75 com cabeça de 55

Línguas pré-históricas

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) promove, nesta terça-feira, dia 29 de outubro, a partir das 10h, no auditório B107 do CAD 3, a conferência Taxas de propagação de línguas pré-históricas, de Søren Wichmann, da Universidade de Leiden, na Holanda. O linguista é um dos criadores do software Automated Similarity Judgment Program (ASJP), que reúne listas armazenadas em bancos de dados com palavras de dois terços das línguas do mundo. Essas listas possibilitam inferir o momento e o local em que uma língua ancestral foi falada, o que torna possível calcular o tempo que os idiomas levaram para se disseminarem pelo mundo ao longo dos últimos seis mil anos. Wichmann vai apresentar novas ferramentas para o estudo da história das línguas, incluindo mecanismos de simulação computacional para a validação dos métodos empregados.

Na quinta-feira, 31 de outubro, o pesquisador vai ministrar a palestra ASJP: an interdisciplinary tool for studies involving language differences worldwide, a partir das 14h, no auditório Professor Baesse, da Fafich. A exposição será em inglês, sem tradução. As duas conferências são abertas ao público. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Imagem e escrita

O Centro Cultural UFMG sedia, até 8 dezembro, a exposição ESCrita/escAPE, da artista plástica Livia Limp. A mostra reúne trabalhos que problematizam a relação da imagem e da escrita nas artes visuais. O texto aparece nas obras mais como objeto do que como literatura, e objetos do cotidiano funcionam como um alfabeto que traduz a vida na contemporaneidade.

Por meio da apropriação de objetos novos ou corrompidos, Livia Limp constrói trabalhos que transitam entre a bi e a tridimensionalidade e que são produtos do cruzamento de vários meios, como costura, grafia, desenho, colagem e fotografia. A ideia é evidenciar a porosidade dos limites entre as linguagens, sempre usando a palavra como principal ativador poético. Livia Limp é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Uemg, e fez curso de Estilismo e Modelagem do Vestuário na Escola de Belas Artes da UFMG. Protagonizou exposições individuais e participou de coletivas, no Brasil e no exterior.

Inscrições para o CP

Centro Pedagógico da UFMG
Centro Pedagógico da UFMG Lucas Braga / UFMG

O Centro Pedagógico (CP) da UFMG recebe, até 8 de novembro, inscrições para ingresso no quarto e no sétimo anos do ensino fundamental, no primeiro semestre de 2020. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70. O edital pode ser consultado no site da Copeve.

Estão disponíveis três vagas para o quarto ano e outras três para o sétimo. Podem surgir vagas adicionais. O ingresso dos alunos no CP se dá por sorteio. Poderão participar do processo seletivo para o 4º ano os candidatos nascidos até 31 de março de 2011; para o 7º ano, os nascidos até 31 de março de 2008. As vagas são para tempo integral.

Orçamento liberado

A UFMG recebeu, no dia 21 de outubro, a última parcela do orçamento de custeio, no valor de R$ 24,3 milhões, que possibilitará à Universidade arcar com o pagamento de contas das concessionárias de água, energia e telefonia, das bolsas de extensão, graduação e assistência estudantil, dos contratos de terceirizados e outras despesas de manutenção. A Universidade ainda espera o desbloqueio de R$ 10,1 milhões, referentes ao chamado orçamento de capital. Esse recurso é imprescindível para planejar a retomada de obras. Em maio deste ano, a Universidade teve R$ 64,5 milhões bloqueados, o que representa 30% dos R$ 215,2 milhões para custeio, previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). Para 2020, o orçamento ainda não está definido. A proposta anunciada no início de setembro pelo governo federal previa valores nos mesmos patamares deste ano.

Cátedra de Direitos Humanos

Em fevereiro de 2020, a UFMG vai oferecer uma escola de verão com o tema Educação como direitos humanos, uma de suas primeiras ações relacionadas à Cátedra Aberta de Direitos Humanos, recém-instituída pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que reúne instituições do Brasil, da Argentina, do Chile, Paraguai e Uruguai.

A reitora Sandra Goulart Almeida afirmou que a cátedra reforça o compromisso com os direitos humanos e a disposição de estabelecer cooperação entre as instituições, visando à promoção da cultura dos direitos humanos e da paz entre os povos. A cátedra terá atividades em diversas universidades, o que garantirá efeito multiplicador. A iniciativa não ficará restrita ao universo acadêmico, já que o objetivo é buscar aproximação de organismos de defesa dos direitos humanos.

Bioética

O Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPG) do ICB dá sequência ao Primeiro Ciclo de Palestras sobre Bioética, que se realiza no Auditório 1A do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha. As inscrições devem ser feitas por meio deste site, onde a programação também está disponível.

As exposições são feitas por profissionais de diferentes áreas, e as próximas atividades estão marcadas para os dias 29 e 31 de outubro, 5, 12 e 19 de novembro, sempre das 14h30 às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-2522 e pelo e-mail napg@icb.ufmg.br.