Infraestrutura em perspectiva

O espírito de Minas

Livro do professor João Antonio de Paula entrelaça a evolução da UFMG e o desenvolvimento do estado

João Antonio: ligação afetiva e institucional
João Antonio: ligação afetiva e institucional Raphaella Dias | UFMG

Os caminhos de Minas e da UFMG se cruzaram em vários momentos nas últimas nove décadas. Uma cartografia histórica dessa interseção está descrita no livro A presença do espírito de Minas: a UFMG e o desenvolvimento de Minas Gerais (Editora UFMG), que será lançado nesta semana pelo professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Na obra, João Antonio, que é autor e organizador de mais de 20 livros, faz um resgate dos caminhos da Universidade desde o seu surgimento em Minas Gerais até os dias de hoje, passando pelo entrelaçamento com a construção do projeto republicano e da cidade de Belo Horizonte, pelo movimento modernista, pelas pesquisas em saúde e ações de sustentabilidade, pela expansão da Universidade, pelo aperfeiçoamento do seu projeto acadêmico e pelo planejamento e desenvolvimento de Minas. O livro reúne abrangente levantamento das contribuições oferecidas pela Universidade às mais diversas áreas no estado, ao mesmo tempo que a instituição se consolidava.

Boa parte do material utilizado na obra surgiu durante a pesquisa documental realizada para o livro Instituições de planejamento e de desenvolvimento de Minas Gerais: 55 anos do BDMG, 50 anos do Cedeplar, lançado em 2016. O volume traça um panorama das últimas cinco décadas do desenvolvimento do estado por meio das relações entre o Cedeplar, vinculado à Face, e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). João Antonio conta que a motivação imediata para o novo livro deu-se também no aniversário de 90 anos da UFMG, em 2017. “Vários presidentes do BDMG tiveram, de alguma maneira, vínculo com a Faculdade, seja como professores, seja como alunos. Então há uma ligação muito forte, que não era puramente casual. Era uma identidade de propósito, uma maneira de ver as coisas, de valorizar a ideia de planejamento, das estruturas econômicas e sociais que, em geral, podem ficar um pouco soterradas pelo modismo conjunturalista, de superfície, que acaba deixando de lado aquilo que importa”, diz o professor. Ele acrescenta que um traço característico da cultura do Cedeplar é a preocupação de analisar os problemas econômicos e sociais considerando o que eles têm de estruturante. “O livro de 2016 foi escrito com esse espírito. Durante o processo de elaboração, achei que valeria estender essa análise, pensando na Universidade integralmente. Diria que esse livro nasceu junto com o outro”, comenta João Antonio.

Outro elemento importante que contribuiu para a gestação do livro é a sua própria trajetória na UFMG, onde, em 1973, graduou-se em Ciências Econômicas. “Tenho uma longa história com a Universidade. E, nesse contato, a gente acaba sendo impregnado por certa cultura institucional, uma ligação que é afetiva e também profissional”, pontua.

Apesar de ter sido criada oficialmente em 1927 e federalizada em 1949, a primeira unidade – a Faculdade de Direito – data de 1892, já como desdobramento do advento da República. “A primeira constituição republicana (1891) possibilitou que as unidades federativas criassem universidades. E a Faculdade de Direito é resultado direto desse processo”, destaca. De acordo com ele, muitas lideranças republicanas foram professores, como João Pinheiro, um dos pioneiros do republicanismo em Minas e um dos fundadores da faculdade. Por outro lado, outro fundador, Afonso Pena, era monarquista. “Portanto, há essa relação ambígua na identidade mineira, esse aspecto multifacetado que encontramos na tradição e na modernidade que está presente na fisionomia mineira, seja na cultura, na política ou na economia. São esses aspectos que, ao longo do livro, tentei enfatizar”, conclui João Antonio de Paula.

O livro será lançado na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 19h, na Escola de Arquitetura da UFMG (Rua Paraíba, 697, Funcionários).

Livro: A presença do espírito de Minas: a UFMG e o desenvolvimento de Minas Gerais
Autor: João Antonio de Paula
Edição: Editora UFMG
295 páginas / R$ 29 (no site da editora, o livro está sendo vendido a R$ 20,30)