Minas em crise

Gestão cultural

Nova edição de fórum busca aprofundar debate sobre institucionalização e criação de pró-reitoria na área de cultura

De 19 a 22 de agosto, o Conservatório UFMG vai receber o Fórum UFMG de Cultura, cujo tema neste ano será Políticas e gestão cultural nas Instituições de Ensino Superior (IES). As palestras e mesas-redondas são abertas ao público mediante inscrição, que pode ser feita pelo site da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

“O Fórum é um movimento que foi iniciado em 2014, motivado pela ideia de constituir uma pró-reitoria de cultura na UFMG. Na época, fizemos uma série de reuniões e encontros abertos, criamos um comitê executivo e outro consultivo, formulamos um plano de cultura para a Universidade e o próprio projeto dessa pró-reitoria”, explica o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli. 

“O evento é retomado agora com o mesmo objetivo”, explica a professora Mônica Medeiros Ribeiro, diretora-adjunta. “Em alguma medida, ele responde ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG, estabelecido para o período 2018-2023. No PDI, está explicitada uma política cultural cujos objetivos integram a implementação de uma pró-reitoria de cultura na UFMG”, afirma.

“A institucionalização das políticas de cultura nas universidades é um processo em andamento em todo o país”, destaca Mencarelli. “Nesse sentido, teremos no Fórum a participação de pares de outras universidades que já avançaram na constituição ou implementação de políticas de cultura ou de pró-reitorias em suas próprias instituições”, completa Mônica. A ideia é compartilhar experiências e estabelecer discussões que possibilitem à UFMG consolidar todas essas ideias em uma proposta sólida e exequível.

Neste ano, as atividades do Fórum integram a programação do Encontro Internacional Arte, Cultura e Democracia no Século XXI, promovido pela Secretaria de Cultura de Belo Horizonte. As atividades do Encontro – que visa promover debates e reflexões sobre as políticas públicas na área da cultura, especialmente no âmbito municipal – serão realizadas no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal e no Viaduto Santa Teresa.

Conservatório UFMG abrigará as atividades do Fórum de Cultura
Conservatório UFMG abrigará as atividades do Fórum de Cultura Lucas Braga | UFMG

Programação

No dia 19, às 14h, Antonio Albino Canelas, pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrará a palestra Universidade, políticas e planos de cultura. Em seguida, às 16h, Robson Almeida, pró-reitor de Cultura e coordenador do processo de elaboração do Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), dará sequência ao programa de palestras falando sobre o tema Universidade cultural: institucionalizar a cultura nas IES a partir da política e da gestão cultural.

No dia 20, às 14h, Alexandre Molina, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Jonas Defante, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e Patrícia Silva Dorneles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participam da mesa-redonda Políticas e planos de cultura na universidade. No mesmo dia, à tarde, o evento estará fechado para uma reunião do grupo de trabalho do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior do Sudeste, que visa à formulação dos Planos de Desenvolvimento Institucional e Planos de Cultura das IES da região.

O objetivo do grupo é discutir o papel atual da cultura nas instituições de ensino superior, a ampliação do intercâmbio de experiências entre instituições e estratégias de fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico. 

O objetivo do grupo é discutir o papel atual da cultura nas instituições de ensino superior, a ampliação do intercâmbio de experiências entre instituições e estratégias de fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico. 

No último dia de evento, 22, quinta-feira, às 14h, Rubens Bayardo Garcia, diretor da carreira de especialização em gestão cultural e políticas culturais do Instituto de Altos Estudios Sociales (Idaes), da Universidade Nacional de San Martín (Unsam), da Argentina, ministrará a palestra Gestão cultural na universidade pública. Em seguida, o curador, ensaísta e professor Paulo Pires do Vale fará a conferência de encerramento do evento, na qual abordará o Plano Nacional das Artes de Portugal, do qual é comissário.

Ewerton Martins Ribeiro