Suporte à formação

Chamadas para a mobilidade

Empresas e instituições de pesquisa podem concorrer, em parceria, a recursos destinados a soluções para o setor automotivo

Evento de lançamento das chamadas foi realizado na UFMG
Evento de lançamento das chamadas foi realizado na UFMG Foca Lisboa / UFMG

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG (Fundep) lançou três chamadas para projetos de inovação destinados ao desenvolvimento da cadeia automotiva no Brasil. A iniciativa é parte do Programa Rota 2030, do governo federal, de estímulo a soluções nas áreas de logística e mobilidade.

Os três editais são vinculados à Linha V do programa, que contempla biocombustíveis, propulsão e segurança veicular. Os recursos previstos para essa fase somam R$ 21 milhões, e os projetos devem prever parcerias de instituições de ciência e tecnologia com empresas do segmento.

Para a seleção dos projetos, a Fundep constituiu comitê técnico, composto de professores de universidades, como a UFMG e a Unicamp, e representantes de associações do setor, como a Anfavea, que reúne as montadoras de veículos, e a AEA, dos engenheiros. São 11 membros titulares e 11 suplentes. A UFMG é representada no comitê pelos professores Vania Pasa, do Departamento de Química, e Juan Carlos Horta, do Departamento de Engenharia Mecânica.

A expectativa é que sejam contemplados 12 projetos para os três editais. A chamada Biocombustíveis vai apoiar iniciativas relacionadas, sobretudo, à bioenergia eficiente; Segurança veicular busca projetos que tratem de materiais, redução de impacto e tecnologias de proteção; Propulsão alternativa à combustão cuida de veículos elétricos ou híbridos, por exemplo.

Cada uma das cinco linhas do Rota 2030 vai aportar pelo menos R$ 40 milhões por ano, durante cinco anos. Os recursos são originados de depósitos feitos por empresas do setor automotivo, que se valem da isenção de impostos de importação.

Está previsto o lançamento, ainda em 2020, de mais três chamadas da Linha V do Rota 2030, que conta com coordenação técnica da Unicamp, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Centro Universitário FEI. A Fundep coordena também a Linha IV do Programa Rota 2030, dedicada a ferramentarias brasileiras mais competitivas. Outras informações estão no site da Fundep.