Utopia ecológica

Em honra do pioneiro

Em sua quinta edição, Medalha Mendes Pimentel vai homenagear dez personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da UFMG

Seis ex-reitores – Jaime Arturo Ramírez, Clélio Campolina Diniz, Ronaldo Tadeu Pena, Ana Lúcia Gazzola, Francisco César de Sá Barreto e Tomaz Aroldo da Mota Santos – receberão, nesta segunda-feira, dia 9, a medalha Mendes Pimentel, concedida a instituições, personalidades ou servidores que se destacaram pela relevância de sua contribuição à UFMG. A medalha também será entregue aos professores José Israel Vargas e Roberto Assis Ferreira. Os professores Henrique Cláudio de Lima Vaz (padre Vaz) e Jorge Brovetto Cruz receberão homenagem póstuma.

A medalha foi instituída pela Portaria 017, de 28 de março de 2007, alterada pela Portaria 082, de 7 de maio de 2014. Foi entregue pela última vez em 2017, durante as comemorações dos 90 anos da UFMG. A comenda tem o nome do professor Francisco Mendes Pimentel, primeiro reitor da Universidade.

A cerimônia será realizada no auditório da Reitoria, a partir das 19h, em sessão pública dos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, que comemora os 92 anos da UFMG e os 90 anos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Leia a seguir um breve currículo de cada homenageado.

Jaime Arturo Ramírez (reitor da UFMG de 2014 a 2018)
Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG e doutor pelo Imperial College London, onde conquistou o prêmio de Outstanding Research do Electrical & Electronic Engineering Department. Foi pró-reitor de Pós-graduação de 2003 a 2008 e coordenou projetos de cooperação científica com Canadá, França e Japão.

Clélio Campolina (reitor da UFMG de 2010 a 2014)
Graduado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Operação pela PUC Minas, mestre e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, com pós-doutorado na University Of Rutgers, nos EUA. Foi diretor do Cedeplar, da Face e do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). De março a dezembro de 2014, foi ministro da Ciência e Tecnologia.

Ronaldo Tadeu Pena (reitor da UFMG de 2006 a 2010)
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, mestre em Engenharia Biomédica pela UFRJ e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade do Texas, em Austin. Foi pró-reitor de Planejamento e diretor da Escola de Engenharia e do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

Ana Lúcia Gazzola (reitora da UFMG de 2002 a 2006)
Graduada em Letras pela UFMG, mestre em literaturas luso-brasileira e hispano-americana pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA) e doutora em literatura comparada pela mesma instituição. Foi secretária de Desenvolvimento Social (2010) e de Educação (2011-2014) de Minas Gerais e diretora do Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), ligado à Unesco.

Francisco César de Sá Barreto (reitor da UFMG de 1998 a 2002)
Bacharel em Física pela UFMG e mestre e doutor em Física pela Universidade de Pittsburgh (EUA). Foi pró-reitor de Pesquisa (1991-1994) e secretário de Educação Superior do MEC (2002). Atuou na Sociedade Brasileira de Física (SBF), na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e em agências de fomento.

Tomaz Aroldo da Mota Santos (reitor da UFMG de 1994 a 1998)
Graduado em Farmácia-Bioquímica e doutor em Bioquímica e Imunologia pela UFMG, com pós-doutorado em Imunologia no Institut Pasteur, na França. Foi pró-reitor de Extensão (1984-1986), diretor do ICB por dois mandatos e reitor pro-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) de 2015 a 2016.

José Israel Vargas
Bacharel e licenciado em Química pela UFMG e doutor em Química Nuclear pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Iniciou sua carreira docente em 1948 como professor de Física da Faculdade de Filosofia da então UMG. Exerceu inúmeros cargos de administração pública, com atuação essencial na implantação de políticas nas áreas de ciência, energia, planejamento energético e modelagem da difusão de tecnologia. Foi ministro interino de Minas e Energia e ministro de Ciência e Tecnologia.

Roberto Assis Ferreira
Graduado em Medicina (1965) e doutor em Ciências da Saúde (2000) pela UFMG. É um dos fundadores do Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas (Niab) e orientador pleno do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e do Adolescente, da Faculdade de Medicina.

Padre Vaz (homenagem póstuma)
Foi professor da UFMG de 1964 a 1986. Doutor em Filosofia pela Universidade Gregoriana, com a tese De dialectica et contemplatione in Platonis dialogis, que versou sobre a dialética e a intuição nos diálogos platônicos da maturidade. Em seus últimos trabalhos, analisou a realidade sociocultural contemporânea e a crise da modernidade. Morreu em Belo Horizonte, em 2002.

Padre Vaz: homenagem póstuma
Padre Vaz é reconhecido por sua vasta obra filosóficaNilson Marostica | CC BY-SA 3.0

Jorge Brovetto Cruz (homenagem póstuma)
Reitor por dois mandatos da Universidad de la República do Uruguai, presidente da União das Universidades da América Latina (Udual) e fundador e secretário-executivo da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Fora da vida acadêmica, presidiu a Frente Ampla, coalização de partidos de esquerda que tem governado o Uruguai nos últimos anos, e foi ministro da Educação. Morreu em junho deste ano.

Jorge Brovetto Cruz: homenagem póstuma
Jorge Brovetto: atuação acadêmica e na política uruguaiaWikimedia Commons | CC BY 3.0