Haja coração!

Divulgação científica

O Selo do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Fafich acaba de ganhar novo site. Criado em 2014 como ação de extensão para divulgação da ciência produzida na área de Comunicação, o selo publica e-books (integrais e coletâneas) em cinco coleções: dissertação, tese, olhares transversais, arguição e ensaios.  Todas as obras publicadas são gratuitas e de acesso livre.

Fisiologia e farmacologia

Desafios do século 21: sob as lentes da ciência é o tema da 29ª edição do Curso de Verão Prof. Wilson Teixeira Beraldo, do Programa de Pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia do ICB. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro, no site.

O curso, que será realizado no período de 20 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020, está baseado em abordagens experimentais em Fisiologia e Farmacologia relacionadas às doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, câncer, ansiedade e depressão, entre outras doenças.

Sistemas poéticos artificiais

A revista PÓS, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes, da Escola de Belas Artes, recebe trabalhos originais até 15 de outubro, exclusivamente pela internet. O tema principal desta 19ª edição é Sistemas poéticos artificiais. São aceitos artigos de autoria individual de doutorandos vinculados a instituições nacionais e estrangeiros ou de doutores. Mestrandos podem submeter trabalhos em coautoria com seus orientadores.

Segundo Marília Bérgamo, professora da linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas do PPG-Artes, sistemas artificiais autônomos, como a vida artificial, vêm intrigando artistas, exatamente pelo desafio de se criar estruturas que simulam comportamentos e envolvem autopropagação. No campo das artes, essas investigações implicam análises tecnoculturais e práticas artísticas.

Urbanização e cidades contemporâneas

De 2 a 4 de outubro, a Escola de Arquitetura da UFMG, em parceria com a Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul (Arquisur), realizará o 23º Congresso Arquisur, em Belo Horizonte. As inscrições encerram-se no dia 1º de outubro e podem ser realizadas pelo site, onde também está disponível a programação.
Destinado a profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o congresso vai propor discussões sobre a urbanização e as cidades contemporâneas na América do Sul, tanto sob a perspectiva da ciência quanto em relação às possibilidades de inovação por meio da experimentação pedagógica e das práticas extensionista e profissional. Reflexões sobre o lugar do arquiteto-urbanista na produção da cidade contemporânea também terão lugar. Durante o evento, serão apresentados trabalhos científicos e oficinas temáticas.

Paisagem de Belo Horizonte: inovação e extensão
Paisagem da região central de Belo Horizonte: inovação e extensão Lucas Braga | UFMG

Plantas medicinais

Seguem abertas, até 24 de outubro, pela internet, as inscrições para os módulos 3 e 4 do curso de plantas medicinais e fitoterápicos. A atividade é destinada a alunos e profissionais com formação em farmácia, biomedicina, medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, fisioterapia, educação física, acupuntura, biologia, agronomia, química e outras da área da saúde.
O módulo 3 ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, das 18h às 22h, na sala 3003 da Faculdade de Farmácia da UFMG. O módulo 4 está previsto para os dias 20 e 21 de março de 2020. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail gnosiah.farmaciaufmg@gmail.com.

Fotografia e imagem digital

O Centro de Extensão da Escola de Belas Artes (Cenex-EBA) abriu inscrições para cursos de fotografia e imagem digital, que serão oferecidos neste segundo semestre. Os cursos são destinados tanto a amadores quanto a profissionais, e os interessados devem se inscrever no site www.cursoseeventos.ufmg.br.
Ex-alunos dos cursos de extensão na área de fotografia têm desconto de 10%, mediante apresentação de certificado e inscrição até sete dias antes do início do novo curso.

Old Bits

A mostra Old Bits, que reúne computadores e videogames estrangeiros e nacionais, fabricados entre os anos 1980 e 2000, pode ser visitada até o dia 30 de setembro, na Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21), de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
As peças em exposição, como os clássicos Imac e Macintosh e alguns dos videogames que fizeram história, como Atari e Nintendo, são do acervo do professor Marco Aurélio Birchal, do Departamento de Eletrônica da UFMG. Segundo ele, a ideia da mostra surgiu para atender ao interesse dos próprios alunos de resgatar e preservar a história da computação. O público poderá interagir com o Macintosh e o Atari, que estarão ligados permanentemente.