Suporte à formação

A caminho dos 110

Faculdade de Medicina prepara calendário especial para comemorar seu centésimo décimo ciclo de fundação

Vista de pátio interno da Faculdade de Medicina, que há seis décadas está instalada na Avenida Alfredo Balena, na região hospital de Belo Horizonte
Vista de pátio interno da Faculdade de Medicina, que há seis décadas está instalada na Avenida Alfredo Balena, na região hospitalar de BH Lucas Braga / UFMG

Conferências de grandes temas da área da saúde, apresentação de corais e confraternização entre profissionais marcam o início das ações de celebração dos 110 anos da Faculdade de Medicina da UFMG, que serão completados em 2021. O ciclo começou no dia 5 de março, data em que a Instituição comemorou 109 anos de fundação.

As Conferências do saber abrirão espaço para expoentes da saúde, e cada departamento promoverá discussões sobre os temas mais atuais de sua área. As ações começam neste mês e seguem durante o período letivo até o fim de 2021. “A ideia das Conferências é compartilhar conhecimentos entre os membros dos departamentos. Dar chance às áreas específicas de discutir o que é mais pungente naquela área e como elas se encaixam nos debates globais, maiores”, explica o diretor da Faculdade, Humberto José Alves. A série será aberta no próximo dia 27 pelo professor João Gabriel Fonseca, que falará sobre a medicina na contemporaneidade.

Na área cultural, a série Noite dos corais celebrará o aniversário com apresentação de corais da UFMG. A atividade Integração, destinada aos funcionários da Faculdade, foi idealizada para ser um espaço de confraternização e fortalecimento de laços pessoais e profissionais da equipe, e também de intercâmbio de conhecimentos, informações e memórias. “Criamos a programação pensando também no bem-estar no trabalho. A ideia é sempre criar um ambiente amistoso, aumentando os vínculos, descobrindo talentos que possam ser estimulados e que são importantes para a vida. O trabalho e o estudo não podem ser as únicas coisas importantes da vida da nossa comunidade acadêmica”, argumenta o diretor.

As Conferências do saber abrirão espaço para expoentes da saúde, e cada departamento promoverá discussões sobre os temas mais atuais de sua área.

Entre as prioridades do ciclo, está a promoção da saúde dos profissionais e alunos da Instituição. “A comunidade passa boa parte do dia na Faculdade, e claro que o objetivo é cumprir suas funções, mas temos a obrigação de nos preocupar com a saúde dos nossos trabalhadores e dos alunos. Além do bem-estar, isso também afeta o resultado, já que, se a pessoa não estiver bem, não trabalha nem estuda bem”, acrescenta.

109 anos de serviços prestados

A história de Belo Horizonte coincide com a da Faculdade. “Os profissionais que trabalharam para formar médicos aqui contribuíram muito para a saúde da comunidade nos primórdios da cidade. Ao lado dos serviços de assistência, passou a funcionar também a Faculdade. Hoje estamos integrados à cidade, com ótimo acesso. No campus, transita parte importante das pessoas que buscam resolver questões de saúde, tanto moradores de BH quanto do interior”, diz Humberto Alves.

Hoje, a Faculdade sedia, além do curso de Medicina, os de Fonoaudiologia e Radiologia. “Mais recentemente, contribuímos com fonoaudiólogos e profissionais da radiologia, que exercem papel importante no setor de saúde da cidade e do estado. Temos egressos espalhados pelo mundo”, afirma o professor.

Entre os desafios das próximas décadas, o diretor destaca a saúde global, que envolve a sociedade e o planeta. “A saúde é do indivíduo, mas sofre interferência do entorno, do ambiente. A gente adoece junto com o planeta”, ressalta.

A programação completa dos 110 anos será publicada em site especial, que conta parte da história da Faculdade em imagens. Outra iniciativa, o selo comemorativo de 110 anos, acompanhará a marca da Faculdade nas assinaturas durante o ano de comemorações. As ações são definidas por comissão formada por representantes de professores, servidores técnico-administrativos e discentes

Vítor Maia, jornalista do Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina