O que os olhos não veem

Sobre neurobiologia

As inscrições para a primeira edição do Simpósio de Neurobiologia, agendada para 20 e 21 de março, no campus Pampulha, podem ser feitas até 18 de março. O objetivo do Simpósio é promover o aperfeiçoamento em temas de neurobiologia e a inserção de profissionais da área de educação e da saúde no ambiente acadêmico e científico. Outro objetivo é divulgar projetos de pesquisa realizados na Universidade.

A programação inclui ciclo de palestras, debates e minicurso sobre técnicas avançadas em neurologia. O minicurso tem 150 vagas e carga horária de 15 horas-aula. Os palestrantes serão os professores do Departamento de Morfologia Aline Silva de Miranda, Camila Megale Leite, João Vinícius Salgado, Paula Luciana Scalzo, Victor Rodrigues Santos e Vinícius de Toledo Ribas.

As inscrições devem ser feitas no site de cursos e eventos da Fundep.

Congresso de extensão

Candidatos a apresentar experiências no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), que será realizado de 15 a 17 de julho, no campus Pampulha, podem se inscrever até 15 de março, no site do evento. O congresso terá como tema Redes para promover e defender os direitos humanos.

Pessoas que desejam atuar como avaliadores de resumos dos trabalhos e das propostas de oficinas devem manifestar interesse até 8 de março. Os candidatos a fazer a mediação das redes de conversa têm até 15 de abril para se inscrever.

O evento reunirá pesquisadores, estudantes, professores, profissionais, representantes de movimentos sociais e público em geral para discutir os rumos da extensão universitária no Brasil. As atividades ocorrerão na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), nos Centros de Atividades Didáticas I e III e em outros espaços do campus Pampulha.

Capa da segunda edição da publicação
Capa da segunda edição da publicação Reprodução

Literatura e Arte

Acaba de ser lançada a segunda edição da revista Olympio – Literatura e Arte, editada por grupo integrado pela escritora e professora Maria Esther Maciel, vinculada à Faculdade de Letras da UFMG. Com 280 páginas de conteúdo inédito, de 47 autores, a edição contém depoimento do líder indígena Ailton Krenak, perfil do diretor teatral Zé Celso Martinez, assinado por Ignácio de Loyola Brandão, e revela trabalhos inéditos, no Brasil, da poeta norte-americana Emily Dickinson, do cineasta britânico Peter Greenaway, da escritora romena Aglaja Veteranyl e do argentino César Aira.

Criada em 2018, na capital mineira, a publicação explora as conexões da literatura com outros campos artísticos e do saber. A revista enfatiza a produção ficcional, poética e ensaística contemporânea, por meio de perfis e entrevistas, tradução de textos literários, relatos de viagem, ensaios visuais e fotográficos. A iniciativa teve o apoio da Editora Miguilim, em parceria com a Tlön Edições.

Olympio é vendida por R$ 54, em livrarias de Belo Horizonte, Ouro Preto e Poços de Caldas e nos sites da Amazon e da editora Miguilim.

Formação Transversal

As matrículas para as disciplinas optativas em graduação da Formação Transversal em Estudos Internacionais (FTEI) deverão ser feitas segundo o cronograma publicado pela Prograd. Oferecida desde 2019 pela Diretoria de Relações Internacionais, a Formação tem aulas ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola. O objetivo é propiciar imersão plural nos aspectos nacionais, étnicos e valorativos.

Estudantes da graduação da UFMG deverão se matricular na terceira fase da matrícula (percurso livre). Os membros da comunidade externa poderão inscrever-se na modalidade “disciplina isolada”

A carga horária para certificação na FTEI é de no mínimo 360 horas-aula nas disciplinas ofertadas. Conheça as disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2020

Português para concursos

O curso de Português para Concursos, que será realizado na modalidade a distância, no primeiro semestre de 2020, recebe inscrições até 17 de março, na página de cursos e eventos da Fundep. A capacitação é ofertada pelo Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG.

Destinado a preparar candidatos para concursos públicos, o curso tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca da gramática da língua portuguesa. Os cursos de línguas on-line do Cenex-Fale são abertos a qualquer pessoa da comunidade, alunos e não estudantes da UFMG, com idade a partir de 14 anos. O curso será realizado de 23 de março a 18 de julho, com carga horária de 52 horas-aula, na Fale, campus Pampulha.

Patologia veterinária

De 16 a 18 de março de 2020, será realizado o 3º Simpósio de Patologia Clínica Veterinária da UFMG, que tem o objetivo de promover a educação complementar e continuada de profissionais da área. As inscrições para participação no evento devem ser feitas até 16 de março, no site da Fepe.

A patologia clínica veterinária é a especialidade que executa e interpreta os exames laboratoriais. As palestras abordarão desordens urinárias e o modo de utilizar as ferramentas diagnósticas. Serão sete exposições de 60 minutos, com demonstrações de resolução de casos clínicos e mesas de debate, sempre no auditório principal da Escola de Veterinária, campus Pampulha, das 18h30 às 22h.