Sinônimo de inovação

No centro da conversa

Apresentação de levantamento do Dast sobre saúde do trabalhador da UFMG é destaque da programação da Semana do Servidor

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), tratou e analisou ampla gama de dados relativos à saúde do trabalhador da UFMG, e essas informações estão sendo apresentadas durante a Semana do Servidor 2019, cujo tema é A saúde no trabalho. “Nossa intenção é informar a comunidade universitária sobre esses dados e analisá-los conjuntamente. Queremos ouvir as pessoas”, afirma Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta de Recursos Humanos.

Desde o fim de setembro, os resultados do levantamento são abordados em rodas de conversa nas unidades da UFMG. O Dast compilou dados referentes ao adoecimento dos trabalhadores no período 2016-2018, segmentados por áreas e unidades. O levantamento incluiu índices de atendimento por CID (Classificação Internacional de Doenças), tipo de público atendido (por sexo, setores e enquadramento funcional), além de diversos dados relativos à saúde no trabalho, como número de acionamentos de ambulância no período e a abrangência das campanhas de vacinação – a imunização contra febre amarela, por exemplo, realizada em 2017, alcançou cerca de 10,5 mil pessoas.

A UFMG conta com 7.312 servidores: 3.091 professores e 4.221 técnicos-administrativos em educação. No período do levantamento, foram concedidos, por exemplo, 15.323 afastamentos a 3.698 servidores no Dast, entre licenças de curta duração (atestados médicos para afastamentos de até cinco dias ininterruptos e menos de quinze dias no total anual) e perícias médicas (para períodos maiores que cinco dias ininterruptos ou quinze no total anual). 

Vacinação contra febre amarela: 10 mil pessoas
Vacinação contra febre amarela: 10 mil pessoas Foca Lisboa | UFMG

No estudo, chama a atenção o fato de que o número total de atendimentos no Dast cresceu aproximadamente 46% de 2017 para 2018, em razão, sobretudo, do volume de atendimentos realizados no campus Pampulha, que aumentou 77% no período.

Esporte e festa

A partir do dia 21 de outubro, além da continuação da apresentação desse mapeamento sobre a saúde dos trabalhadores, sempre por áreas e unidades, a programação incluirá mesa-redonda para a exposição dos resultados consolidados – na manhã de sexta-feira, 25, no auditório da Reitoria. Está programada também uma prova de caminhada e corrida, na manhã do dia 22, na Estação Ecológica.

A festa de encerramento será realizada na manhã de sábado, 26, no Centro Esportivo Universitário. As atrações são a final do campeonato de futsal dos servidores e as disputas do 4º Torneio de Peteca e do 2º Torneio de Tênis. 

Em Montes Claros, as atividades ocorrerão na terça-feira, 22, com um dia inteiro de programação no auditório do bloco C. A agenda da Semana do Servidor 2019, que se encerrará no fim de outubro, está disponível no site da PRORH.

Ewerton Martins Ribeiro