Nº 2127 - Ano 49 - 15.05.2023

Permanência qualificada

Cepe aprova regime especial de permanência

Regulamentação estabelece condições mais favoráveis para o percurso acadêmico de estudantes de graduação em situações específicas

A UFMG vai implantar, a partir do primeiro período letivo de 2024, o Regime Acadêmico Especial para Permanência (Raep) de estudantes de graduação. Inédito entre as universidades federais, o mecanismo favorece, por toda a trajetória acadêmica, o acolhimento e a permanência qualificada de estudantes com necessidades e condições específicas nos 91 cursos de graduação da UFMG.

O Raep atenderá aos graduandos nas seguintes situações, permanentes ou transitórias: doença crônica ou prolongada, deficiências, sofrimento mental, gestação, guarda e companhia de filhos com menos de quatro anos, responsabilidade legal por cuidados a pessoas doentes ou com deficiências ou outras situações análogas
consideradas pertinentes.

O instrumento foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em sessão no dia 20 de abril. A resolução está publicada na edição 2.127 do BOLETIM.