Educação e desenvolvimento

Acontece

UFMG homenageada

A UFMG foi homenageada com a Medalha de Mérito AMB, a principal honraria concedida pela Associação Brasileira de Metalurgia a instituições e profissionais que contribuem para o fortalecimento das indústrias mínero-metalúrgica e de materiais do país. O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira recebeu a homenagem em nome da UFMG e dos departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e de Engenharia de Minas da Escola de Engenharia. 

Ao justificar a escolha, o presidente da ABM, Horacídio Barbosa Leal Filho, afirmou que a UFMG, “a mais antiga universidade de Minas Gerais, mantém uma posição de liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes”.

Os professores Aline Lima da Silva e Dagoberto Brandão Santos, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, foram premiados por artigos publicados.

Antártica nas escolas

Seguem abertas as inscrições para o próximo módulo de formação Antártica nas escolas: abordagens para o ensino, que será ministrado no dia 23 de outubro, das 19h às 21h, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). Destinada a professores da educação básica e a estudantes de licenciaturas, a formação é oferecida pelo projeto Mediantar, do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pela internet. Os participantes terão aulas práticas, com experimentos e simulações de situações vividas no solo antártico. O curso tem o objetivo de mostrar métodos de pesquisa usados na região mais fria do planeta, para incentivar o raciocínio crítico-científico nas salas de aula. 

O Espaço do Conhecimento UFMG realiza encontros mensais para formação de educadores, em diferentes áreas do conhecimento. Cada encontro trata de um tema específico e propõe atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino. Acompanhe a programação no site do museu.

Uma das obras de Luiz Lemos em exposição
Uma das obras de Luiz Lemos em exposição Daniel Pinho

Dias de calor

Pinturas e instalações do artista Luiz Lemos, realizadas em 2018 e 2019, podem ser vistas em Dias de calor, mostra com visitação gratuita, que segue até 3 de novembro, no Centro Cultural UFMG. O conjunto das obras revela investigações sobre relações entre a interpretação da paisagem, elementos de comunicação e possíveis fronteiras entre imagem e palavra. Destaca-se o uso intenso de cores, gestos, estampas e luzes. 

O artista, graduado em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG e mestrando em Estudos de Linguagem pelo Cefet-MG, onde pesquisa as aproximações entre palavra e imagem, afirma que transpõe as funções das coisas. “Apresento um conjunto de (des)significados em que nada tem sua função de origem: uma placa de trânsito se presta a carregar estampas, letras que não escrevem palavras, paisagens imaginadas que não representam locais", justifica Lemos. A curadoria é de Gabriela Carvalho.

Parceria com a PBH

Afetada pelo bloqueio orçamentário imposto pelo governo federal, que também restringiu os recursos destinados ao CNPq e à Capes, agências responsáveis pelo financiamento de bolsas de pesquisa e de pós-graduação, a UFMG busca apoio da prefeitura de Belo Horizonte. No último dia 30, em reunião na PBH, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida apresentou ao prefeito Alexandre Kalil as principais demandas e as possibilidades de contrapartida da Universidade. 

As pesquisas centradas no combate a doenças tropicais, como zika e chikungunya, estão entre as atividades de interesse do município. Novos encontros serão realizados para discutir formas de operacionalizar a parceria, para viabilizar o pagamento de bolsas e a realização de pesquisas na área da saúde.

UFMG Talks

Fake news: o poder da mentira bem contada é o tema de nova edição do UFMG Talks, que será realizado no dia 9 de outubro, às 18h, no Centro Cultural do Banco do Brasil, na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no local do evento e de acordo com lotação do espaço. 

Os professores Fabrício Benevenuto, do Departamento de Ciência da Computação, e Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social, vão discorrer sobre o tema, com base em pesquisas realizadas na UFMG. Os pesquisadores vão propor práticas e estratégias que devem ser adotadas para distinguir informações falsas apresentadas sob forma de notícias e postagens tendenciosas, que se espalham rapidamente pelas redes sociais e interferem no cenário político, na saúde pública e até mesmo na credibilidade das pesquisas científicas. 

Mobilidade e Formação Transversal

Até 17 de outubro, estudantes de graduação podem conhecer os programas de mobilidade da UFMG e a Formação Transversal em Estudos Internacionais. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) está expondo as diretrizes do edital de mobilidade, lançado apenas uma vez por ano, e um panorama da recente oferta da formação, que inclui disciplinas optativas, ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola. 

Veja a programação. Para participar, não há necessidade de inscrição.