‘Vibranium’ da vida real

Excelência em Velho Mundo

UFMG passa a fazer parte de rede formada por centros de alta qualificação em estudos europeus

A UFMG acaba de ser aprovada para receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema a União Europeia em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos.

“Faremos parte de uma rede que nos conectará com todos os demais centros de excelência Jean Monnet existentes no mundo”, salienta o professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG. “Receber esse centro é um reconhecimento da qualidade das pesquisas que desenvolvemos aqui na Universidade com foco na União Europeia, assim como do potencial que temos de avançarmos ainda mais nesse tipo de estudo e atividade”, destaca o diretor.

Segundo Aziz, colaborou para essa conquista o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelas duas cátedras Jean Monnet já instaladas na UFMG – uma sob a coordenação da professora Jamile Bergamaschine Mata Diz, do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito, e outra sob a liderança do professor Alexandre Mendes Cunha, do Departamento de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). “Sem dúvida, a conquista do Centro representa um reconhecimento da União Europeia relativamente aos resultados obtidos nesses dois projetos”, destaca Jamile, que coordena o Centro de Estudos Europeus da UFMG, vinculado à DRI.

Jamile explica que o Centro Jean Monnet deve ser instalado na Universidade entre outubro e novembro deste ano. “Trata-se de algo permanente, vitalício. De início, a União Europeia disponibiliza recursos para viabilizar, nos três primeiros anos, a instalação do Centro e o início de suas atividades. Em seguida, ele será mantido com recursos da própria Universidade”, informa a professora.

Bandeira União Européia
Bandeira da União Européia Dominio público

Supranacional

A diretora destaca a especificidade das atividades que serão desenvolvidas no projeto. “Os centros de excelência Jean Monnet propõem estudos cujo foco seja a União Europeia como organização supranacional e não estudos relativos a cada um dos estados-membros. O trabalho tem como eixo a ideia de desenvolvimento sustentável, em suas distintas concepções: o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a proteção ambiental e o bem-estar.”

O projeto se divide em quatro seções: uma dedicada a cursos e disciplinas; outra, à realização de eventos, seminários, workshops, mesas-redondas; a terceira, direcionada à publicação de livros, artigos e resultados de pesquisas; e a última destinada à criação de linhas de pesquisa ou à consolidação das linhas já existentes.

“Essas quatro seções conformam um macroespaço de disseminação de conhecimento sobre a União Europeia, com um plano de atividades previamente aprovado pela Comissão Europeia, sempre vinculado à temática do desenvolvimento sustentável”, explica Jamile Diz. Ela indica que, entre outros temas, o Centro deve fomentar o aprofundamento de estudos que tratem do recente acordo comercial firmado entre o Mercosul e o bloco europeu.

Ewerton Martins Ribeiro