Minas em crise

Capes Print UFMG

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) lançou quatro chamadas internas do programa Capes-Print UFMG, com foco em mobilidades, que serão realizadas de março a dezembro de 2020. A chamada Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) visa à concessão de bolsas de estágio em pesquisa de doutorado. A modalidade Professor Visitante Júnior/Sênior no Exterior (PV no exterior), por sua vez, tem foco em docentes em efetivo exercício na UFMG, que recebem bolsas para a realização de estudos avançados após o doutorado.

A chamada Professor Visitante do Exterior (PVE) tem o objetivo de selecionar pesquisadores de renome internacional, atuantes e residentes no exterior, para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais na UFMG. Por fim, a modalidade Pós-doutorado com Experiência no Exterior (PDEE) prevê que pesquisadores-doutores com experiência no exterior atuem nos programas de pós-graduação da UFMG, em todas as áreas do conhecimento.

As propostas devem ser apresentadas até 13 de setembro. Mais informações estão disponíveis na página do programa

Plantas medicinais

O módulo 2 do curso de extensão em plantas medicinais e fitoterápicos está com inscrições abertas até 29 de agosto. A atividade será ministrada nos dias 30 e 31 de agosto, na Faculdade de Farmácia da UFMG.

Nesta etapa da formação, os princípios de plantas medicinais e da fitoterapia serão focalizados em seus aspectos básicos: definição de fitoterapia, fitoterápicos e plantas medicinais, políticas públicas e legislação.

Também serão abordadas as principais classes de seus princípios ativos, sua farmacologia e toxicologia, produção de fitoterápico, formas farmacêuticas e controle de qualidade.

São ofertadas 50 vagas, cinco delas reservadas a bolsistas, com isenção total ou de 50% no valor do curso. As informações estão no site da Fundep.

Semana do Conhecimento

A Semana do Conhecimento da UFMG está com inscrições abertas para as nove mostras de trabalhos que integram sua programação. Estudantes e servidores técnico-administrativos vão expor trabalhos em diversas unidades da UFMG na 28ª edição do evento, que também compõe a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O tema Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável é inspirado na proposta conceitual da SNCT: Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Benigna Maria de Oliveira, as discussões sobre desenvolvimento sustentável integram uma pauta contemporânea ainda mais ampla: a Agenda 2030 da ONU, que tem como um dos seus objetivos a educação de qualidade.

Nesta edição, as tradicionais exposições de pôsteres da Semana de Graduação darão lugar a apresentações orais para bancas avaliativas. A abertura da Semana será integrada a uma edição do ciclo de conferências Tempos presentes, ainda sem confirmação de convidado. Outros destaques serão os eventos promovidos pela Diretoria de Assuntos Culturais e a Feira Agroecológica.

Identidade visual da 28ª Semana do Conhecimento da UFMG
Identidade visual da 28ª Semana do Conhecimento da UFMG Roger Sander | UFMG

Yogaterapia

A Faculdade de Medicina recebe, no dia 4 de setembro, a partir das 11h, um seminário de Yogaterapia. O evento contará com a presença do professor Sat Bir Sigh Khalsa, da Universidade de Harvard, um dos maiores estudiosos do mundo na área. Ele falará sobre Yogaterapia e estilo de vida. Aberto ao público, o seminário é realizado conjuntamente pelo Programa Terapias Complementares, da Faculdade de Medicina, pelo Projeto Kundalini Yoga: Estilo de Vida e Saúde Mental, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e pela Associação de Amigos do Kungalini Yoga (Abaky).

Parceria pela cultura

No último dia 12, a UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram acordo de cooperação que formaliza ampla parceria entre a Universidade e a administração da cidade na área de cultura. Um dos focos é a criação de mecanismos para que o conhecimento produzido no âmbito da UFMG possa ser mobilizado para aprimorar a gestão das ações da Prefeitura. O professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, lembra que a parceria abrange, inclusive, ações em curso, nascidas da proximidade que já existia entre Prefeitura e UFMG. “No Festival de Inverno deste ano, por exemplo, inserimos [parte da] nossa programação na Virada Cultural de Belo Horizonte. Na ocasião, também firmamos parcerias com quatro centros culturais da Prefeitura.

Refugiados

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promoverá, no dia 3 de setembro, às 11h15, a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais. O fotojornalista Showkat Shafi, do canal de notícias Al Jazeera, vai falar sobre as 100 faces dos refugiados Rohingya, no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas (CAD 2).

Na palestra, Shafi apresentará retratos de cem refugiados, com idades entre três e 95 anos, que integravam a leva de cerca de 730 mil rohingyas muçulmanos forçados pelo exército de Mianmar a fugir para Bangladesh. Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a apresentação será em inglês.