Bibliotecas mais acessíveis

Plantas medicinais e fitoterápicos

O curso de extensão em plantas medicinais e fitoterápicos, que atualiza conhecimentos de estudantes e profissionais das ciências biomédicas e áreas afins, aceita inscrições até 6 de março. A formação inclui políticas públicas e legislação aplicada, substâncias ativas encontradas em espécies vegetais, aplicações terapêuticas, interações e toxicidade e produção e controle de qualidade de fitoterápicos, que são medicamentos dotados de princípios ativos obtidos de partes de plantas.

Promovido pelo Laboratório de Farmacognosia e Homeopatia da Faculdade de Farmácia da UFMG (Gnosiah), o curso, que será realizado nos dias 6 e 7 de março, é estruturado em oito módulos independentes, cada um com 15 horas-aula. As atividades serão realizadas das 18h às 22h e das 7h30 às 18h30, respectivamente. Há 50 vagas, cinco delas reservadas para bolsistas. Outras informações podem ser obtidas no site de cursos e eventos da UFMG e pelo e-mail gnosiah.farmacia.ufmg@gmail.com.

Música: mestrado e doutorado

Os cursos de mestrado e doutorado da Pós-graduação em Música receberão inscrições de 2 a 31 de março, para ingresso no segundo semestre deste ano. Há 27 vagas para o mestrado e 22 para o doutorado. Vagas para candidatos autodeclarados negros estão reservadas.

O processo seletivo terá prova escrita e arguição, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A prova será no dia 15 de maio, e os aprovados serão arguidos de 9 a 17 de junho. Outras informações estão no edital regular e no suplementar – este último trata da oferta de vagas para indígenas e pessoas com deficiência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4717, pelo e-mail ppgmus@musica.ufmg.br ou na página do programa.

Ouvidoria

Os coletores de resíduos localizados no campus Pampulha estão recebendo adesivos que divulgam a Ouvidoria Geral da UFMG e ainda revitalizam o equipamento. A iniciativa, que se junta a outras, como a afixação, semestral, de cartazes nas unidades acadêmicas e administrativas, integra esforço iniciado no ano passado para estimular a comunidade universitária a procurar a Ouvidoria com denúncias, reclamações e sugestões. O anonimato é garantido.

A Ouvidoria faz, em média, 100 atendimentos por mês, volume considerado pequeno frente ao tamanho da comunidade. A ouvidora geral, professora Joana Ziller, explica que a instância recebe, encaminha as manifestações e acompanha os desdobramentos para manter informada a pessoa que a procurou. “Para lidar com as questões delicadas, a Universidade precisa, antes de tudo, saber que elas existem. A Ouvidoria é a porta de entrada dessas questões, que são tratadas para que as pessoas tenham um ambiente melhor na UFMG”, afirma.

Ouvidoria
Arte dos adesivos da Ouvidoria que estampam os coletores de resíduosRogério Rodrigues | Ouvidoria UFMG

O contato com a Ouvidoria deve ser feito pelo telefone (31) 3409-6466 e pelo e-mail ouvidoria@ufmg.br. O material gráfico foi criado por Rogério Rodrigues, graduado em Artes Visuais pela UFMG.

Exercícios adaptados

Estudantes de graduação e pós-graduação com deficiência podem fazer pré-inscrição, até 28 de fevereiro, em projeto que promove a prática de exercícios (natação e treinamento funcional). O objetivo da iniciativa é contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

As atividades são realizadas no Centro Esportivo Universitário (CEU), sob a supervisão de profissionais de educação física especializados no atendimento de pessoas com deficiência. O projeto é coordenado pela professora Andressa da Silva de Mello, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional, e conta com parceria do Programa Superar, da Secretaria de Esportes e Lazer de Belo Horizonte.

As atividades, gratuitas, são realizadas às terças e quintas, a partir das 8h. Para participar, o estudante deverá apresentar atestado médico recente para a prática adaptada, submeter-se a avaliação física e ser sócio do CEU. Informações podem ser solicitadas pelo telefone 3277-4546 ou pelo e-mail programasuperarufmg@gmail.com.

Exposições na Fale

O Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) abre, pela primeira vez, chamada pública para a escolha de exposições relacionadas ao universo das letras a serem montadas em sua galeria. Os candidatos podem propor mostras individuais, coletivas e propostas curatoriais, além de eventos vinculados, como bate-papos e oficinas.

Serão eleitas duas propostas, para os períodos de 27 de maio a 30 de julho deste ano, e 11 de novembro de 2020 a 11 de fevereiro de 2021. As inscrições podem ser feitas até 6 de abril, pelo e-mail selecao.cmfale@gmail.com. Leia o edital aqui

Domingo no campus

O projeto Domingo no Campus retoma suas atividades com edição em 29 de março, na Pampulha. Estudantes, docentes e técnicos com interesse em promover atividades durante a programação podem enviar suas propostas até as 16h do dia 2 de março, em formulário eletrônico.

As propostas podem contemplar atividades esportivas, recreativas, brincadeiras e práticas artísticas e culturais que não exijam palco nem equipamentos de amplificação. As ações são voluntárias, e a UFMG não se responsabiliza por custeio ou fornecimento de materiais.

As outras edições do Domingo no Campus neste ano serão realizadas em 17 de maio, no campus de Montes Claros, 7 de junho e 13 de setembro (ambas na Pampulha).