As ameaças da carne

Gestão de falhas

Ferramenta que auxilia a restaurar conexão de usuários à rede de energia vence premiação do setor elétrico

O projeto Gestor Integrado de Falhas, desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas, foi reconhecido como Projeto do Ano na última edição local do Cinase, evento itinerante que discute as principais técnicas e tecnologias do setor elétrico. O trabalho foi vencedor nas duas categorias do Prêmio OSE de Qualidade das Instalações Elétricas em que concorreu: Pesquisa & Desenvolvimento e OSE 2019. Na primeira, o projeto disputou com outros do mesmo tipo; na segunda, obteve a melhor nota entre todos os trabalhos submetidos nas cinco categorias da premiação.

O Gestor oferece uma ferramenta que auxilia os operadores de distribuição no processo de restauração da conexão de clientes após falhas na rede elétrica. Segundo o professor Eduardo Gontijo Carrano, do Departamento de Engenharia Elétrica, a ferramenta é consideravelmente mais abrangente que as abordagens conhecidas. “Ela identifica as manobras mais adequadas, a sequência correta (segura) de execução, os times que devem executar essas manobras e a forma como esses times devem ser roteados para minimizar seu tempo de deslocamento”, explica. Além de Carrano, a equipe responsável pelo projeto é formada pelos professores Felipe França Pinto, Lucas de Souza Batista, do Departamento de Energia Elétrica, e Ricardo Caldeira Takahashi, do Departamento de Matemática do ICEx.

Desenvolvido entre 2016 e 2019, com financiamento da Eletrobrás Rondônia e atendendo a edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto gerou publicação de dois artigos em periódicos internacionais Qualis A1 (em Engenharias IV) e dois trabalhos de doutorado; um deles, de Fillipe Goulart Mendes, selecionado para o Prêmio UFMG de Teses 2019 e indicado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica para o Prêmio Capes de Teses 2019.

A implementação da ferramenta foi feita em parceria com a empresa Concert Technologies. O Gestor se integra aos sistemas da concessionária de energia e a sistemas georreferenciados para realizar o trabalho. Além disso, é oferecida ao operador uma interface que auxilia no acompanhamento tanto da inspeção da rede quanto do processo de restauração.

Eduardo Carrano e Lucas Batista: ferramenta mais abrangente
Eduardo Carrano e Lucas Batista: ferramenta mais abrangente Divulgação

“A ferramenta deve ser útil não apenas na redução da pressão enfrentada pelos operadores, mas também na melhoria operacional e financeira que gera redução dos tempos de interrupção vivenciados pelos usuários, o que tem impacto direto nas multas pagas pela concessionária e na satisfação de seus clientes”, diz Carrano. Ele destacou ainda que premiações como essa mostram que “a integração universidade-empresa é, mais que factível, algo desejável, que pode ser muito saudável e frutífero para as duas partes”.

Maria Gabriela Lara