Condado universal

Produção animal e ambiente

O 5º Simpósio Nacional em Produção Animal e Ambiente: em busca de resiliência será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Escola de Veterinária, campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas até o início do evento, por meio deste site.

No primeiro dia, as atividades serão realizadas das 7h30 às 17h30; no dia 18, das 8h às 17h30. A programação está disponível neste endereço.

Destinado a estudantes de graduação, de pós-graduação e a profissionais, o simpósio contará com palestras e mesas-redondas sobre diversos temas. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Produção Animal Sustentável, da Escola de Veterinária.

Apoio à pesquisa

O Instituto Serrapilheira lançou sua terceira chamada pública de apoio à pesquisa científica. A agência privada de fomento privado selecionará até 24 jovens pesquisadores com projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Cada contemplado receberá dotação de até R$ 100 mil pelo período de um ano.

Os projetos serão reavaliados após um ano, e até três terão o apoio renovado e receberão R$ 1 milhão, no máximo, para  aprofundar suas investigações por mais três anos. Para se candidatar, o interessado precisa ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2017.

O edital e outras informações estão disponíveis no site do Instituto Serrapilheira. As inscrições terminam no dia 18 de dezembro.

Popp: ampliar parcerias
Popp: ampliar parcerias Raphaella Dias | UFMG

Parceria com os EUA

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, no último dia 25, a visita do embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, William Popp. No encontro, ele anunciou que a Embaixada e a UFMG procuram novas áreas para ampliar ações conjuntas e que a intenção é aumentar a capacidade das instituições parceiras de promover o ensino de inglês.

“É motivo de muita satisfação constatar os bons resultados dessa colaboração, que gerou recentemente a inauguração, na UFMG, do Centro de Estudos Norte-americanos (Cena)”, disse Popp.

Sandra Goulart Almeida também destacou o início das atividades do centro de estudos, o primeiro do gênero numa universidade brasileira, e a importância de continuar investindo nas parcerias. “Continuamos trabalhando para ampliar o número de universidades americanas com as quais mantemos formas diversas de colaboração. A mais nova parceira é a Johns Hopkins University, uma das mais importantes dos EUA”, anunciou a reitora.

Jornalismo automatizado

A jornalista Silvia de Freitas Dalben Furtado, mestre em Comunicação pela UFMG, é a ganhadora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2019 por sua dissertação sobre jornalismo automatizado, defendida em junho do ano passado.

Silvia analisou notas e pequenas notícias produzidas por robôs, atendo-se a três casos: o projeto The Homicide Report, do jornal Los Angeles Times, destinado à divulgação de homicídios registrados na cidade, o portal que utilizou um ­software para a redação automática de 52 mil notícias personalizadas sobre escolas públicas nos Estados Unidos e o trabalho do jornal Le Monde, que resultou na publicação de cerca de 36 mil notícias com resultados eleitorais na França.

A cerimônia de premiação será realizada em 6 de novembro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

O prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo foi criado em 2004 pela SBPJor.  Destinada ao reconhecimento do trabalho de pesquisadores no campo do jornalismo, a honraria homenageia o jornalista gaúcho morto em 1988. Genro Filho foi líder estudantil e participou de grupos de resistência à ditadura militar. Atuou como professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi vereador em Santa Maria (RS) pelo MDB. Escreveu o livro O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo, importante referência na área.

CTE vence em Fortaleza

A equipe de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, federada pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF-MG), conquistou o título do Troféu Brasil Caixa de Atletismo sub-16. Organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela Federação Cearense de Atletismo (FCAt), a competição foi disputada neste mês na pista do Estádio Unifor, em Fortaleza, Ceará.

A equipe do CTE somou 182 pontos na classificação geral e foi a vencedora das categorias masculina, com 116 pontos, e feminina, com 66. No revezamento 4x75 metros, Antonela Zandona, Isabelle de Oliveira, Julia Victoria Vaz e Laiza Gonçalves compuseram a equipe que ficou com a medalha de ouro. No arremesso de peso, Bianca Moreira alcançou o segundo lugar.

Entre os homens, Raul de Oliveira, Lorenzo Peruchin, Guthierre Costa e Davi Santos conquistaram o primeiro lugar no revezamento 4x75. Vitor Baptista e Davi da Silva Fernandes completaram a sequência de vitórias no arremesso de peso e no lançamento de dardos, respectivamente. A delegação do CTE reuniu 13 atletas, três técnicos e um supervisor.