaE.

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital, do Ceale, Mônica Araújo vai discutir os efeitos que a cultura escrita digital, por meio das diversas ferramentas, ambientes, gêneros e mídias, promove no processo de apropriação do sistema de escrita alfabético, com o objetivo de auxiliar professores a vislumbrar ações pedagógicas que contemplem seus usos em sala de aula de forma a envolver as crianças em práticas de leitura e escrita.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com e pelo telefone (31) 3409-5334.

O ipê-branco é uma das 50 espécies selecionadas
O ipê-branco é uma das 50 espécies selecionadas Reprodução

Árvores do museu

Espécies simbólicas da Mata Atlântica, como o pau-brasil, o ipê-branco, o mogno e a sapucaia, estão descritas no livro 50 árvores do Museu. A publicação integra as comemorações do cinquentenário do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG.

A obra foi concebida para contribuir com pesquisas em botânica, servir a consultas durante as visitas ao Museu e dar visibilidade à diversidade da instituição. O volume foi produzido em colaboração com o professor João Renato Stehmann, do Departamento de Botânica do ICB, e com a bolsista Thamyris Bragioni.

O MHNJB tem cerca de 500 espécies catalogadas. Para o livro, foram selecionadas as de mais fácil identificação. O volume reúne informações como características físicas, nome científico, curiosidades e as prováveis aplicações medicinais das espécies. A versão digital será disponibilizada gratuitamente no Portal do Museu.

Mobilidade nacional

Os alunos de graduação que participarão do programa de Mobilidade Acadêmica Nacional da Andifes ou Mobilidade Intercampi, no segundo semestre de 2019, podem se candidatar a bolsas. As inscrições serão efetuadas de 24 de junho a 5 de julho (até as 17h). As bolsas terão duração de um semestre letivo, e o valor equivale à soma do auxílio -manutenção e do auxílio-deslocamento.

O programa da Andifes possibilita que os estudantes das universidades públicas federais desenvolvam seus estudos em regime de intercâmbio. Os interessados devem escolher uma instituição entre as conveniadas, que também influenciam no processo de seleção dos estudantes. O Intercampi, por sua vez, dá oportunidade aos alunos do campus da UFMG em Montes Claros de estudar em Belo Horizonte, e vice-versa.

Outras informações estão disponíveis no edital e no site da Prograd. Também podem ser obtidas pelos telefones 3409-4438 e 3409-4565.

Mobilidade internacional

A UFMG abriu  processo seletivo para os Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional. O edital concentra oportunidades oferecidas pelos programas Minas Mundi, Escala Estudantil da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), Programa de Mobilidade Regional para Cursos Acreditados (Marca) e Santander Ibero-americana. Outras ofertas podem surgir com validade e abrangência para 2020.

As inscrições devem ser realizadas até 30 de junho no portal Minha UFMG (link Programas de Mobilidade Internacional da DRI – UFMG).

One-day conference

Os professores Robert Cowen, emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres (Inglaterra), e Thomas Popkewitz, da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), são os convidados do programa One-Day Conference, que será realizado no dia 26 de junho, na Faculdade de Educação.

Cowen, que também é pesquisador sênior da Universidade de Oxford, vai discutir a qualidade da educação na perspectiva da educação comparada, enfatizando os critérios para definição dos parâmetros de qualidade e as repercussões no cotidiano escolar. Popkewitz vai tratar da questão dos currículos, problematizando a influência do processo de ensino no contexto da escola.

As conferências serão em língua inglesa, com tradução. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site Gestrado da UFMG. Haverá emissão de certificados. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-6372.