Turquia e Brasil: os acontecimentos de 2013

Enade 2019

Estudantes inscritos para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2019, devem preencher o questionário até 21 de novembro no site do Enade ou, no caso de primeiro acesso, entrar na página de cadastro do site. A Diretoria de Avaliação Institucional recomenda atenção especial ao informar o e-mail e alerta os inscritos que evitem fazer o procedimento nos últimos dias, quando o sistema fica muito lento. Para estar regular e apto a colar grau, é preciso, além de responder ao questionário, fazer a prova no dia 24 de novembro.

Os cursos participantes do Enade 2019 são Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Radiologia e Zootecnia.
Clique para ler o edital do Enade 2019.

Protocolo para diabetes

A doutoranda em Enfermagem da UFMG Laura Barbosa Nunes foi destaque na 27ª edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), realizada no fim de outubro, em São Carlos (SP). Laura foi premiada na categoria Atenção primária à saúde.

O trabalho Protocolo I-Smart – Plano inteligente na intervenção telefônica orientada para as práticas de autocuidado em diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária, desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (Nugeas), é parte da tese de doutorado de Laura. Segundo a pesquisadora, no Protocolo Smart, enfermeiro e paciente constroem juntos metas de autocuidado de curto prazo, com caráter motivacional, que estimulam mudanças relacionadas aos hábitos, estilos de vida e práticas de atividades físicas. O trabalho é de autoria de Laura e da também doutoranda Jéssica Santos, ambas orientadas pela professora Heloísa de Carvalho Torres. A UFMG foi representada ainda por outros nove estudantes de graduação e de pós-graduação, que apresentaram seus projetos.

Fafich, 80 anos

Entrada do prédio da Fafich, inaugurado no campus Pampulha no início dos anos 1990 Foca Lisboa | UFMG

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) vai celebrar 80 anos de fundação na próxima quinta, 14. O evento terá lugar no auditório Sônia Viegas, localizado no primeiro andar da unidade, das 8h30 às 17h30. Em mesa-redonda, representantes dos sete departamentos da Fafich vão resgatar as histórias da criação da unidade, ligada ao Colégio Marconi e à relação com os italianos em Belo Horizonte. Na sequência, professores conduzirão uma discussão sobre o futuro das humanidades.

Será reinaugurada a placa em homenagem ao filósofo e professor Arthur Versiani Velloso, que dá nome ao prédio da Faculdade. Também estão programadas visita guiada e solenidade junto ao busto de Kant, instalado nos jardins. A programação está disponível no site da Fafich.

Quadrilátero sustentável

A Escola de Engenharia vai sediar, nos dias 27 e 28 de novembro, fórum sobre o Quadrilátero Ferrífero (QF) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O intuito é promover debate sobre como os ODS podem orientar a revitalização e a reconversão do QF.

Serão discutidos temas como água e governança em paisagens de mineração, identidade territorial, desenvolvimento integrado e direito à educação. Da UFMG, participarão, entre outros, as professoras Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão, Virgínia Ciminelli, do INCT Acqua, Roberto Monte-Mór, da Face, e André Freitas Dias, do Programa Polos de Cidadania.

A Pró-reitoria de Extensão e o INCT Acqua, sediado na UFMG, são parceiros do Geopark Quadrilátero Ferrífero e de outras entidades na organização do fórum. As inscrições devem ser feitas na página do evento.

Peneira para o salto

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG vai realizar, no sábado, 16 de novembro, das 9h30 às 12h, peneirada para seleção de novos talentos na modalidade do salto. A seletiva busca jovens de 13 a 16 anos de idade, com e sem experiência no esporte.

A peneirada vai abranger quatro estilos de prova: salto em altura, em distância, com vara e triplo. A equipe do CTE é bicampeã brasileira sub-16 (masculino e feminino) e vice-campeã brasileira sub-18 (feminino), entre outros títulos.

Os candidatos devem fazer sua inscrição no dia da seleção, no próprio CTE, mediante apresentação de documento de identidade. O Centro está localizado na Avenida Alfredo Camarate, 617, bairro São Luiz, região da Pampulha.

Bioinformática no verão

Estão abertas, até 15 de novembro, as inscrições para a Escola de Verão em Bioinformática da UFMG. As aulas, destinadas a alunos de graduação e pós-graduação, serão de 27 a 31 de janeiro de 2020, no campus Pampulha. As inscrições podem ser realizadas no site de cursos e eventos da extensão universitária.

A programação do curso abrange 20 palestras em diversas áreas da bioinformática e 18 minicursos. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cursobioinfoufmg@gmail.com.