Infraestrutura em perspectiva

Andifes sob nova direção

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu, no mês passado, sua nova diretoria-executiva para o biênio 2019-2020. O novo presidente é o professor João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o primeiro vice-presidente, Edward Madureira Brasil, da Universidade Federal de Goiás. “O nosso desafio é continuar à altura da defesa firme, dialogada e clara de um sistema de universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade, direito e patrimônio dos brasileiros. A educação pública é, em todos os sentidos, inegociável”, afirmou o novo presidente.

Fundos de pensão

O 2º Congresso Nacional de Fundos de Pensão e a Reforma da Previdência, promovido pelo curso de Ciências Atuariais da UFMG, será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas. Os temas das palestras incluem os desafios atuariais dos planos de saúde e da rentabilidade dos investimentos. Mais informações estão disponíveis no site.

Brasilidade

Pinturas, fotografias e instalações do artista Guilherme Rincon Amora estarão expostas de 5 a 23 de agosto, das 8h às 19h, no Espaço Arte-Educação da Faculdade de Educação da UFMG. No dia 13 de agosto, às 19h, o artista participa de bate-papo com os visitantes sobre suas obras, inspiradas na satírica arte de rua de Banksy. A exposição de Rincon constrói imagens que expressam sentimentos e comportamentos do cidadão brasileiro nas suas relações sociais e políticas.

Rincon é bacharel em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, cursa licenciatura e atua como professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico, sob orientação da professora Renata Amaral. Ele coordena o projeto de extensão Voos do Proemja, que busca desenvolver a formação dos sujeitos pelo viés da cultura e do lazer.

Economia mineira

A crise da mineração e as perspectivas econômicas, sociais e ambientais de Minas Gerais e do Brasil serão abordadas na 18ª edição do Seminário de Economia Mineira, que ocorrerá na Casa da Glória, em Diamantina, no período de  19 a 23 de agosto. As inscrições podem ser realizadas até 15 de gosto, no site, onde a programação também está disponível.

Os dias 19 e 20 serão dedicados a minicursos. A abertura oficial será no dia 21, às 9h, com a conferência Os desafios da Universidade em tempos regressivos, ministrada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e coordenada pelo diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, professor Hugo Cerqueira.

Passadiço da Casa da Glória, em Diamantina, sede do seminário
Passadiço da Casa da Glória, em Diamantina, sede do seminário Foca Lisboa | UFMG

Inteligência artificial

No próximo dia 12, o projeto UFMG Talks promoverá discussão sobre o tema Inteligência artificial: da ficção científica ao cotidiano, com os professores Nivio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação, e Eduardo Albuquerque, da Face. O evento ocorrerá no Teatro I do Centro Cultural do Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450), às 19h, com entrada gratuita, mediante distribuição de ingressos a partir das 18h.

Cada pesquisador fará  breve apresentação sobre a maneira como a inteligência artificial dialoga com a área de pesquisa em que atua, seguida de bate-papo com o público, que participa por meio de perguntas enviadas por aplicativo de mensagem. As conversas são disponibilizadas na íntegra, no canal da TV UFMG no Youtube e no site da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG.

Mulheres na ciência

O 2º Congresso de Mulheres nas Ciências (CMC) da UFMG será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), campus Pampulha, das 8h às 18h30. Inscrições podem ser feitas até 30 de agosto, no site do evento.

Mulheres cientistas vão apresentar seus trabalhos, em diversas áreas do conhecimento, e propor a criação de uma rede de colaboração. Entre os temas em pauta, estão a visibilidade feminina nas humanidades, o assédio no ambiente acadêmico, o papel das mulheres nas ciências exatas e a importância da divulgação científica.

Fachada digital

Até 18 de agosto, pesquisadores, professores, alunos e servidores técnico-administrativos podem se inscrever para a seleção de conteúdos produzidos sobre ciência, arte e cultura, para serem exibidos, em setembro, na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG, durante o mês de setembro.

O projeto Acontece UFMG pretende dar visibilidade à produção universitária das diversas áreas do conhecimento, por meio de vídeos, animações e emotion design, imagens estáticas, produções musicais, documentários e filmes de ficção. As inscrições podem ser realizadas individualmente ou por grupos de ensino, pesquisa e extensão. Os interessados devem preencher formulário disponível aqui.