No divã da internet

Mercado pitoresco

O Centro Cultural UFMG abriga, até 5 de abril, a exposição Viagem pitoresca pelo Mercado Central de BH, da artista plástica Rita de Souza. A mostra reúne 25 desenhos em grafite sobre papel que valorizam elementos que remetem a histórias e lembranças e buscam instigar a memória do visitante por meio dos objetos representados. O processo de criação das obras foi desenvolvido de 2015 a 2018 com base em expedições de Rita de Souza ao Mercado Central, que concentra múltiplos aspectos da cultura mineira.

Nascida em Belo Horizonte, Rita é bacharel e licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG e graduada em História da Arte pela Université de Montréal, no Canadá. A mostra pode ser visitada na sala Celso Renato do Centro Cultural, que fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro, próximo à Praça da Estação. A entrada é gratuita.

Educação pública

A doutoranda em Linguística Aplicada Érica Sarsur, do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras, está recrutando voluntários de diferentes regiões, idades, classes sociais, profissões e níveis de escolaridade para responder a um questionário on-line que tem o objetivo de identificar a percepção do brasileiro sobre educação pública.

O conjunto de respostas deverá revelar como as pessoas enxergam a condição social dos estudantes de escolas públicas, como avaliam o sistema de cotas, a qualidade dos professores brasileiros e a forma de ingresso de alunos de escolas públicas em universidades.

O preenchimento do questionário tem duração máxima estimada de dez minutos, e o anonimato do participante será assegurado. A pesquisa é orientada pelo professor Christian Degache, do Poslin. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao endereço de e-mail esarsur1@gmail.com.

Prédio da Reitoria no campus Pampulha
Prédio da Reitoria no campus Pampulha Raphaella Dias | UFMG

Ranking dos emergentes

A UFMG é a instituição federal brasileira de ensino superior mais bem classificada no Emerging Economies University Rankings 2020, da revista britânica Times Higher Education (THE). No levantamento, divulgado no último dia 19, a instituição integra, pela primeira vez, o primeiro quartil de classificação, ou seja, figura na faixa das 25% melhores entre todas as universidades incluídas na avaliação. A UFMG é a única federal brasileira com presença nesse grupo.

Ao todo, 533 universidades de 47 países ou regiões foram listadas na edição deste ano, que abrange mais de 30 campos do conhecimento. A UFMG alcançou a quarta colocação no Brasil (132º lugar geral), atrás da USP (14ª posição geral), da Unicamp (55ª colocação) e da PUC-Rio (88º lugar). A segunda federal brasileira mais bem posicionada no levantamento é a UFRGS (134º lugar geral).

O levantamento reúne países, como a China, que já estão entre as maiores economias do mundo, apesar de consideradas emergentes por uma série de outros critérios.

Nos últimos anos, a UFMG manteve curva crescente em sua posição relativa no ranking. Em 2017, em um universo de 300 instituições, a Universidade integrava o percentil 43 do montante, na 129ª posição. Neste ano, entre 533 instittuições, a Universidade ficou na 132ª posição, passando a integrar o percentil 25 das mais bem avaliadas. Os indicadores do Emerging Economies University Rankings consideram as prioridades de desenvolvimento das universidades das economias emergentes.

Medo das ciências?

O projeto de extensão Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG, será realizado neste semestre orientado pelo tema Quem tem medo das ciências?. As discussões terão foco nas relações da filosofia com a arte e as ciências humanas e exatas.

As conversas terão como fios condutores os conceitos de verdade, conhecimento, argumentação e justificação, à luz de autores clássicos como Aristóteles, Galileu, Dante e Brecht. Os módulos vão abordar Cosmologias filosóficas e suas apropriações poéticas (professores Fernando Rey Puente e Maria Cecília Coelho), Ciência, crítica e esclarecimento (Eduardo Soares), Aspectos da revolução científica (Tulio Xavier) e Uma lógica da desinformação (Abílio Rodrigues). Todos os professores são do Departamento de Filosofia.

O curso, dividido em quatro módulos, ocorrerá de 11 de março a 24 de junho, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, e as inscrições devem ser feitas até 12 de março, no caso do curso completo. Para módulos específicos, há prazos diferentes. As inscrições podem ser feitas no site da Fundep.

‘Loucuras femininas’

O curso A psicanálise e as loucuras femininas: contemporâneas e de outrora recebe inscrições, até 15 de março, na página da Fundep. Com 16 horas-aula, a formação é aberta, sobretudo a estudantes e profissionais da área de saúde mental.

O curso vai tratar da feminilidade dos tempos atuais e do passado, com base em casos descritos nos textos da psicopatologia lacaniana e freudiana. Com base nesses registros, as consequências das ditas “loucuras femininas” serão analisadas de acordo com o discurso atual. A cada semana, diferentes expositoras abordarão uma história diferente.

As aulas serão realizadas no Conservatório UFMG, de 18 de março a 24 de junho, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. São oferecidas 66 vagas.