No território comum

Acontece

Imersão nos negócios

Estão abertas, até 16 de fevereiro, as inscrições para a 16ª edição do Lemonade, iniciativa da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). O programa transforma ideias em negócios de alto impacto e forma empreendedores capazes de gerar novas soluções no mercado. Ao longo de oito semanas, os participantes mergulham no mundo dos negócios, transformando suas ideias em produtos e serviços de base tecnológica. 

Terão prioridade equipes formadas por profissionais de áreas diversas, com disponibilidade de tempo para dedicação ao programa. Até 50 projetos serão selecionados para participar dessa edição. As equipes escolhidas passarão por formação gratuita com conteúdos, palestras, mentorias, workshops e bancas avaliadoras. As 15 edições anteriores do Lemonade reuniram quase 300 mentores e mais de 1 mil empreendedores, totalizando 394 startups que se desenvolveram e já captaram mais de R$ 6 milhões.

Ansiedade e depressão

Estudantes de cursos da área de saúde da UFMG e de outras cinco universidades mineiras participam, em fevereiro, do Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários (PADu). O objetivo é gerar conhecimento e subsidiar as instituições com dados para a formulação de políticas de acolhimento, prevenção e promoção de saúde.

Discentes dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Odontologia vão responder a um questionário com informações sobre vida acadêmica, condições socioeconômicas e qualidade de vida, e sobre sintomas de depressão, ansiedade e estresse. A divulgação das informações obtidas será feita de forma coletiva, e o sigilo é garantido. As outras universidades federais participantes são as de Lavras (Ufla), de São João del-Rei (UFSJ), do Triângulo Mineiro (UFTM), de Ouro Preto (Ufop) e de Juiz de Fora (UFJF). As atividades e resultados do PADu podem ser acompanhadas no Facebook e no Instagram.

Iniciação científica

Professores doutores que desejam atuar como orientadores no Programa de Iniciação Científica Voluntária da UFMG podem se inscrever em regime de fluxo contínuo. Os professores poderão orientar até cinco voluntários de IC ao mesmo tempo. O objetivo do edital lançado pela Pró-reitoria de Pesquisa é ampliar as oportunidades de iniciação científica na UFMG.

O questionário para as inscrições está disponível no Sistema de Fomento da PRPq (acesso pelo MinhaUFMG). Os candidatos deverão apresentar um projeto de pesquisa na forma de resumo estendido, que deve conter justificativa, objetivos e metodologia. Os docentes aprovados indicarão os estudantes voluntários, também pelo Sistema de Fomento. 

Professores podem orientar até cinco estudantes
Professores podem orientar até cinco estudantes Foca Lisboa | UFMG

Ciências criminais

Novos debatedores serão selecionados para as atividades do Grupo de Estudos Avançados (GEA) em Sistemas Processuais, que se reúne na Faculdade de Direito da UFMG. Aberto a estudantes de direito e de outros cursos das ciências humanas e sociais, o grupo estimula a reflexão sobre temas das ciências criminais, por meio de encontros em que são debatidos textos propostos pela coordenação. 

O GEA em Sistemas Processuais é iniciativa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Os interessados devem se inscrever até 13 de fevereiro, no site do Instituto. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail grupodeestudos@ibccrim.org.br.

Pré-aposentadoria

A formação das turmas de 2020 do Programa de Educação para Aposentadoria começa nesta segunda-feira, 3, com a abertura das inscrições. Destinado aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG, o programa busca ampliar perspectivas e construir novos projetos de vida. As atividades serão realizadas de março a junho, nos campi Saúde e Pampulha. A programação inclui encontros vivenciais e reflexivos e palestras sobre temas como planejamento financeiro, legislação e relacionamento familiar. 

Iniciativa da Pró-reitoria de Recursos Humanos, o programa oferta 40 vagas, ­distribuídas em duas turmas. Todos os servidores em atividade podem se inscrever, mas há critérios de prioridade. As inscrições devem ser realizadas no site da PRORH, até 14 de fevereiro. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail pea@prorh.ufmg.br ou pelos ramais 3248 (Janaína) e 3242 (Guilherme).

Curta temporada na Espanha

O programa de bolsas de formação pós-doutoral de curta duração do Grupo Tordesilhas aceita inscrições, até 27 de março, de professores doutores brasileiros e portugueses. São oferecidas 12 bolsas com duração de um a três meses em uma das 21 universidades espanholas que integram a rede. A bolsa inclui passagem aérea de ida e volta, seguro-saúde e 1.200 euros para alojamento e manutenção na Espanha. 

Os candidatos devem apresentar carta de apresentação emitida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, que deve ser solicitada pelo e-mail programas@dri.ufmg.br. Também é necessário mostrar convite feito pela instituição de destino. Outras informações podem ser encontradas no informe do Programa ou solicitadas pelo e-mail gtordesillas.secretaria@uva.es.