Economia do desastre

to em interação

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de graduação em Terapia Ocupacional vai realizar, em 19 e 20 de maio, a 2ª Jornada de Terapia Ocupacional, com o

objetivo de promover conexões entre diferentes áreas para formação de novos saberes. As inscrições estão abertas.

Mesas-redondas vão reunir, no auditório 1 da Face, pesquisadores de terapia ocupacional, arquitetura, geografia, engenharia, neurociências, comunicação, direito, artes, medicina e ciências sociais para debates sobre espaço e cotidiano, processos criativos, trabalho e saúde e neurociências, entre outros temas. Outras informações estão disponíveis no site do PET (http://www.eeffto.ufmg.br/petto/index.html).

paradoxos e labirintos

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros de áreas como filosofia, literatura e história vão conversar sobre conceitos-chave surgidos na Antiguidade Clássica durante o 7o Simpósio lendo, vendo e ouvindo o passado: entre aporias, dilemas, paradoxos e labirintos. O evento será realizado de 25 a 28 de abril, em Tiradentes e São João del-Rei.

O objetivo é discutir a variedade de ­significados dos quatro termos e a recepção dos conceitos na contemporaneidade. A programação inclui, na semana anterior, uma mostra de filmes como Glauber – o filme, labirinto do Brasil, de Silvio Tendler, e O labirinto do fauno, de Guillermo del Toro. Outras informações sobre o simpósio, promovido pelos programas de pós-graduação em Filosofia e em Estudos Literários, estão disponíveis em

Erramos

revista literária

Na matéria Além de uma antologia (edição 1.970, de 27 de março), foi ­informado, no primeiro parágrafo, que a Revista Literária da UFMG publicou “cerca de 300 trabalhos de autores e de 110 ilustradores”. Na verdade, a revista publicou cerca de 300 escritores e 110 ilustradores. A alteração já foi feita na versão on-line do BOLETIM (http://bit.ly/2ozAbYg).

Peças foram produzidas no ateliê de esculturas da Escola de Belas Artes
Peças foram produzidas no ateliê de esculturas da Escola de Belas Artes Carol Prado/UFMG

esculturas e livros de artista

A Biblioteca Central, no campus Pampulha, abriga exposições de livros de artista e de esculturas de metal, no quarto andar e no saguão, respectivamente.

A mostra A plenos pulmões reúne livros que põem em discussão temas políticos e sociais, como as contradições da opinião pública, a ação dos sindicatos e dos movimentos sociais, o racismo, a luta das mulheres por igualdade de direitos, a ditadura e a censura. O curador da exposição, Amir Brito Cadôr, reuniu 21 obras do acervo da Escola de Belas Artes, que poderão ser manuseadas em visitas mediadas por bolsistas – nesses casos, deve ser feito agendamento pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4615. A exposição pode ser visitada até 5 de maio, das 8h às 22h.

As esculturas foram produzidas por alunos do ateliê de escultura da EBA, no contexto do projeto Desenvolvimento, criado em 2008 e coordenado pelo professor Fabrício Fernandino. O projeto possibilita que os estudantes vivenciem os processos ligados a uma exposição artística – elaboração do conceito, divulgação, programação visual, projeto expográfico e produção. A mostra fica aberta até 29 de abril, das 7h30 às 22h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5293.

avaliação dos restaurantes

Os restaurantes e cantinas universitárias estão sendo avaliados pela comunidade acadêmica por meio de atualização disponível no aplicativo Viver UFMG. Os usuários devem responder à pesquisa pela captura dos QR Code, que podem ser encontrados nos cartazes e adesivos fixados nos RUs. Com a avaliação sobre cardápio, cordialidade, agilidade no atendimento e limpeza, a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) – que gerencia os RUs – espera mapear aspectos que necessitam de aperfeiçoamento.

O aplicativo do Programa Viver UFMG, disponível nas versões Android e IOS, fornece informações sobre matrícula, normas acadêmicas, estágios e bolsas, plano de estudos, assistência estudantil, transporte interno no campus Pampulha, esporte e lazer na Universidade, entre outras.

eventos científicos

Catorze eventos propostos pela UFMG serão apoiados pela Fapemig, na primeira entrada da Chamada 12/2016, que vai beneficiar 59 iniciativas de instituições científicas, tecnológicas e de inovação sediadas em Minas Gerais. O investimento total é de R$ 570 mil.

Os eventos da UFMG financiados pela chamada abrangem áreas como nanotecnologia, cartografia histórica, saúde mental e formação de professores na América Latina e no Caribe. O objetivo da iniciativa é incentivar a divulgação de resultados de pesquisas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

As propostas para a segunda entrada serão recebidas até 15 de maio. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ci@fapemig.br.