Utopia ecológica

Desastres e desenvolvimento

A relação entre o modelo econômico brasileiro e grandes desastres, como os de Mariana e Brumadinho, será debatida em palestra na quinta-feira, 12 de setembro, às 19h, no auditório 1 da Face, campus Pampulha. O encontro será conduzido pelo sociólogo, economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Bernardo Vainer.

Vainer é referência em estudos que correlacionam a economia e a ocorrência de grandes desastres. Ele integra o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ e lidera o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos.

O evento, aberto ao público externo, é uma iniciativa do programa Participa UFMG. As inscrições podem ser feitas até 11 de setembro, por formulário eletrônico.

Carlos Vainer é professor da UFRJ
Carlos Vainer é professor da UFRJ Divulgação | CAU-RJ

Sarampo

Até a próxima sexta, 13 de setembro, a comunidade do campus Pampulha terá à disposição postos de vacinação contra o sarampo. A cada dia, uma unidade recebe equipe de vacinação, das 9h às 12h e das 13h às 17h. No posto do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), a vacina é aplicada todos os dias, das 18h às 21h (no dia 13, também nos horários diurnos).

O sarampo é evitável pela vacina tríplice viral. A campanha,  promovida pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, UFMG e Casu, visa ampliar a cobertura vacinal entre pessoas de 15 a 49 anos. É necessário levar cartão de vacina, se houver, e documento de identidade.

9/9: Escola de Belas Artes e Dast |10/9: Fafich e Dast | 11/9: Faculdade de Educação e Dast 12/9: Escola de Veterinária e Dast | 13/9: Dast

Escala docente

Estão abertas as inscrições para a Chamada do Programa Escala Docente 2019-2020 da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). A iniciativa é destinada à mobilidade de professores das instituições participantes do Grupo.

Podem se candidatar servidores docentes efetivos da UFMG com interesse em mobilidade nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão ou da gestão universitária. Há 10 vagas em instituições como as universidades de Buenos Aires, na Argentina, e La República, no Chile. A UFMG custeará as passagens dos professores selecionados se houver disponibilidade orçamentária. As universidades de destino são responsáveis pelo alojamento e despesas de manutenção.

As inscrições devem ser feitas até 2 de outubro. A chamada pode ser acessada no site da DRI.

Questionário do Enade

Composto de questões sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019, o Questionário do Estudante já pode ser preenchido pelos inscritos. As questões referentes à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e a oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional do concluinte têm forte influência (15%) no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

“É muito importante valorizar os aspectos positivos da formação. O resultado alcançado no Enade atesta ao país e ao mercado de trabalho a qualidade do curso, da universidade e do diploma”, afirma a professora Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional, em comunicado aos inscritos.

Para preencher o questionário, o estudante deve acessar neste endereço. Todas as questões devem ser respondidas.