De acordo com a resolução do Cepe, primeiro período letivo na UFMG começa no dia 4 de março
Foi aprovado, no último dia 26, o calendário escolar da UFMG relativo ao ano letivo de 2024. A proposta submetida à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) traz, entre outras, as datas de início e término dos dois períodos letivos, de realização de eventos acadêmicos, como a Semana do Conhecimento e os festivais de Verão e Inverno, e de procedimentos da rotina estudantil.
De acordo com o documento, os recessos escolares referem-se apenas às atividades didáticas; assim o funcionamento administrativo deve ser mantido. A resolução do Cepe também determina que não sejam realizadas atividades avaliativas na graduação durante a Semana do Conhecimento, em outubro, e que, em oito datas (2 e 29 de abril, 24 de maio, 13 de junho, 3 de setembro, 2 e 17 de outubro e 1º de novembro), as aulas previstas para o turno noturno sejam substituídas por atividades acadêmicas complementares.
Na mesma reunião, o Cepe aprovou resolução que normatiza os turnos de funcionamento dos cursos presenciais de graduação ofertados pela UFMG.