Gestão de falhas
Ferramenta que auxilia a restaurar conexão de usuários à rede de energia vence premiação do setor elétrico
O projeto Gestor Integrado de Falhas, desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas, foi reconhecido como Projeto do Ano na última edição local do Cinase, evento itinerante que discute as principais técnicas e tecnologias do setor elétrico. O trabalho foi vencedor nas duas categorias do Prêmio OSE de Qualidade das Instalações Elétricas em que concorreu: Pesquisa & Desenvolvimento e OSE 2019. Na primeira, o projeto disputou com outros do mesmo tipo; na segunda, obteve a melhor nota entre todos os trabalhos submetidos nas cinco categorias da premiação.
O Gestor oferece uma ferramenta que auxilia os operadores de distribuição no processo de restauração da conexão de clientes após falhas na rede elétrica. Segundo o professor Eduardo Gontijo Carrano, do Departamento de Engenharia Elétrica, a ferramenta é consideravelmente mais abrangente que as abordagens conhecidas. “Ela identifica as manobras mais adequadas, a sequência correta (segura) de execução, os times que devem executar essas manobras e a forma como esses times devem ser roteados para minimizar seu tempo de deslocamento”, explica. Além de Carrano, a equipe responsável pelo projeto é formada pelos professores Felipe França Pinto, Lucas de Souza Batista, do Departamento de Energia Elétrica, e Ricardo Caldeira Takahashi, do Departamento de Matemática do ICEx.
Desenvolvido entre 2016 e 2019, com financiamento da Eletrobrás Rondônia e atendendo a edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto gerou publicação de dois artigos em periódicos internacionais Qualis A1 (em Engenharias IV) e dois trabalhos de doutorado; um deles, de Fillipe Goulart Mendes, selecionado para o Prêmio UFMG de Teses 2019 e indicado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica para o Prêmio Capes de Teses 2019.
A implementação da ferramenta foi feita em parceria com a empresa Concert Technologies. O Gestor se integra aos sistemas da concessionária de energia e a sistemas georreferenciados para realizar o trabalho. Além disso, é oferecida ao operador uma interface que auxilia no acompanhamento tanto da inspeção da rede quanto do processo de restauração.
![Divulgação Eduardo Carrano e Lucas Batista: ferramenta mais abrangente](https://ufmg.br/thumbor/-FBjuQdlV7SLcUEdyW5HpfpGkkw=/0x0:713x476/712x474/https://ufmg.br/storage/3/4/8/1/348168a03099997b0c358b33df412d5b_156648959959_895084902.jpg)
“A ferramenta deve ser útil não apenas na redução da pressão enfrentada pelos operadores, mas também na melhoria operacional e financeira que gera redução dos tempos de interrupção vivenciados pelos usuários, o que tem impacto direto nas multas pagas pela concessionária e na satisfação de seus clientes”, diz Carrano. Ele destacou ainda que premiações como essa mostram que “a integração universidade-empresa é, mais que factível, algo desejável, que pode ser muito saudável e frutífero para as duas partes”.