O mundo ouve menos

Acontece

Sandra Goulart Almeida durante a assinatura dos convênios: cooperação com a África
Sandra Goulart Almeida assinou os convênios pela UFMG: cooperação com a África UFMA

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida assinou, na última semana, em São Luís (MA), convênios de cooperação com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com três instituições de Moçambique: Universidade Púnguè, de Chimoio, Universidade Rovuma, de Nampula, e Universidade Pedagógica de Maputo. Os acordos constituem mais uma iniciativa da Universidade no processo de colaboração com países africanos.

A princípio de caráter geral – incluindo intercâmbios, pesquisas, cursos e publicações conjuntas, orientação de teses em cotutela e promoção de seminários –, os acordos serão refinados em breve pelas equipes das universidades, conforme necessidades e interesses das partes. As novas parcerias deverão alcançar o Centro de Estudos Africanos, as ações afirmativas e as formações transversais, entre outras instâncias da UFMG.

A assinatura dos convênios coincidiu com a abertura de eventos sobre políticas antirracistas no mundo e estudos africanos e afro-brasileiros, sediados na UFMA.

DIREITOS HUMANOS

Em razão de suas ações em favor da cidadania, da diversidade e das minorias, a Rede Direitos Humanos UFMG, vinculada à Pró-reitoria de Extensão, foi homenageada na quarta-feira, 20, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Na cerimônia, realizada na Faculdade de Direito, foram reconhecidas instituições e personalidades que se têm destacado na promoção da democracia e dos direitos humanos.

De caráter interdisciplinar, a Rede foi fundada em 2016 com o objetivo de contribuir para a efetividade da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela mobiliza cerca de 20 grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa da UFMG, que promovem cooperação continuada em diálogo com políticas públicas, movimentos, coletivos e organizações sociais.

O trabalho da Rede Direitos Humanos UFMG foi abordado em matéria publicada no Boletim UFMG, em dezembro de 2018,

EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

O professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fará, em 28 de novembro, no campus Pampulha, a última conferência do seminário anual do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Expoente do debate sobre temas como “escola sem partido”, ele vai falar sobre Educação democrática: a luta constante pela democratização da escola.

Vinculado à Faculdade de Educação da UFF e a cursos de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Penna propõe pensar a educação democrática como bandeira política atual, que marca um novo momento na luta pela democratização da escola, e como conceito analítico para embasar pesquisas acadêmicas. Ele defende a criação de estratégias de defesa contra ataques conservadores à educação e uma reflexão sobre as contribuições de Paulo Freire – um dos alvos preferenciais desses ataques – para ajudar a compreender as investidas do conservadorismo e como suas ideias continuam potentes para o debate sobre a democratização da escola.

A conferência terá início às 19h, no auditório Neidson Rodrigues, da FaE, e será transmitida ao vivo no YouTube.Outras informações podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-5355 e 98212-5621.

GÊNERO COMO ESPETÁCULO

Na quinta-feira, 28 de novembro, será lançado, na Faculdade de Direito da UFMG, o livro O espetáculo do gênero, de Igor Viana. A obra adota a imagem do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros de inteligibilidade do gênero na virada do século 20 para o 21.

O autor, que divulga o resultado de sua pesquisa de mestrado em Direito, orientada pelos professores Marcelo Cattoni de Oliveira (Faculdade de Direito) e Marco Aurélio Máximo Prado (Fafich), propõe reflexão sobre os efeitos do combate à “ideologia de gênero” para a constituição dos regimes de aparecimento público dos corpos.

O evento de lançamento, que terá início às 19h, na Sala da Congregação, incluirá debate sobre A cruzada antigênero em BH, com a presença de nomes como Cida Falabella, Duda Salabert e Luiz Morando, e intervenções cênicas do Tal Coletivo de Teatro.

MATEMÁTICA NO VERÃO

O Instituto de Ciências Exatas da UFMG vai realizar, de 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 2020, seu Programa de Verão da Matemática. Estudantes de graduação, mestrado e doutorado nas áreas de ciências exatas, professores e pesquisadores com interesse de pesquisa em matemática compõem o público-alvo.

O Programa de Verão da Matemática UFMG, coordenado pelo professor Arturo Fernández Pérez, é ministrado anualmente como atividade da pós-graduação. São oferecidas cinco disciplinas com carga horária de 60 horas e uma de 30 horas, três minicursos e dois workshops em áreas de pesquisa. Um dos objetivos é promover intercâmbio de estudantes e visitas de pesquisadores de outras instituições.

As inscrições, abertas até 13 de dezembro, serão feitas por atividade, sem limites de participação, desde que não haja conflito de horários. Outras informações estão disponíveis no site do programa, onde as inscrições poderão ser feitas.