Edifício de memória e arte

Acontece

Feira do livro

Feira do Livro na Praça de Serviços: 42 editoras
Feira do Livro na Praça de Serviços: 42 editoras Sarah Dutra | UFMG

A 11ª Feira do Livro da UFMG será realizada de 25 a 28 de março, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Neste ano, 42 editoras participam do evento, em que serão vendidos livros com descontos de, no mínimo, 40% do valor de capa, inclusive lançamentos.

A feira vai funcionar das 9h às 20h nos dias de semana e até 17h no sábado. Entre as editoras que participam da edição estão Autêntica, Grupo Companhia das Letras, C/Arte, Edusp, Mazza Edições, Martins Fontes, Grupo Editorial Record, Todavia, Ubu e a própria Editora UFMG.

Identidade em concurso

A identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 será escolhida por concurso. O tema desta edição é Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira, e a iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) conta com parceria do Museu Itinerante Ponto UFMG. 

Podem participar estudantes do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio de escolas públicas e privadas. As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário. A avaliação dos desenhos, que devem ser coloridos e com fundo transparente, vai considerar criatividade, fidelidade ao tema, aplicabilidade, originalidade, comunicabilidade e qualidade artística.

A 17ª Semana ocorrerá de 20 a 25 de outubro. O Museu Ponto UFMG é um espaço científico-cultural interativo, adaptado em unidade móvel que atende, primordialmente, escolas e cidades de Minas Gerais. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até as 16h59 do dia 16 de março. Mais informações estão no site do concurso.


Leitura do lugar

Resultado de pesquisa do grupo Praxis, da Escola de Arquitetura da UFMG, a plataforma Leitura do Lugar é ferramenta digital que possibilita a representação do espaço urbano sob a ótica dos moradores. A plataforma é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Carolina Almeida, graduada em Arquitetura e Urbanismo, e foi desenvolvida em projeto de iniciação científica, sob orientação da coordenadora do Praxis, professora Denise Morado.

Há dois anos, o grupo iniciou o estudo Territórios populares, que tem o objetivo de deslocar o olhar sobre os espaços urbanos, especialmente aqueles caracterizados pela ocupação e autoconstrução, do ponto de vista técnico e acadêmico para o das pessoas que vivem nesses espaços, legitimando sua percepção. 

A pesquisa priorizou o Eixo Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e baseou-se em informações como serviços disponíveis, trajetos possíveis e tipos de imóveis. 

O trabalho foi abordado em vídeo produzido pela TV UFMG 


Artes e educação

A revista PÓS, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes, recebe trabalhos até 15 de maio, sobre o tema Artes e experiências interativas na educação. Em sua vigésima edição, a publicação reúne artigos e ensaios visuais. 

O número reunirá material dividido em duas seções: uma sobre práticas, imbricações e relações em pesquisa e outra sobre histórias, memórias e políticas em artes e seu ensino/aprendizagem formal e não formal. A publicação se abre também a trabalhos de outras linhas do programa, como artes da cena, artes plásticas, visuais e interartes, cinema e poéticas tecnológicas.

Engenharia de software

O professor Marco Tulio Valente, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, acaba de lançar o livro Engenharia de software moderna, destinado à graduação e à extensão na área de computação. Com 368 páginas e 10 capítulos, a obra trata de princípios e práticas que foram responsáveis pelo sucesso de grandes empresas de software, incluindo líderes da internet e startups.

O volume cobre desde métodos ágeis de desenvolvimento de software, como Scrum e Kanban, até práticas modernas de implantação de software, como DevOps. 

A obra está disponível apenas em formato digital, em uma plataforma chamada LeanPub. Atualizações serão liberadas continuamente e logo distribuídas para os leitores. Além dessa versão em formato de e-book, o livro tem uma versão aberta, em HTML. Mais informações estão no site da publicação.


Técnicas gráficas

O projeto Gabinete do Livro realiza a décima edição da sua mostra com o tema Risografia/ serigrafia/tipografia na impressão das editoras independentes. Sob a curadoria de Ana Utsch e Flávio Vignoli, a exposição está montada no Centro de Memória da Faculdade de Letras.

O foco da mostra está na pluralidade do trabalho gráfico desenvolvido pelas editoras independentes. Técnicas de impressão e inscrição da palavra e da imagem como risografia, serigrafia e tipografia são elementos explorados pelos curadores. Um dos objetivos do trabalho é mostrar a relação entre a técnica gráfica e a produção editorial, textual e artística contemporânea.

Para expressar a diversidade da produção gráfico-editorial no Brasil, foram selecionados trabalhos de editoras independentes, coletivos e artistas de várias cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Fortaleza, Londrina, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A mostra pode ser visitada até 2 de abril, de segunda a quinta-feira, das 11h às 13h e das 14h às 18h30. O Centro de Memória fica na sala 2010 da Fale. Mais informações podem ser obtidas nesta página.