‘Vibranium’ da vida real

Valores humanistas

Universidade reforça compromisso com os princípios da Carta das Nações Unidas

A UFMG é a nova integrante da United Nations Academic Impact (Unai), rede de instituições que, coordenada pela ONU, reitera o compromisso de seus membros com os valores humanistas estabelecidos na Carta das Nações Unidas.

De acordo com Aziz Tuffi Saliba, a incorporação da UFMG como membro da rede é um reconhecimento das ações que a Universidade realiza em consonância com os dez princípios que regem a Unai e, ao mesmo tempo, um referendo do “nosso compromisso com a realização desses propósitos”.

Focados nos maiores desafios da realidade contemporânea internacional, os dez princípios que regem a rede são: Compromisso com a Carta das Nações Unidas, Direitos Humanos, Oportunidades educacionais para todos, Oportunidades de ensino superior para todos os interessados, Capacitação dos sistemas de ensino superior, Cidadania global, Paz e resolução de conflitos, Enfrentamento da pobreza, Sustentabilidade e o “Desaprender” da intolerância.

A Carta das Nações Unidas foi assinada em 26 de junho de 1945, em São Francisco, nos EUA, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. O documento entrou em vigor em 24 de outubro daquele ano. “Ser reconhecida como uma universidade de valores humanistas comunica algo não apenas sobre quem somos, mas também sobre qual caminho queremos seguir. Ao mesmo tempo, é um convite para que aqueles que têm mentalidade semelhante à nossa se alinhem conosco”, conclui o diretor de Relações Internacionais.