Boletim

Nº 2103 - Ano 47 - 14.06.2021

Tijolo por tijolo

Herdeiros de Freire

Homenagem ao educador marca a 20ª edição da Jornada de Extensão

Em seu segundo ano em formato remoto, a Jornada de Extensão terá caráter comemorativo – o evento chega à 20ª edição – e prestará homenagem especial a um dos mais importantes intelectuais do século passado: o educador e filósofo Paulo Freire. 

Com o tema 20 anos da Jornada de Extensão e centenário de Paulo Freire – extensão para a autonomia, o diálogo e a esperança, a programação do evento terá, entre as novidades, um concurso, que pré-selecionou 119 vídeos que estão publicados e exibidos no site da Jornada. Três trabalhos de áreas distintas serão escolhidos em votação popular e apresentados no dia 16 de junho.

Além da apresentação pelos estudantes das três atividades mais bem votadas, estão previstas atrações culturais e debate. O evento será transmitido a partir das 15h, pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube. Os interessados em participar como ouvintes devem se inscrever por meio de formulário próprio. Todos os inscritos recebem certificados.

O objetivo da Jornada de Extensão é promover a troca de conhecimentos, estimular novas iniciativas e aproximar ações com temáticas semelhantes, integrando estudantes, coordenadores e a comunidade externa. O encontro também reúne alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos, assim como membros das comunidades parceiras dos programas e projetos. 

A cada ano, o evento aborda um tema relacionado às diretrizes da extensão universitária. Os trabalhos são distribuídos nas áreas de Educação, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. 

Na edição comemorativa, os discentes se mobilizaram para realizar o concurso, cuja chamada para inscrições foi lançada no dia 13 de maio. Nos vídeos inscritos, os extensionistas explicaram como os princípios propostos por Paulo Freire – autonomia, diálogo e esperança – se materializam na ação da qual participam e como as atividades têm sido desenvolvidas durante o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. Foi demonstrada, ainda, a articulação desses princípios em prol do diálogo da Universidade com a sociedade.

Isabela Correia Costa: princípios de Freire despertam interesse pela ciência em alunos da educação básica
Isabela Correia Costa: princípios de Freire despertam interesse pela ciência em alunos da educação básica Reprodução Youtube

O poder do diálogo 

Uma das 119 ações que inscreveram vídeo é o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped), programa da Faculdade de Medicina da UFMG representado pelos estudantes Felipe Moraes do Prado, Larissa Marques da Fonseca, Maria Eliza Drumond Souza e Júlia Assis Rodrigues. Eles tratam de um problema muitas vezes negligenciado no Brasil: o grande número de óbitos de crianças menores de 14 anos provocados por acidentes.

 “Utilizamos o poder das mídias sociais para expandir os saberes e compartilhar conteúdo de qualidade com nossos seguidores, que podem ocupar posição de autonomia diante do saber. O diálogo é baseado nas vivências pessoais que são compartilhadas entre os usuários. Posts são publicados semanalmente no Instagram com Eduardo Maia o intuito de auxiliar, tranquilizar e explicar medidas de saúde que poderiam ser adotadas dentro de casa”, relata Felipe.

Outra atividade descrita é a Inspirati, iniciativa do programa 1.000 Futuros Cientistas, vinculada ao Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG. De acordo com a estudante de Engenharia Química Isabela Correia Costa, as atividades desenvolvidas lançam mão da proposta freiriana “ao promover a interação entre a Universidade a educação básica e despertar, nos alunos das escolas de Belo Horizonte e região, o interesse pela ciência”. 

A estudante Bruna Myrela de Almeida Santos, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), também vê no evento uma ótima oportunidade de tornar mais conhecidos os resultados do projeto Solos na escola. Segundo Bruna, os princípios de Freire estão presentes no projeto por meio da maneira como são pensadas e conduzidas as atividades. “Os materiais didáticos que elaboramos são trabalhados nas escolas de Montes Claros. Esses materiais levam em consideração a realidade dos alunos dessas instituições, de modo que existe uma troca mútua de saberes, e não somente de transferência de conhecimento”, explica a discente, matriculada no sétimo período do curso de Agronomia

Bruna Myrela, do ICA, relata, na 20ª Jornada de Extensão, a experiência do projeto Solos na escola
Bruna Myrela, do ICA, relata, na 20ª Jornada de Extensão, a experiência do projeto 'Solos na escola'Reprodução Youtube

Eduardo Maia