Atual e interdisciplinar

Educação a distância

Interessados nas temáticas universidade, educação a distância e software livre podem submeter trabalhos para participação na próxima edição de evento on-line que será realizada de 21 a 25 de novembro. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas de 1º a 11 de setembro, pelo site. O congresso propõe o debate dos três tópicos por meio da apresentação e discussão de artigos curtos, com até quatro laudas, relacionados ao tema específico desta edição – Diversidades – e classificados em uma de suas 15 trilhas temáticas, disponíveis no mesmo site.

Os artigos selecionados para o evento, intitulado UEADSL – Universidade, EaD e Software Livre –, também serão publicados no blog. Interessados em participar como ouvintes não precisam se inscrever. Eles devem criar login no blog e comentar pelo menos três artigos. O evento é promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras, com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). Mais ­informações ­podem ser obtidas pelo e-mail ueadsl.sec@textolivre.pro.br.

Mestrado profissional

A Faculdade de Letras da UFMG está com inscrições abertas, até 19 de setembro, para o exame nacional de acesso ao mestrado profissional em letras. Elas devem ser feitas no site www.comperve.ufrn.br, mediante pagamento de taxa de R$ 70.

O Profletras é um programa destinado a capacitar profissionais de língua portuguesa para o exercício da ­docência no ensino fundamental e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país. O curso é semipresencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O edital prevê a oferta de 831 vagas nas universidades estaduais e federais de todo o país que integram a rede Profletras. Dezoito vagas foram disponibilizadas para a UFMG.

As provas serão realizadas no dia 23 de outubro, com questões objetivas e discursivas que vão verificar as habilidades de leitura e interpretação de texto do candidato. O edital está disponível no site da Comperve, e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail comperve@comperve.ufrn.br.

Umei Alaíde Lisboa

Confraternização na Umei, no campus Pampulha
Confraternização na Umei, no campus Pampulha Blog Umei Alaide Lisboa

Estão abertas as inscrições para sorteio de vagas na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Alaíde Lisboa, localizada no campus Pampulha. O sorteio abrange apenas público com vínculo ativo com a UFMG e vai contemplar crianças nascidas a partir de 1º de abril de 2013. O cadastramento precisa ser feito até 16 de setembro.

Os interessados deverão comparecer à sala 5 da Coordenadoria de Assuntos Comunitários, sediada no prédio da Biblioteca Central (entrada pela lateral direita). O atendimento é feito das 10h às 18h30.

Documentos solicitados: original e xerox da certidão de nascimento ou identidade da criança; cartão de vacina atualizado da criança inscrita ou cartão do centro de saúde que atende a família; original e xerox do comprovante de residência, em nome de um dos responsáveis pela criança; documento de guarda judicial da criança, se for o caso.

Comprovantes de vínculo com a UFMG: para servidores docentes e técnico-administrativos: contracheque ou carteira funcional (original e xerox); para discentes: comprovante de matrícula na graduação (acima de 15 créditos), mestrado ou doutorado; para os que têm outros vínculos: contracheque e comprovante de vínculo com a UFMG e do local de trabalho.

Alimentação saudável

A Escola de Enfermagem realizará, no dia 2 de setembro, às 14h, no salão nobre da Faculdade de Medicina, no campus Saúde, o lançamento de sete materiais sobre alimentação adequada e saudável elaborados pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em parceria com o Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição e com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde.

O evento contará com a presença da coordenadora nacional de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa de Oliveira, que também vai proferir conferência sobre promoção da alimentação adequada e saudável na Atenção Básica à Saúde. A participação é gratuita, e as inscrições serão feitas no local.

Enlaces

As normas que vão regulamentar o Espaço Latino-americano e Caribenho de Ensino ­Superior (Enlaces) foram discutidas na UFMG, nos dias 22 e 23 de agosto, por representantes da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e da União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udual) que integram o comitê executivo provisório da entidade.

De acordo com o reitor Jaime Ramírez, a intenção é avançar no processo de consolidação da entidade, criada em 2008, em reunião em Cartagena de Índias (Colômbia), da qual ele participou como pró-reitor de Pós-graduação da UFMG. O reitor acrescenta que a entidade foi planejada com o objetivo de reunir grupo representativo de instituições da região, para fortalecer o ensino superior solidário e trabalhar pela democratização do conhecimento, pelo conceito de educação como direito e bem público social e pela ideia de universidades comprometidas com a busca de soluções para os problemas emergentes da sociedade.