Afeto e reconhecimento

Do terceiro andar para o mundo

Projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social, web rádio veicula produções de estudantes sobre temas relevantes do cotidiano

Gabriel Faleiros, aluno do oitavo período do curso de Jornalismo, produziu, neste ano, a reportagem A luta pelo direito à moradia na Vila Acaba Mundo, que aborda os resultados de um trabalho jurídico realizado pelo programa de extensão Polos de Cidadania, vinculado à Faculdade de Direito, na comunidade da região sul de Belo Horizonte, que sofria com a especulação imobiliária. A reportagem foi veiculada na sexta temporada da Rádio Terceiro Andar, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMG. Na web rádio, estudantes e pessoas da comunidade externa interagem na abordagem de questões relevantes para a sociedade.

A Rádio Terceiro Andar foi criada em 2017, com a turma do quarto período. Baseada em experiências de produção radiofônica da professora Sônia Pessoa, coordenadora do projeto, a iniciativa é, também, fruto da disciplina laboratorial Rádio e Mídias Digitais e do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Para Sônia Pessoa, “a extensão parte do vínculo determinado pela participação mútua. Isso possibilita que redes sejam estabelecidas para fora da Universidade”.

O primeiro ano do projeto foi dedicado principalmente à estruturação da identidade da emissora, mas os alunos já produziam no laboratório de rádio da Fafich. Agora, já no final da sexta temporada, a proposta é a criação de um radiodocumentário. 

Conhecimento em mão dupla

Larissa Reis, do 5º período, escolheu falar do sonho de crianças de comunidades carentes com a profissionalização no futebol. Para desenvolver a reportagem, ela visitou, entre outros locais, o Campo São Bernardo, localizado na região da Pampulha, onde entrevistou jovens atletas e técnicos que usam a infraestrutura pública para os treinamentos. Ela acredita que “essa produção, além de ajudar a lidar com as questões com as quais um jornalista depara cotidianamente, pode levar o conhecimento gerado na academia para fora da Universidade e também promover o movimento inverso”. 

Em 2018, a Rádio Terceiro Andar passou a integrar a programação da Rádio UFMG Educativa. Às terças-feiras, um novo episódio é veiculado

Na linha da divulgação científica, a rádio também abriga atividades do projeto Teoria em Prosa: Saberes em Comunicação, coordenado pelos professores Bruno Souza Leal, Camila Mantovani, Phellipy Jácome e Sônia Pessoa, que convida profissionais consagrados para, de forma mais acessível, abordar conteúdos acadêmicos na rádio. 

Como a rádio está inserida no contexto de uma disciplina fundamentada nas mídias digitais, ela surgiu no formato web. Contudo, em 2018, o projeto de extensão passou a integrar a programação da Rádio UFMG Educativa. Às terças-feiras, um novo episódio é veiculado na emissora. Sônia Pessoa explica que essa parceria é importante porque a UFMG Educativa tem um outro tipo de alcance. “Como se trata de uma emissora FM, o vínculo propicia a troca com públicos que a web rádio não atinge normalmente.” 

Gabriel Faleiros entrevista o servidor Romerito Nascimento
Gabriel Faleiros entrevista o servidor Romerito Nascimento YouTube | Rádio Terceiro Andar

Prêmios e destaques

Apesar de recente, o projeto já ocupou novos espaços e rendeu reconhecimento. Em 2018, a série Eu existo e me movo: experiências e mobilidade de pessoas com deficiência foi apresentada na Intercom Sudeste 2018 e no 3º Fórum de Rádios e TVs Universitárias, em 2019 – ambos os eventos são organizados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O projeto também foi premiado no 3º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), durante a 27ª Semana do Conhecimento da UFMG. 

Também neste ano, Gabriel Faleiros teve reportagem reconhecida com o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog. O trabalho feito ao longo de 2019 expôs o cotidiano e os sentimentos de dois refugiados venezuelanos recém-chegados a Belo Horizonte. Gabriel mantém-se vinculado à Rádio Terceiro Andar desde que cursou a disciplina, em 2017, e esse vínculo foi um dos motivos que o fizeram escolher a web rádio como veículo para divulgação de sua reportagem e a professora Sônia Pessoa como sua orientadora nesse trabalho. 

Mais informações sobre a Rádio Terceiro Andar – o nome é referência ao pavimento da Fafich onde é realizada a maioria das atividades – estão no site do projeto e no Facebook.

Joice Lopes - Bolsista da Assessoria de Comunicação da Proex