A casa das revistas
Trinta publicações científicas já migraram para a nova plataforma do Portal de Periódicos da UFMG
“Tudo que nos une nos dá uma força incontestável. E é isso que vem ocorrendo com o Portal de Periódicos da UFMG.” A afirmação é da professora Edite Rocha, responsável, juntamente com o professor Fausto Borém, pela edição da revista Per Musi. Produzida há quase duas décadas pela pós-graduação da Escola de Música, a revista, classificada como Qualis A1, foi um dos primeiros dos 30 periódicos científicos – entre os 71 produzidos por professores, servidores e estudantes – que já migraram para a nova plataforma Open Journal System (OJS), do Portal de Periódicos Científicos da UFMG.
No mês de setembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resoluções que instituem a política e o Comitê Gestor do Portal de Periódicos, que, desde então, está definido como um serviço destinado a aprimorar a qualidade e a visibilidade das publicações científicas produzidas no âmbito da Universidade, promovendo sua criação e permanência, por meio de apoio institucional e financeiro. “Caberá ao Comitê Gestor, representado por membros das prós-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, da Biblioteca Universitária e dos periódicos científicos, a definição de critérios para normatização e uso desse serviço, em relação à produção e publicação”, explica o diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, professor Carlos Basílio Pinheiro, responsável pelo processo de institucionalização do Portal.
“O processo de migração para uma plataforma única, em versão atualizada, além de promover o sentido de comunidade científica, oferece às produções a marca UFMG e promove maior visibilidade, confiabilidade e segurança. Os editores recebem orientação e apoio de uma equipe formada por servidores da Pró-reitoria de Pesquisa (PrPq), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Biblioteca Universitária. Vale lembrar que o processo de migração é individualizado e não interfere no funcionamento das revistas”, incentiva Carlos Basílio.
Plataforma amigável
Para a editora da Per Musi, Edite Rocha, “inicialmente a migração foi assustadora, porque a transição dos dados não é totalmente automatizada, exigindo um trabalho extra, que tem de ser realizado manualmente”. Mas é algo, segundo ela, compensado muito rapidamente, “porque a plataforma tem muitos recursos user friendly, ou seja, é amigável, fácil de compreender e operar. Além disso, a equipe de apoio se desdobra para corresponder aos editores”.
“Esse suporte tem contribuído para elevar o conjunto das revistas a padrão internacional. Esse é, sem dúvida, um passo muito importante dado pela UFMG”
Edite destaca também o Ciclo de Formação de Editores, coordenado pela PrPq, em parceria com a Biblioteca Universitária, como importante espaço para diálogo e orientação também sobre critérios de qualidade, leiaute, modelos e normas da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). “Esse suporte tem contribuído para elevar o conjunto das revistas a padrão internacional. Esse é, sem dúvida, um passo muito importante dado pela UFMG”, afirma.
Os desafios enfrentados pelas revistas acadêmicas não são poucos, segundo Carlos Basílio. Há gastos com diagramação, tradução, aquisição de softwares para verificação de plágio e conversão do documento original em XML (padronização para publicação). Além disso, há exigências burocráticas como a aquisição de identificadores digitais (DOI, sigla em inglês), requisito para indexação da publicação em bancos internacionais como o Scopus, importante para que ela seja referenciada – o primeiro edital para aquisição de DOI para artigos e resenhas de periódicos científicos já está disponível na página da Pró-reitoria de Pesquisa (https://www.ufmg.br/prpq/wp-content/uploads/2019/12/edital_08_2019.pdf).
Para a editora da Per Musi, questões como essas tornam-se limitações à manutenção do alto padrão. “Naturalmente, quando se está à frente de uma publicação, o que mais se pretende é que ela seja, além de muito lida, também muito referenciada. Por isso, o apoio do Portal de Periódicos tem sido fundamental, tanto no aspecto financeiro quanto no que se refere à resolução de problemas que já estavam ficando incontornáveis, relacionados, por exemplo, a ações dos setores de compras e contabilidade”, comenta Edite Rocha.
História ‘tão bonita’
A opinião é compartilhada pelo editor da revista do Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap), da Faculdade de Direito, Igor Moraes Santos. Segundo ele, a migração para o Portal de Periódicos contribui para o resgate da imagem e da história “tão bonita” dessa publicação, que teve sua primeira edição na década de 1920, para a manifestação dos estudantes sobre questões internas à instituição ou de interesse nacional.
“Nesses tempos de tantos obstáculos para o sistema público de educação, esse suporte é fundamental, especialmente quando se trata de uma revista da graduação, feita por estudantes e para estudantes. Pretendemos recuperar nossa periodicidade e o objetivo original da revista, que é o de ser a porta de entrada para as primeiras experiências dos graduandos no processo de publicação, que envolve, entre outras etapas, a redação, a submissão para avaliação e a adaptação”, diz Igor Santos.
O Portal de Periódicos Científicos, segundo Carlos Basílio, está pronto para abrigar todas as publicações editadas por alguém com vínculo com a UFMG e que atendam a padrões mínimos de qualidade, que serão propostos pelo Comitê Gestor. “O objetivo não é policiar os periódicos, mas oferecer suporte e orientação para a conquista da qualidade. Atualmente, a UFMG conta com 71 periódicos, dos quais 12 já têm padrão internacional (e estão indexados em pelo menos duas bases internacionais), e 11 estão em processo de internacionalização (e estão indexados em uma base internacional)”.