Acontece
Plantas medicinais e fitoterápicos
O curso de extensão em plantas medicinais e fitoterápicos, que atualiza conhecimentos de estudantes e profissionais das ciências biomédicas e áreas afins, aceita inscrições até 6 de março. A formação inclui políticas públicas e legislação aplicada, substâncias ativas encontradas em espécies vegetais, aplicações terapêuticas, interações e toxicidade e produção e controle de qualidade de fitoterápicos, que são medicamentos dotados de princípios ativos obtidos de partes de plantas.
Promovido pelo Laboratório de Farmacognosia e Homeopatia da Faculdade de Farmácia da UFMG (Gnosiah), o curso, que será realizado nos dias 6 e 7 de março, é estruturado em oito módulos independentes, cada um com 15 horas-aula. As atividades serão realizadas das 18h às 22h e das 7h30 às 18h30, respectivamente. Há 50 vagas, cinco delas reservadas para bolsistas. Outras informações podem ser obtidas no site de cursos e eventos da UFMG e pelo e-mail gnosiah.farmacia.ufmg@gmail.com.
Música: mestrado e doutorado
Os cursos de mestrado e doutorado da Pós-graduação em Música receberão inscrições de 2 a 31 de março, para ingresso no segundo semestre deste ano. Há 27 vagas para o mestrado e 22 para o doutorado. Vagas para candidatos autodeclarados negros estão reservadas.
O processo seletivo terá prova escrita e arguição, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A prova será no dia 15 de maio, e os aprovados serão arguidos de 9 a 17 de junho. Outras informações estão no edital regular e no suplementar – este último trata da oferta de vagas para indígenas e pessoas com deficiência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4717, pelo e-mail ppgmus@musica.ufmg.br ou na página do programa.
Ouvidoria
Os coletores de resíduos localizados no campus Pampulha estão recebendo adesivos que divulgam a Ouvidoria Geral da UFMG e ainda revitalizam o equipamento. A iniciativa, que se junta a outras, como a afixação, semestral, de cartazes nas unidades acadêmicas e administrativas, integra esforço iniciado no ano passado para estimular a comunidade universitária a procurar a Ouvidoria com denúncias, reclamações e sugestões. O anonimato é garantido.
A Ouvidoria faz, em média, 100 atendimentos por mês, volume considerado pequeno frente ao tamanho da comunidade. A ouvidora geral, professora Joana Ziller, explica que a instância recebe, encaminha as manifestações e acompanha os desdobramentos para manter informada a pessoa que a procurou. “Para lidar com as questões delicadas, a Universidade precisa, antes de tudo, saber que elas existem. A Ouvidoria é a porta de entrada dessas questões, que são tratadas para que as pessoas tenham um ambiente melhor na UFMG”, afirma.
O contato com a Ouvidoria deve ser feito pelo telefone (31) 3409-6466 e pelo e-mail ouvidoria@ufmg.br. O material gráfico foi criado por Rogério Rodrigues, graduado em Artes Visuais pela UFMG.
Exercícios adaptados
Estudantes de graduação e pós-graduação com deficiência podem fazer pré-inscrição, até 28 de fevereiro, em projeto que promove a prática de exercícios (natação e treinamento funcional). O objetivo da iniciativa é contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
As atividades são realizadas no Centro Esportivo Universitário (CEU), sob a supervisão de profissionais de educação física especializados no atendimento de pessoas com deficiência. O projeto é coordenado pela professora Andressa da Silva de Mello, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional, e conta com parceria do Programa Superar, da Secretaria de Esportes e Lazer de Belo Horizonte.
As atividades, gratuitas, são realizadas às terças e quintas, a partir das 8h. Para participar, o estudante deverá apresentar atestado médico recente para a prática adaptada, submeter-se a avaliação física e ser sócio do CEU. Informações podem ser solicitadas pelo telefone 3277-4546 ou pelo e-mail programasuperarufmg@gmail.com.
Exposições na Fale
O Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) abre, pela primeira vez, chamada pública para a escolha de exposições relacionadas ao universo das letras a serem montadas em sua galeria. Os candidatos podem propor mostras individuais, coletivas e propostas curatoriais, além de eventos vinculados, como bate-papos e oficinas.
Serão eleitas duas propostas, para os períodos de 27 de maio a 30 de julho deste ano, e 11 de novembro de 2020 a 11 de fevereiro de 2021. As inscrições podem ser feitas até 6 de abril, pelo e-mail selecao.cmfale@gmail.com. Leia o edital aqui.
Domingo no campus
O projeto Domingo no Campus retoma suas atividades com edição em 29 de março, na Pampulha. Estudantes, docentes e técnicos com interesse em promover atividades durante a programação podem enviar suas propostas até as 16h do dia 2 de março, em formulário eletrônico.
As propostas podem contemplar atividades esportivas, recreativas, brincadeiras e práticas artísticas e culturais que não exijam palco nem equipamentos de amplificação. As ações são voluntárias, e a UFMG não se responsabiliza por custeio ou fornecimento de materiais.
As outras edições do Domingo no Campus neste ano serão realizadas em 17 de maio, no campus de Montes Claros, 7 de junho e 13 de setembro (ambas na Pampulha).