‘Vibranium’ da vida real

Coral da Engenharia

O Coral da Escola de Engenharia recebe inscrição para seleção de novos coristas. Eles não precisam ter vínculo com a UFMG nem experiência musical com canto ou coral. As audições ocorrerão nos dias 19 e 21 de agosto, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico

O Coral da Engenharia integra o programa de extensão Núcleo de Música Coral (NMC), que organiza mais de dez corais na UFMG. Os integrantes participam, gratuitamente, de aulas de percepção musical e de técnica vocal e realizam apresentações durante o ano.

Enade 2019

Estudantes concluintes de graduação devem completar cadastro iniciado pelo colegiado de seu respectivo curso, no ambiente virtual, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A participação no exame é obrigatória para conclusão do curso, colação de grau e obtenção do diploma. Devem se cadastrar alunos de bacharelado dos 24 cursos que serão avaliados nesta edição que tenham finalizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até o fim das inscrições da edição 2019, ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020. A prova será aplicada no dia 24 de novembro.

Interfaces

O volume 7 da Revista Interfaces, editada pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG, traz conteúdos que abordam tanto os desafios da curricularização da extensão universitária quanto relatos de experiências sobre a contribuição da extensão para diversas áreas, como o ensino da álgebra. E ainda traz o dossiê Saúde e educação básica, com  análises que contemplam desde a saúde de idosos institucionalizados até o uso da literatura de cordel na educação em saúde.

No editorial intitulado Presente-se, a editora-chefe, Natacha Rena, subverte o nome do projeto Future-se, do governo federal, para propor uma reflexão sobre o momento atual e o futuro da extensão, com base nas Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária, definidas em 2012.

Robôs autônomos

A UFMG promove, de 17 a 19 de setembro, a 6ª Competição de Robôs Autônomos (CoRA) e Mostra Nacional de Robótica, no hall da Escola de Engenharia, campus Pampulha. O evento recebe inscrições até 1º de setembro por meio do site da CoRa.

As equipes devem contar com, no máximo, três integrantes, que precisam estar matriculados em curso de graduação, ensino médio ou ensino técnico, conforme especificações do regulamento. Idealizada pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (Petee) da UFMG, a disputa tem o objetivo de incentivar alunos a aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula na construção de robôs autônomos seguidores de linha (line followers).

O desafio dos competidores é projetar robôs capazes de identificar e seguir uma linha branca em uma pista preta e de superar obstáculos no menor tempo possível. Por se tratar de uma competição de engenharia, a proposta busca incentivar o competidor a desenvolver seu protótipo do início ao fim, ou seja, a projetar o máximo possível de partes do robô.

Competição reúne protótipos autonômos seguidores de linha
Competição reúne protótipos autônomos seguidores de linha Lucas Braga | UFMG

Animais nos campi

A UFMG instituiu a Comissão Permanente de Política de Animais nos Campi, presidida pelo professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Luiz Carlos Villalta. A comissão será responsável por propor ações educativas e que coíbam maus-tratos e abandono de animais domésticos nos campi, bem como o manejo adequado das espécies silvestres. A Comissão atuará nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros. Assista ao vídeo da TV UFMG sobre o assunto:

Tipografia em exposição

A exposição Tipografias e tipógrafos, que reúne acervo com cronologias, mostruários de fontes tipográficas, inventários e fotografias da Universidade do Cauca, Colômbia, está aberta à visitação, até 5 de setembro, no Centro de Memória da Faculdade de Letras, no campus Pampulha.

A curadoria da mostra é da designer gráfica e professora Laura Judith Sandoval Sarmiento, do Departamento de Design da Universidade do Cauca, que também lidera o laboratório Entre Plomos, criado para experiência didática e de preservação da tipografia.

Arte estudantil

Estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para o Festival arte: em defesa da assistência estudantil da UFMG, que ocorrerá no dia 14 de setembro, das 10h às 18h, nas moradias universitárias Ouro Preto 3, em Belo Horizonte, e Cyro Versiani dos Anjos, em Montes Claros. Serão contempladas apresentações de música, teatro, dança, desenho, pintura, artesanato, audiovisual, culinária e outras. Os interessados devem se inscrever neste endereço. O Festival integra a programação comemorativa dos 90 anos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comunica@fump.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-8461.