Suporte à formação

JORNADA DE EXTENSÃO

Estão abertas, até 23 de março, as inscrições para a 19ª edição da Jornada de Extensão da UFMG. Estudantes, bolsistas, coordenadores de projetos e programas de extensão podem submeter trabalhos. As principais atividades que vão compor a programação são a Mostra de resultados e produtos extensionistas e as Rodas de conversas. É possível  inscrever-se como ouvinte até a véspera do evento. A Jornada será realizada no dia 29 de abril, das 14h às 22h, no Centro de Atividades Didáticas I (CAD I), campus Pampulha.

A inscrição dos projetos deverá ser feita pelo seu coordenador, e será aceita apenas uma inscrição por atividade. Todas as ações selecionadas serão divulgadas a partir de 7 de abril, no site da Jornada. A Mostra de resultados e produtos extensionistas terá lugar no saguão do CAD I, das 15h às 19h. As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário.

As Rodas de conversa ocorrerão das 16h às 18h, também no CAD I. A atividade tem o objetivo de ampliar a troca de experiências e conhecimentos entre servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes e comunidades, com base nas práticas desenvolvidas nas atividades de extensão. As inscrições devem ser feitas aqui

Jornada de Extensão será realizada mais uma vez no CAD1, no campus Pampulha
Jornada de Extensão será realizada mais uma vez no CAD1, no campus Pampulha Arquivo Proex

DIA do DNA

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Fundação Danilo Pena (Fundape) estão promovendo dois concursos – um de ensaios e outro de representações artísticas – em homenagem ao Dia do DNA. Os vencedores serão anunciados no dia 24 de abril, no auditório 3 do ICB.

O concurso de ensaios é aberto a estudantes do primeiro período dos cursos do ICB, que poderão produzir trabalhos sobre o teste de ancestralidade – exame que identifica a ascendência genética de uma pessoa. As inscrições podem ser feitas até 6 de abril. Conheça o regulamento.

O concurso de representações do DNA aceita apenas trabalhos originais, que podem se valer de diferentes materiais e formas: digital, urbana, artesanato, desenho, design, dobradura, escultura, fotografia, mosaico, música, pintura e poesia. As inscrições devem ser feitas até 19 de abril, e o regulamento está disponível neste site. Os dois concursos oferecem três prêmios nos valores de R$500, R$300 e R$200.

FORMAÇÕES TRANSVERSAIS

As formações Transversais em Divulgação Científica e em Direitos Humanos promoverão suas aulas inaugurais nos dias 24 e 25 de março, respectivamente. A primeira delas reunirá os professores Renato Dagnino, da Unicamp, e Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG, para discussão sobre as tecnociências que têm sido produzidas no Brasil, seu impacto no desenvolvimento do país e o papel da divulgação científica nesse processo. A aula terá início às 18h30, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

No dia 25, a aula inaugural da formação em Direitos Humanos vai estabelecer a relação entre mídia, comunicação e direitos humanos. Será abordado o episódio, ocorrido em junho do ano passado, em que o jornalista norte-americano Glenn Greenwald tornou-se alvo de críticas por ter vazado mensagens de textos sobre a operação Lava Jato. A aula começará às 14h, no auditório 1 da Face, e  será ministrada pela professora Laura Guimarães Corrêa, do Departamento de Comunicação Social da Fafich.

As duas atividades são abertas ao público e dispensam inscrição prévia. Para emissão de certificado, o interessado deve preencher formulário eletrônico. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-4427.

E-BOOK SOBRE EGRESSOS

Foi lançado neste mês, pela Editora UFMG, o e-book UFMG Pesquisa Egressos. Organizado pelo diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), Estevam Barbosa de Las Casas, pela professora Daisy Moreira Cunha, da Faculdade de Educação (FaE), e pela pesquisadora Tatiana Queiroz, doutora em Ciência da Informação pela UFMG, o livro é resultado da articulação entre diversos setores, serviços e pesquisadores da Universidade que se dedicam à temática dos estudantes egressos, com foco em pesquisas sobre o perfil dos alunos, seus percursos e experiências.

Os autores dos estudos publicados debatem questões como a importância das pesquisas e as dificuldades inerentes a elas. Também tratarão das diferentes possibilidades de formação oferecidas pela UFMG e suas implicações para a inserção no mercado de trabalho.

O lançamento simbólico será no dia 16 de março, das 9h às 11h, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação.

SÃO JOÃO ESPELHADA

Com mais de 300 anos de história, São João del-Rei é referência histórica e arquitetônica para Minas Gerais e para o Brasil. Com o objetivo de chamar a atenção para o patrimônio do município, a fotógrafa Thais Andressa estruturou a mostra Cidade refletida, instalada no Espaço Experimentação do Centro Cultural UFMG, que pode ser visitada até 12 de abril, com entrada gratuita.

Thais Andressa nasceu na cidade e formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Como fotógrafa, realizou exposições individuais no Centro Cultural UFSJ e no Museu Regional da cidade.