As ameaças da carne

Aplicações da radiação

Projeto de alunas da Medicina que dissemina conhecimento entre jovens é premiado pela Associação Brasileira de Energia Nuclear

Para divulgar, em escolas e redes sociais, informações e conhecimento sobre a energia nuclear e sua aplicabilidade, uma graduanda e duas ex-alunas da Faculdade de Medicina desenvolveram o projeto Nucleotiza – Nuclear Conscientiza, que ganhou o prêmio Embaixadores Nucleares, promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben). Bárbara Gualberto Correa, do curso de Tecnologia em Radiologia, Laura Takahashi e Natália Taveira, mestrandas do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), propõem apresentar as aplicações e contribuições das tecnologias nucleares, em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio (ODM), da ONU.

A premiação será entregue durante a Conferência Internacional Nuclear do Atlântico, de 21 a 25 de outubro, em Santos (SP).

Em palestras para turmas de ensino médio, a equipe do Nucleotiza aborda a motivação para o envolvimento com a área, nas diversas possibilidades de profissões, bem como curiosidades sobre radiação. Para alunos do ensino fundamental, as “embaixadoras nucleares” oferecem explicações com linguagem mais acessível, com base em experimentos e dinâmicas, tiram dúvidas e ouvem dos jovens o que sabem acerca do tema.

Em vídeo de divulgação do projeto no Facebook, a equipe conta que os estudantes mostram-se curiosos e participativos durante as palestras, com dúvidas que abrangem desde a ficção científica e filmes de super-heróis até os acidentes nucleares e a produção de armas atômicas.

Bárbara, Laura e Natalia, do Nucleotiza
Bárbara, Laura e Natalia, do Nucleotiza Divulgação

Outras três pós-graduandas do CDTN, Patrícia Caetano, Joice Idehara e Daniele Fagundes, da equipe ProTecNu – Pró-Tecnologia Nuclear, ficaram com o terceiro lugar geral do prêmio Embaixadores Nucleares. Elas promoveram palestras, debates e workshops para alunos da graduação de nível técnico, sobre a aplicação de radiação ionizante no tratamento de alimentos, na esterilização de produtos médicos e laboratoriais, na modificação ou indução de cores em gemas e também como traçadores radioativos.