UFMG Jovem, 20 anos

Formação paralímpica

De 24 a 26 de setembro, o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE) sediará o curso de Classificação Funcional Paralímpica nas modalidades de atletismo, halterofilismo e natação. As inscrições podem ser feitas pela internet, onde os interessados também podem obter mais informações sobre os critérios para participação, como a opção por apenas uma das modalidades oferecidas.

A formação capacitará profissionais para atuação em projetos paralímpicos de alto rendimento, auxiliando na identificação das classes para as quais os atletas sejam elegíveis.

Desempenho no futebol

O estudante Arthur Araujo Ribeiro, do curso de Engenharia Mecânica da UFMG, foi um dos vencedores do programa Acelera Startup, promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com apoio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Ele desenvolveu um software de análise de desempenho no futebol.

O projeto foi iniciado nos Estados Unidos, onde Arthur passou um semestre na University of California, Berkeley, no Vale do Silício, por meio do programa Startup semester, que faz parte de um convênio com a Escola de Engenharia.

Ao fornecer dados aprofundados de posse de bola, finalizações, número de passes, posicionamento e distância percorrida pelos atletas, a ferramenta otimiza o tempo da comissão técnica e da gerência de futebol na análise de jogos e treinos, gerando uma base de dados com estatísticas e vídeos de cada atleta.

Biodiversidade e sustentabilidade

Estão abertas, até 22 de setembro, as inscrições para participação no 1º Congresso Internacional em Ciências, Biodiversidade e Sustentabilidade, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, no campus Pampulha. Promovido pelo Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas, o evento é aberto a pesquisadores brasileiros e da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail congressoSBS2019@gmail.com.

Livros e brinquedos para o HC

Livros e brinquedos, novos ou usados, podem ser doados para a brinquedoteca da enfermaria pediátrica do Hospital das Clínicas. A campanha de arrecadação, promovida pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, segue até 10 de outubro.

As doações podem ser depositadas em caixas localizadas no saguão ou na sala 265 da Faculdade. Os livros e brinquedos recebidos, além de renovarem o acervo desse espaço destinado às crianças, serão encaminhados para creches.  De acordo com a coordenadora da ação e chefe de secretaria do Departamento, Marília Regina Rodrigues, a expectativa é que as doações desta terceira edição da campanha também cheguem a outros destinos, como creches e escolas públicas.

Doações também serão encaminhadas a creches e escolas
Doações também serão encaminhadas a creches e escolas Lucas Braga | UFMG

Big data e pós-verdade

O fenômeno da desinformação será tratado por pesquisadores da UFMG e convidados em debates que ocorrerão nesta quinta-feira, 19, em duas mesas-redondas no auditório 104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2). O evento, com entrada gratuita parainscritos previamente, celebra os 20 anos de fundação do Instituto de Estudos Avançados (IEAT).

Às 13h30, o tema Big data, crise epistêmica e pós-verdade será debatido pelo professor Fabrício Benevenuto, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, por Gilberto Scofield, diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa, e Mônica Rosina, gerente de Políticas Públicas do Facebook. Em seguida, às 15h30, os professores da UFMG Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação, e Bruno Reis, do Departamento de Ciência Política, e o jornalista e doutor em Ciência Política pela USP Leonardo Sakamoto. também discorrerão sobre o tema.

Ciências da vida

Diversão e arte integram a programação da Mostra ICB 2019, que tem o objetivo de promover o acesso da população a temas complexos das ciências da vida por meio das pesquisas desenvolvidas no Instituto de Ciências Biológicas. No dia 15 de outubro, das 8h às 18h, pesquisadores e estudantes se revezarão em diversas apresentações, performance artística, bate-papo, exposição de fotografias e de vídeos que tratam, em linguagem acessível e divertida, dos temas de suas investigações.

No dia 16 de outubro, das 8h às 12h, a Estação Move São Gabriel receberá intervenções que relacionam biologia e saúde. Escolas interessadas em visitar a mostra devem se inscrever pelo e-mail comunica@icb.ufmg.br. A programação está disponível no site do ICB.

Travessia de Márcia Schmaltz

O Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) abriga, até 3 de outubro, a exposição A travessia de Márcia Schmaltz, que apresenta a história dessa tradutora, que é considerada a maior divulgadora da literatura chinesa no Brasil. A visitação ocorre de segunda a quinta-feira, das 11h às 13h e das 14h às 18h30, no segundo andar da unidade.

Natural de Porto Alegre, Márcia Schmaltz mudou-se aos seis anos para Taiwan. Ela atuou como professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da UFMG, na área de Tradução e Linguística Cognitiva, e ganhou inúmeros prêmios, entre eles, o Açorianos (RS) de Tradução. É autora de dezenas de traduções dos clássicos da literatura chinesa e de obras da literatura chinesa contemporânea. A mostra tem a curadoria de Dandara Schmaltz.