As ameaças da carne

Inglês com engajamento

A coleção de livros didáticos de inglês Beyond words, da professora Elzimar Goettenauer de Marins-Costa, da Faculdade de Letras, será adotada nas escolas públicas a partir de 2020. Destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a coleção foi elaborada em parceria com os professores Luciana Maria Almeida de Freitas, da Universidade Federal Fluminense, e Rogério Neves, do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro.

Publicada pela Richmond Educação, a coleção Beyond words propõe o ensino da língua inglesa com base em textos organizados em gêneros discursivos, promovendo o engajamento do aluno, de forma a contribuir para sua formação cidadã.

O trabalho foi selecionado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que considera avaliações pedagógicas realizadas pelo MEC. A coleção, que será distribuída até 2023, é apresentada neste vídeo.

Sinergias com o governo de Minas

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, no último dia 20, a visita do vice-governador Paulo Brant. Eles conversaram sobre as parcerias em andamento entre a UFMG e o governo de Minas Gerais e as possibilidades de ampliá-las. “Apresentei os números da UFMG, seu desempenho, sua atuação e seu impacto sobre a economia mineira”, resumiu Sandra Goulart.

Paulo Brant elogiou o potencial da UFMG e sua capacidade de inovação, “que podem ser acoplados aos projetos de governo”. Ele lembrou que, embora financiada com recursos federais, a UFMG tem sua atuação concentrada no plano estadual. “Precisamos ampliar as sinergias e potencializar as existentes, por exemplo, na educação e na saúde. O Hospital Risoleta Neves [pertencente ao governo de Minas e administrado pela UFMG] é um reconhecido caso de sucesso”, exemplificou Brant.

Transição democrática

No dia 16 de setembro, às 19h, o professor António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, será o conferencista do ciclo Tempos presentes. Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários é o tema da exposição, que ocorrerá no auditório Luiz Baesse, da Fafich. Costa Pinto é doutor pelo Instituto Universitário Europeu e foi professor e pesquisador visitante nas Universidades de Stanford e Princeton (EUA), entre outras.

Convidado do programa Cátedras Fundep/IEAT, por indicação do professor Rodrigo Patto Sá Motta, da Fafich, Costa Pinto vai participar, em setembro, de outros dois eventos na UFMG. No dia 9, a partir das 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, fará nova conferência, desta vez sobre O legado da transição democrática. Ele vai abordar, em perspectiva comparada, as formas de justiça transicional que estiveram presentes nos processos de democratização, consideradas parte das “políticas do passado”.

No dia 12, Costa Pinto vai debater A guinada direitista no Brasil e no mundo, com a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade Federal de Santa Maria, e com os professores Carlos Ranulfo Melo, do Departamento de Ciência Política, e Rodrigo Patto, do Departamento de História. A mesa-redonda será no Auditório Nobre do CAD 1, a partir das 19h. Outras informações podem ser obtidas no site do IEAT.

António Costa Pinto
António Costa Pinto: ditaduras e regimes autoritáriosDivulgação

Democracia x Representação

O professor Andityas Soares de Moura Costa Matos, da Faculdade de Direito, lança, na próxima quarta, 28 de agosto, o livro Representação política contra democracia radical: uma arqueologia (a)teológica do poder separado (Fino Traço). Na obra, ele defende que democracia e representação política são incompatíveis e que a segunda é um entrave à primeira.

Para desconstruir o argumento de que a representação constitui a necessária mediação política que impede um poder totalitário que confundiria Estado e sociedade, o autor discute o complexo conceito filosófico de mediação, sustentando que a representação política não é uma estrutura mediacional; analisa o conceito de representação política em diferentes momentos históricos; desenvolve a ideia de democracia radical, capaz de lidar com a diferença sem reduzi-la à unidade hierárquica. Também apresenta os principais traços de uma “(a)teologia política democrático-radical”, calcada nas ideias de abertura, indeterminação, fraqueza, singularidade, inoperosidade e potência.

O lançamento do livro será no Agosto Butiquim (Rua Esmeralda, 298, Prado), a partir das 19h. Mais informações estão no site da editora.

Kids, teen e junior

Estão abertas, até 20 de setembro, as matrículas para os novos cursos de inglês destinados a crianças de 8 a 13 anos, oferecidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras. As aulas serão uma vez por semana, das 9h às 11h40, durante 13 semanas. A primeira será no dia 14 de setembro, no Centro Pedagógico da UFMG, campus Pampulha.

As aulas são ministradas por alunos da graduação em letras, selecionados para participarem do Programa de Formação de Professores da Universidade, sob supervisão dos docentes da Fale. Os cursos são Inglês Kids (8 e 9 anos), Inglês Teen (10 e 11 anos) e Inglês Junior (12 e 13).

Mais informações podem ser obtidas no site do Cenex e pelo telefone (31) 3409-7481.