O mundo ouve menos

Unidos pelas habilidades

Abertas inscrições para o vestibular que preencherá 331 vagas em seis cursos da área de artes

Cinco dos seis cursos que fazem seleção através do Vestibular de Habilidades estão na Escola de Belas Artes da UFMG
Cinco dos seis cursos que fazem seleção por meio do Vestibular de Habilidades estão sediados na EBALucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 13 de dezembro, as inscrições para o Vestibular UFMG 2020 – Habilidades, obrigatório para admissão em seis cursos de graduação da área de artes. Interessados em se candidatarem a uma das 331 vagas disponíveis para o ingresso no primeiro e segundo semestres do próximo ano devem passar por duas etapas de avaliação: a primeira, de caráter eliminatório, utiliza a nota obtida nas questões objetivas do Enem 2019; a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, compõe-se da nota obtida na redação do Enem 2019 e de provas específicas de cada curso. As inscrições são realizadas via internet, no site da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve), e custam R$ 205. A taxa não será cobrada dos candidatos aprovados no programa de isenção.

No momento da inscrição, os candidatos devem informar a modalidade de vagas da qual desejam participar: ampla concorrência ou reserva de vagas para estudantes egressos de escola pública, negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

As provas serão realizadas no período de 4 e 6 de fevereiro de 2020, em Belo Horizonte. Os horários e locais serão especificados no comprovante definitivo de inscrição.

Os cursos

Artes Visuais: formação em bacharelado que inclui habilitações em Artes Gráficas, Desenho, Escultura, Gravura e Pintura.

Cinema de Animação e Artes Digitais: bacharelado oferece os segmentos de animação, audiovisual e artes computacionais.

Dança: licenciatura focada na preparação de professores para os ensinos infantil, fundamental e médio, em um processo que compreende a arte como parte essencial da formação do estudante básico.

Design de Moda: oferece disciplinas que contemplam os processos de modelagem, estamparia, desenho e pesquisa em moda.

Música: mantém formações em bacharelado e licenciatura. O primeiro se subdivide em habilitações, como canto, composição, regência, música popular, diversos instrumentos de sopro, cauda e percussão e musicoterapia.

Teatro: oferece habilitações em licenciatura e em bacharelado.