No divã da internet

Aqui, o Brasil se encontra

UFMG reforça seu caráter diverso ao receber calouros de todas as regiões do país, negros, indígenas e pessoas com deficiência

Nesta segunda-feira, 2, a UFMG abre seu primeiro período letivo, com uma programação especial para receber os cerca de três mil estudantes aprovados na primeira edição anual do Sisu 2020 e do Vestibular de Habilidades. Em solenidades que ocorrem às 9h e às 19h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD I), campus Pampulha, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor, Alessandro Moreira, dão boas-vindas aos calouros.

A primeira aula será ministrada em seguida pela professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política da Fafich, que falará sobre Direitos humanos e vida universitária. Ainda como parte da programação, os calouros assistirão à apresentação do Grupo de Percussão da Escola de Música, coordenado pelos professores Fernando Chaib e Fernando Rocha. Os estudantes do noturno participam da mesma programação.

Até o dia 30 de março, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), responsável pelas políticas de assistência estudantil e ações afirmativas da Universidade, disponibiliza aos estudantes a Tenda Viver UFMG, na Praça de Serviços, das 8h às 19h, de segunda a quinta-feira.

Os estudantes serão orientados sobre a rotina acadêmico-administrativa, os programas de assistência à moradia, alimentação, transporte, saúde, esportes e cultura. Também integram a programação da Tenda Viver UFMG rodas de conversa, oficinas culturais, cinema, forró e passeios pelo campus. As inscrições devem ser realizadas pela internet. Na tarde desta segunda, das 14h às 16h, serão promovidos a caminhada cultural no campus Pampulha e passeios de ônibus com destino a dois espaços da UFMG: Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) e Estação Ecológica. O ponto de partida e de chegada será sempre na Praça de Serviços.

Cara do Brasil

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, nos seus quase 93 anos de história, a UFMG se enriquece com a chegada desses estudantes, que também trazem suas histórias, experiências e sonhos. “Essa nova geração de estudantes encontrará uma universidade que é a cara do Brasil, uma comunidade de cerca de 60 mil pessoas com representantes de todos os estados (exceto Acre), negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas, brancos, pessoas com deficiência, além de  oriundos de países da Europa, África e América. Esse mundo aqui representado é uma oportunidade que mistura formação profissional, cultural e social”, observa.

Veteranos deram boas-vindas aos colegas calouros durante o registro presencial
Veteranos deram boas-vindas aos colegas calouros durante o registro presencial Raphaella Dias | UFMG

Durante a aula inaugural do semestre, a professora Marlise Matos promete “estimular os estudantes a refletir sobre o processo de produção do conhecimento na universidade e o papel desse espaço como campo de conhecimento científico e de retórica e poder no enfrentamento das desigualdades e de toda forma de opressão”.

“Sinto-me honrada com o convite para conduzir a aula inaugural sobre um tema que é muito caro na minha trajetória. Acredito que o sistema de ensino tem o papel de disseminar valores éticos, humanos, formando sujeitos críticos em relação à realidade e conscientes sobre as nossas políticas”, acrescenta Marlise.

Segundo a professora, a universidade acaba refletindo e replicando as violações de direitos existentes na sociedade na qual ela está inserida. Os estudantes serão chamados a fazer uma reflexão sobre as diversas formas de opressão, sobre a função das universidades, sobretudo públicas, na produção de conhecimento que seja prudente e responsável nesse contexto de desigualdades e violências.

A trajetória da professora Marlise Matos passa pela coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem), pela Formação Transversal em Direitos Humanos e pela Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, a primeira iniciativa da Cátedra de mesmo tema, que reúne universidades públicas do Brasil, Paraguai, Uruguai e da Argentina.

Estudantes internacionais

De 2 a 4 de março, 116 estudantes de cerca de 20 países participam da Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A programação inclui apresentações sobre a Universidade, dicas culturais sobre Belo Horizonte e passeios pelo campus Pampulha.

Nesta segunda, os alunos serão recepcionados a partir das 9h, no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), pelo diretor de Relações Internacionais, Aziz Tuffi Saliba. Em seguida, o professor da Faculdade de Letras Henrique Leroy apresentará aos estudantes as oportunidades para aprender português como língua adicional.

Na terça, das 14h às 16h, na Arena da Praça de Serviços, os calouros internacionais encontrarão com seus padrinhos e madrinhas, voluntários da comunidade acadêmica da UFMG. Eles ajudarão seus afilhados ao longo do semestre letivo em rotinas acadêmico-administrativas e na adaptação cultural, participando de eventos, sugerindo programações para fins de semana, apresentando as unidades acadêmicas da UFMG, entre outras atividades. A programação da recepção está disponível aqui.

Teresa Sanches