Afeto e reconhecimento

A casa das revistas

Trinta publicações científicas já migraram para a nova plataforma do Portal de Periódicos da UFMG

“Tudo que nos une nos dá uma força incontestável. E é isso que vem ocorrendo com o Portal de Periódicos da UFMG.” A afirmação é da professora Edite Rocha, responsável, juntamente com o professor Fausto Borém, pela edição da revista Per Musi. Produzida há quase duas décadas pela pós-graduação da Escola de Música, a revista, classificada como Qualis A1, foi um dos primeiros dos 30 periódicos científicos – entre os 71 produzidos por professores, servidores e estudantes – que já migraram para a nova plataforma Open Journal System (OJS), do Portal de Periódicos Científicos da UFMG.

No mês de setembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resoluções que instituem a política e o Comitê Gestor do Portal de Periódicos, que, desde então, está definido como um serviço destinado a aprimorar a qualidade e a visibilidade das publicações científicas produzidas no âmbito da Universidade, promovendo sua criação e permanência, por meio de apoio institucional e financeiro. “Caberá ao Comitê Gestor, representado por membros das prós-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, da Biblioteca Universitária e dos periódicos científicos, a definição de critérios para normatização e uso desse serviço, em relação à produção e publicação”, explica o diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, professor Carlos Basílio Pinheiro, responsável pelo processo de institucionalização do Portal.

“O processo de migração para uma plataforma única, em versão atualizada, além de promover o sentido de comunidade científica, oferece às produções a marca UFMG e promove maior visibilidade, confiabilidade e segurança. Os editores recebem orientação e apoio de uma equipe formada por servidores da Pró-reitoria de Pesquisa (PrPq), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Biblioteca Universitária. Vale lembrar que o processo de migração é individualizado e não interfere no funcionamento das revistas”, incentiva Carlos Basílio.

Plataforma amigável

Para a editora da Per Musi, Edite Rocha, “inicialmente a migração foi assustadora, porque a transição dos dados não é totalmente automatizada, exigindo um trabalho extra, que tem de ser realizado manualmente”. Mas é algo, segundo ela, compensado muito rapidamente, “porque a plataforma tem muitos recursos user friendly, ou seja, é amigável, fácil de compreender e operar. Além disso, a equipe de apoio se desdobra para corresponder aos editores”.

Edite destaca também o Ciclo de Formação de Editores, coordenado pela PrPq, em parceria com a Biblioteca Universitária, como importante espaço para diálogo e orientação também sobre critérios de qualidade, leiaute, modelos e normas da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). “Esse suporte tem contribuído para elevar o conjunto das revistas a padrão internacional. Esse é, sem dúvida, um passo muito importante dado pela UFMG”, afirma.

Carlos Basílio (à direita), com Felipe Seppe e Carla Oliveira, da equipe gestora do Portal de Periódicos Foca Lisboa | UFMG

Os desafios enfrentados pelas revistas acadêmicas não são poucos, segundo Carlos Basílio. Há gastos com diagramação, tradução, aquisição de softwares para verificação de plágio e conversão do documento original em XML (padronização para publicação). Além disso, há exigências burocráticas como a aquisição de identificadores digitais (DOI, sigla em inglês), requisito para indexação da publicação em bancos internacionais como o Scopus, importante para que ela seja referenciada – o primeiro edital para aquisição de DOI para artigos e resenhas de periódicos científicos já está disponível na página da Pró-reitoria de Pesquisa (https://www.ufmg.br/prpq/wp-content/uploads/2019/12/edital_08_2019.pdf).

Para a editora da Per Musi, questões como essas tornam-se limitações à manutenção do alto padrão. “Naturalmente, quando se está à frente de uma publicação, o que mais se pretende é que ela seja, além de muito lida, também muito referenciada. Por isso, o apoio do Portal de Periódicos tem sido fundamental, tanto no aspecto financeiro quanto no que se refere à resolução de problemas que já estavam ficando incontornáveis, relacionados, por exemplo, a ações dos setores de compras e contabilidade”, comenta Edite Rocha.

História ‘tão bonita’

A opinião é compartilhada pelo editor da revista do Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap), da Faculdade de Direito, Igor Moraes Santos. Segundo ele, a migração para o Portal de Periódicos contribui para o resgate da imagem e da história “tão bonita” dessa publicação, que teve sua primeira edição na década de 1920, para a manifestação dos estudantes sobre questões internas à instituição ou de interesse nacional.

“Nesses tempos de tantos obstáculos para o sistema público de educação, esse suporte é fundamental, especialmente quando se trata de uma revista da graduação, feita por estudantes e para estudantes. Pretendemos recuperar nossa periodicidade e o objetivo original da revista, que é o de ser a porta de entrada para as primeiras experiências dos graduandos no processo de publicação, que envolve, entre outras etapas, a redação, a submissão para avaliação e a adaptação”, diz Igor Santos.

O Portal de Periódicos Científicos, segundo Carlos Basílio, está pronto para abrigar todas as publicações editadas por alguém com vínculo com a UFMG e que atendam a padrões mínimos de qualidade, que serão propostos pelo Comitê Gestor. “O objetivo não é policiar os periódicos, mas oferecer suporte e orientação para a conquista da qualidade. Atualmente, a UFMG conta com 71 periódicos, dos quais 12 já têm padrão internacional (e estão indexados em pelo menos duas bases internacionais), e 11 estão em processo de internacionalização (e estão indexados em uma base internacional)”.

Teresa Sanches