Polarização no Youtube

Visitas à UFMG jovem

Escolas e grupos interessados em visitar a 20ª UFMG Jovem devem realizar agendamento por meio de formulário específico. Com o tema Biodiversidade, tecnologia e arte, o evento ocupará, nos dias 19 e 20 de setembro, o hall do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), no campus Pampulha.

Realizada anualmente desde 1999, a UFMG Jovem é uma feira sobre ciências e tecnologia da educação básica e dos cursos de licenciatura de Minas Gerais. O objetivo é abrir espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas de todo o estado.

Foto e texto

A oitava edição dos concursos de contos e poemas e de fotografia da Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP/UFMG) já recebe inscrições. Os fotógrafos devem seguir o tema Olhar sobre o mundo, e cada candidato deverá concorrer com um único trabalho. Os escritores, por sua vez, podem inscrever um conto e um poema. Os concursos distribuirão R$ 6,6 mil em prêmios.

A iniciativa é aberta aos associados da OAP, seus cônjuges e parentes em primeiro grau, à comunidade acadêmica da UFMG e aos alunos das oficinas e cursos promovidos pela entidade. As inscrições para o concurso de fotografia podem ser feitas até 30 de setembro; para o de contos e poemas, até o dia 13 do mesmo mês. Os regulamentos estão disponíveis no site da OAP.

Vai pra Cuba

O Grupo Opinião Pública da UFMG promove, nesta quinta, dia 5, o seminário #vaipracuba – A gênese das redes de direita no Facebook, com participação de Helcimara de Souza Telles, professora do Departamento de Ciência Política da UFMG, e de Marcelo Alves, doutorando em Comunicação na Universidade Federal Fluminense. Aberto ao público, o evento ocorrerá no Auditório Bicalho, da Fafich, com início às 14h.

Os pesquisadores vão abordar as eleições de 2018 e seus precedentes, as configurações atuais da comunicação política e o comportamento político dos brasileiros. Após o evento, será lançado o livro #vaipracuba – A gênese das redes de direita no Facebook (Editora Appris), de Marcelo Alves.

Tai chi chuan

O Instituto Confúcio oferece aulas gratuitas de tai chi chuan nos campi de Montes Claros e Pampulha e na Faculdade de Direito. Com duração de aproximadamente uma hora, as sessões são abertas também a pessoas da comunidade externa.

Associado aos princípios do Taoísmo e ao conhecimento da alquimia chinesa, o tai chi chuan surgiu no século 17 e se baseia em movimentos leves e circulares e em ritmo que favorece a flexibilidade das posturas.

No Instituto de Ciências Agrárias, as aulas ocorrem às terças-feiras, às 17h, no gramado em frente à Biblioteca Universitária; na Pampulha, às terças e quintas, na Faculdade de Letras, às 11h20, e no gramado da Reitoria, às 17h. Na Faculdade de Direito, as aulas são às segundas e quartas, às 11h10, no território livre. Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Confúcio ou pelo telefone 3409-3259.

Sessão de tai chi chuan em Montes Claros
Sessão de tai chi chuan em Montes Claros Geraldo Robson Cardoso

Minorias

Até 27 de setembro, a Biblioteca do Instituto de Geociências (IGC) promove e abriga a exposição Minorias na biblioteca. A mostra inclui cartazes com a capa de livros de conteúdo relacionado às temáticas racial, feminista e LGBTQ+.

Alguns dos livros em destaque são Sejamos todos feministas, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, O segundo sexo, de Simone de Beauvoir, e Na minha pele, de Lázaro Ramos. Nos cartazes, os visitantes encontram o resumo das obras, o número de chamada e a indicação das bibliotecas em que são encontradas.

Cursos sobre EaD

O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG oferece quatro cursos de extensão, on-line e gratuitos: Introdução à educação a distância, Noções básicas de direitos autorais, Introdução à acessibilidade na EaD e Introdução à webconferência na EaD.

Todas as capacitações são ministradas sem o auxílio de um tutor. Os cursos têm carga horária de 15 horas e prazo de 30 dias para conclusão, de 7 de outubro a 7 de novembro.

Para concorrer às 400 vagas ofertadas (100 para cada curso), é preciso se inscrever por meio do formulário disponível na página do Caed, das 9h do dia 2 de setembro às 17h de 6 de setembro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, conforme edital de seleção. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4638 e pelo e-mail ead@ufmg.br.

Vacinas: impactos e avanços

Vacinas: Imunizar por quê? A pergunta vai desencadear o debate da próxima edição do UFMG Talks, na quarta-feira, 4 de setembro, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH). Os professores da UFMG Flávio Guimarães (Ciências Biológicas) e Lilian Diniz (Medicina) vão apresentar as últimas descobertas e os avanços da UFMG no campo das vacinas, assim como seus impactos na saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a imunização evita de 2 a 3 milhões de mortes por ano.

O CCBB fica na Praça da Liberdade, 450. A entrada é gratuita, e os ingressos são distribuídos na bilheteria uma hora antes. O evento tem duração de 60 minutos e é publicado na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube e no site da Pró-reitoria de Pesquisa.